Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmes de DVD no PC


     70.282 visualizações    Vídeo    1 comentário
Filmes de DVD no PC

O preço das unidades de DVD caíram tanto que essas unidades passaram a ser uma opção a mais para todos os que têm PCs. Mas inúmeros usuários têm nos escrito enfrentando uma série de problemas, por causa de um detalhe importantíssimo e que faz toda a diferença.

Os filmes gravados em DVD gravados em formato digital e são comprimidos. Para poderem ser reproduzidos, precisam antes serem descompactados (decodificados). As unidades de DVD-ROM vendidas avulsas, sem placa decodificadora, usam o processador da máquina para fazerem essa decodificação. Se a máquina não for rápida o suficiente, você sentirá perda de qualidade e quebra de quadros (filme sendo reproduzido "picotado") na reprodução de filmes em DVD.

Fizemos vários testes em nosso laboratório e, mesmo com uma máquina extremamente rápida (Athlon-1000, placa-mãe Gigabyte GA-7DXR e 256 MB de memória DDR-SDRAM), sentimos quebra de quadros esporádicas e, principalmente, uma qualidade inferior de imagem se comparada a reprodução do mesmo disco de DVD em um DVD player convencional conectado a um aparelho de TV (mesmo a TV tendo uma qualidade pior do que a do monitor de vídeo).

Em casos de kits com DVD com placas decodificadoras, o caso é diferente, pois a placa é que irá fazer a decodificação do disco.

Dessa forma, chegamos a algumas conclusões importantes e que poderão ser úteis a todos os leitores. O objetivo principal das unidades de DVD-ROM vendidas avulsas não é a reprodução de filmes de DVD, mas sim a leitura de discos DVD-ROM, que possivelmente irão substituir os discos de CD-ROM no futuro. Usar esse tipo de unidade para ver filmes não deve ser considerado uma solução adequada, mas sim um "quebra-galho".

Muitos leitores pensam em comprar uma unidade barata dessas pois os aparelhos de DVD convencionais ainda estão muito caros nas lojas. Mas eles estão ficando cada vez mais baratos, muitos na faixa de R$ 400 e caindo. Não podemos nos esquecer também que para conseguir ver o filme em uma TV usando uma unidade de DVD de PC é necessário ter uma placa de vídeo com saída para TV ou então usar uma placa decodificadora.

Dessa forma, não é tão verdade assim que usar o micro para reproduzir DVDs sai mais barato do que comprar um DVD player comercial. Você precisará ter uma máquina tão poderosa (e talvez você não precise de uma máquina tão poderosa) que pode acabar saindo mais caro.

Não podemos nos esquecer também do áudio. Para poder escutar todos os canais de áudio, você precisará ter uma placa de som compatível com o formato de áudio do DVD (formato 5.1) com entrada digital, como a Soundblaster Live! 5.1 e usar caixas de som de boa qualidade conectadas à placa. Mais um custo para você conseguir aproveitar todos os recursos do DVD.

Ou seja, você é quem deve decidir qual é a melhor opção para você, baseado nessas informações que acabamos de dar, e, principalmente, o seu grau de irritação em relação à perda de qualidade. Se você for um cinéfilo, então esqueça a solução de DVD pelo PC.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há a menor dúvida de que é muito mais legítimo assistir a um filme gravado em DVD em um belo televisor de 29" ou mais, com aparelho reprodutor de DVD de mesa! Nem se compara com a telinha do micro!... Uma bela tijela com pipocas em cima da mesa da sala, a família reunida, e uma tela que parece um cinema!... Quer melhor que isso?!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...