

Introdução
Tradicionalmente, pouca ou nenhuma atenção é dada na escolha do gabinete que será usado pelo micro. Só que, com os processadores esquentando cada vez mais, a correta escolha do gabinete é fundamental para que o micro não apresente problemas de superaquecimento.
Atualmente não é só o processador do micro que esquenta muito: o chipset da placa-mãe e o processador de vídeo da placa de vídeo também são responsáveis pelo aquecimento do ar que fica no interior do gabinete.
Se o seu micro está enfrentando problemas de superaquecimento, com certeza você será capaz de resolver o problema com este tutorial. O sintoma típico do micro com superaquecimento é ele estar travando (congelando) muito e dando erros de Falha Geral de Proteção ("Este programa executou uma operação ilegal e será fechado") e a famosa "tela azul da morte". Se você tirar a tampa do gabinete e, com o micro aberto, o micro parar de apresentar problemas, então significa que ele está com problema de superaquecimento. Note que esses sintomas também aparecem em outras situações de manutenção, ou seja, eles não necessariamente indicam que o micro está superaquecido.
O gabinete vem com a fonte de alimentação do micro junta. Pouca gente sabe, mas a fonte de alimentação tem um papel fundamental na ventilação interna do micro. Para entender isso, você deverá entender como funciona a circulação de ar dentro de um gabinete. Você já deve ter reparado que toda fonte de alimentação tem uma ventoinha. Essa ventoinha deve estar sempre funcionando no sentido de exaustão, isto é, soprando para fora do gabinete, jogando o ar quente de dentro do gabinete para o lado de fora.
Observe a Figura 1 para entender isso melhor. Como o ar quente tem a tendência natural de subir, o ar quente gerado pelo micro automaticamente sobe para a parte de cima do gabinete. A ventoinha da fonte, então, puxa esse ar quente de dentro do gabinete para fora, fazendo assim a correta ventilação do micro. O ar frio automaticamente entra pela parte da frente do gabinete, através de uma ranhura apropriada existente abaixo da baia destinada ao disco rígido.
Figura 1: Circulação de ar em um gabinete do tipo torre.
A fonte de alimentação deverá ter ranhuras em suas laterais de forma que o ar quente consiga sair do gabinete e o micro não fique superaquecido. O local exato dessas ranhuras dependerá do tamanho do gabinete, já que, dependendo do tamanho do gabinete e do tamanho da fonte de alimentação, a fonte poderá ficar acima, ao lado ou em frente ao processador do micro. Com um pouco de bom senso é fácil perceber onde essas ranhuras deverão existir. Vendo o micro da Figura 1 um pouco mais de perto (ver Figura 2), chegamos à conclusão que a sua fonte de alimentação está corretamente dimensionada para o gabinete. Repare que as ranhuras existentes na fonte de alimentação estão no caminho correto para a exaustão do ar quente gerado pelo processador e pelos demais componentes internos do micro, isto é, a posição da fonte de alimentação não atrapalha a exaustão do ar quente vindo do processador e as ranhura existentes estão praticamente em frente ao processador para que o ar consiga sair corretamente para fora do micro.
Figura 2: Detalhe do espaço entre o processador e a fonte de alimentação.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora