Ir ao conteúdo
Qual a melhor maneira de aplicar pasta térmica? - Parte 2/2

Como Testamos

Nós testamos cada aplicação de pasta térmica usando o mesmo conjunto que temos usado atualmente para testar coolers e pastas térmicas, e que está descrito em detalhes abaixo. Nosso Core i7-860 (quatro núcleos, 2,8 GHz), que é um processador para soquete LGA1156 com TDP (Thermal Design Power) de 95 W, foi configurado para 3,3 GHz (150 MHz de clock base e multiplicador 22x), e mantivemos a tensão do núcleo (Vcore) padrão.

O cooler usado foi o Corsair A70, que é um típico cooler de alto desempenho onde os heatpipes ficam em contato direto com o processador. A pasta térmica que usamos foi a Arctic Silver Céramique, que testamos há algum tempo atrás. Nós escolhemos essa pasta por causa da grande quantidade disponível na amostra que nós temos, suficiente para fazer todos os testes com a mesma pasta térmica. Note que essa pasta é bastante viscosa; portanto, uma pasta térmica mais fluida pode se comportar de forma diferente.

A temperatura ambiente foi medida com um termômetro digital. A temperatura do núcleo foi obtida com o programa SpeedFan (que lê os sensores térmicos do processador), usando uma média aritmética das leituras de temperatura dos núcleos. Durante os testes, o painel esquerdo do gabinete estava aberto.

Medimos a temperatura com o processador a plena carga. Para conseguirmos 100% de uso do processador em todos os núcleos, rodamos o Prime 95 25.11 (nessa versão, ele usa todos os núcleos disponíveis) na opção "In-place Large FFTs" option.

Configuração de Hardware

Configuração do Sistema Operacional

  • Windows 7 Home Premium 64 bits SP1
  • Sistema de arquivos NTFS

Programas Utilizados

Margem de Erro

Adotamos uma margem de erro de 2 °C. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 °C não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 °C deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Interessantíssimo, principalmente no que se diz respeito as bases dos Coolers em questão, no caso o Corsair A70 e o Zalman 9900MAX.

Sempre tive essa curiosidade em saber como aplicar a placa térmica numa base irregular e não lisa e polida. Agora está explicado e muito bem explicado.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o resultado do modo "ponto minúsculo" em relação aos dois Coolers, pois enquanto no Corsair A70 o resultado foi ruim, já no Zalman 9900MAX ele foi excelente.

Obs: Estou levando em consideração o lembrete de que o resultado pode variar dependendo da pasta térmica a ser usada.

Acho que é isso.

:cool: Muito bom! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que vi falha na orientação de encaixe do cooler ou falha do projeto do cooler em sí?.

Pois notem em todos os métodos de aplicação que apenas 2 dos 4 heatpipes entram realmente em contato com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Queria ver o mesmo teste com o Hyper TX3. Os vãos que ele tem em sua base certamente fariam diferença na hora de aplicar a pasta.

Isso mesmo amigo, o TX3 tem uns "vãos" entre a base e os heat pipes que chega a dar medo de cair lá dentro :blink:

hyper_tx3_009.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso do cooler com estilo "solo japonês" acho que o melhor seria passar pasta por cima cobrindo tudo e da um pequena raspada depois o famoso pingo.

falta agora responder qual tipo de polimento da base e a melhor. (plana comum, plana fosca, plana espelhada ou mesmo algumas mais arranhadas)

eu acho que a plana fosca deve ser a melhor. já que tem (se não me engano) mais atrito o que indica maior contato físico, logo mais calor e transferido.

se eu tiver certo, muita gente vai ter que tiram dissipadores do lugar para fazer outro tipo de acabamento da base.

PS: so lembrando que uma empresa fabricante de cooler já fez um base fosca plana e recomendou que não polissem para ficar espelha. ta em um artigo de testes daqui, mas não lembro qual é :( (e nem vou caçar :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
poderiam fazer um teste com pasta termica e supercola, isso para o caso dos chipsets que não possuem encaixe, as vezes a supercola pode influencia positivamente no teste.

Depois como vão descolar o cooler da CPU :priv:, pois essa "supercola" deve colar mesmo.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois como vão descolar o cooler da CPU :priv:, pois essa "supercola" deve colar mesmo.

falou!

em alguns casos nunca mais de preferência, normalmente sao computadores que estão indo para o sacrificio, vão para o front de batalha e morrer como herois embaixo de um freezer a 80°C numa mercearia. Computadores deste tipo duram2 ou 3 anos no maximo e normalmente sao comprados usados ja com algum problema.

Outro fato é minha z68 extreme 4, irei colar um dissipador ou fan em cima do dissipador do chipset, não quero deixar ele com fan mas como terei de colar os dois então farei um "predio".:D

Existe um erro no material testado, o cooler não é o zalman 9900, é outro que aparece na foto.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Jlgb0 disse:

Pasta térmica é para ser usada somente em processador ou também pode usar em qualquer parte do PC que esquente tipo o Chipset?

Pasta térmica é utilizada em qualquer chip que tenha um dissipador ou cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...