Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SLI vs. CrossFire


     379.782 visualizações    Vídeo    10 comentários
SLI vs. CrossFire

CrossFire

O CrossFire foi criado pela a antiga ATI, inicialmente usando o nome CrossFire, depois mudando o nome para CrossFireX, e agora usando novamente o nome original, CrossFire.

Como explicamos na introdução, as principais vantagens do CrossFire são permitir a instalação de placas de vídeo diferentes (mas ambas precisam ser compatíveis entre si, normalmente significando que devem ser da mesma série, embora nas placas mais recentes com nome de modelo começando com “R” apenas placas com exatamente o mesmo nome podem ser usadas) e ter um número maior de placas-mãe compatíveis.

O CrossFire pode usar os seguintes modos para renderizar imagens:

  • Scissors (Tesoura): este modo é similar ao modo SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros) do SLI, mas como você pode ter duas placas de vídeo diferentes no CrossFire, a placa de vídeo mais rápida terminaria de renderizar sua metade mais rapidamente e teria de esperar pela placa mais lenta terminar seu trabalho para então prosseguir para o próximo quadro. Isto faria a placa de vídeo mais rápida trabalhar na mesma velocidade da placa mais lenta. Para resolver este problema, o CrossFire habilita balanceamento de carga dinâmico, isto é, se uma placa de vídeo rápida estiver conectada com uma placa mais lenta, o sistema não dividirá a tela em duas partes iguais, ele colocará a placa mais rápida para renderizar porções maiores da tela do que a placa mais lenta, fazendo assim com que as renderizações efetuadas pelas duas placas terminem ao mesmo tempo.
  • SuperTiling: neste modo a tela é dividida em várias pequenos quadrados (ou “azulejos” – “tile”, em inglês, significa “azulejo” e “tiling”, portanto, o ato de se colocar azulejos, e daí o nome deste modo), cada um medindo 32x32 pixels, e cada placa de vídeo é responsável por tratar parte dos quadrados disponíveis. O balanceamento de carga é também usado aqui, portanto a placa de vídeo mais rápida receberá mais quadrados para renderizar do que a placa mais lenta se você estiver usando duas placas de vídeo diferentes.
  • Renderização Alternada de Quatros (AFR, Alternate Frame Rendering): este modo é idêntico ao modo SLI com o mesmo nome, onde enquanto uma placa de vídeo está renderizando o quatro atual a outra placa está renderizando o próximo quadro.

Há ainda as seguinte tecnologias correlatas:

  • Hybrid CrossFire: modo que não existe mais, sendo equivalente ao GeForce Boost da NVIDIA. Permitia que o processamento de um motor gráfico embutido em chipsets da AMD fosse combinado ao de um chip gráfico “avulso” para aumentar o desempenho, caso ambos fossem compatíveis com esta tecnologia.
  • Dual Graphics: modo similar ao Hybrid CrossFire, porém permitindo a união do poder de processamento do motor gráfico embutido em processadores da AMD ao de um chip gráfico “avulso” para aumentar o desempenho, caso ambos sejam compatíveis com esta tecnologia (clique aqui para uma lista completa de processadores e placas de vídeo compatíveis). A difereça entre Hybrid CrossFire e Dual Graphics é apenas uma questão semântica, pois o papel de ambos é o mesmo.
  • Dynamic Switchable Graphics: tecnologia que permite que o vídeo seja gerado pelo processador enquanto o usuário não estiver demandando por desempenho, alternando automaticamente para o processador gráfico dedicado quando o usuário rodar jogos (ou qualquer outra aplicação que de fato exija o uso do chip gráfico dedicado), de forma a economizar energia e aumentar a autonomia da bateria. É equivalente ao Optimus da NVIDIA e só existe para computadores portáteis.
  • Curtir 2

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Dúvida: em um Crossfire R9 270 em placa mãe com 01 Slot PCI 2.0 16x (3.0 nativo mas limitado a 2.0 pelo I7 2600k) e um Slot PCI 2.0 4x, com o uso (obrigatório) da ponte, haverá ou não perda de desempenho por conta da largura de banda? Se entendi corretamente, não haveria perda por que a comunicação entre as placas seria feita pela ponte e a largura de banda se manteria 8x (por conta do limite do processador).

Corrija-me, por favor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Ivy_Bridge_PCI-Express_Scaling/23.html

 

Va ficar mais lento sim. Mas apenas porquê você está usando apenas x4 quando o ideal é x8, no padrão PCI-E 2.0. Aliás esse é o motivo para não recomendar no fórum placas PCI-E 3.0 como algo essencial para as placas de vídeo. Não há placa de vídeo no mercado que demande hoje tudo isso. Nem jogo pedindo tudo isso.

 

http://www.tested.com/tech/457440-theoretical-vs-actual-bandwidth-pci-express-and-thunderbolt/

 

"Our testing confirms that modern graphics cards work just fine at slower bus speed, yet performance degrades the slower the bus speed is. Everything down to x16 1.1 and its equivalents (x8 2.0, x4 3.0) provides sufficient gaming performance even with the latest graphics hardware, losing only 5% average in worst-case. [emphasis added] Only at even lower speeds we see drastic framerate losses, which would warrant action." techpowerup

 

Agora a diferença de performance é bem pequena. Nada que afetará de maneira mais drástica do que o próprio crossfire normalmente não faria. Minha recomendação pra quem está no mercado comprando placa de vídeo. Compre sempre a melhor que o seu dinheiro pode pagar. Depois vende a antiga e compra a melhor e assim vai. Crossfire e SLI são parecidos com uma FIAT 147. Duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrigui

 

Não concordo com sua analogia aos Fiat 147 , tenho CF na minha máquina e tenho desempenho excelente em vários games pesados.

Além da máquina ficar com visual na minha opnião mais bonito , são poucos games que dão problema e a alegria é bem maior que ter um 147 , kkkkkkk.  Você já teve alguma configuração assim ? Teve algum problema ? Tenho a uns 2 anos e meio e é só alegria , cada um cada um.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Parrô Já sim. Tive um Crossfire de HD 7950. Elas esquentavam muito. Usavam muita energia e já posso te citar os jogos que não rodavam com Crossfire ou rodavam muito mal com ele. Middle Earth Shadow of Mordor, Far Cry 3 e 4, Watch_Dogs, Splinter Cell Blacklist (o catálogo da Ubisoft), GTA IV (se bem que a idade não favoreceu esse jogo). O Battlefield 4 antes das atualizações. Como comprei o jogo no lançamento vi todos os bugs dele e vou te falar que eram muitos. Pior foi ver o Mantle rodando Crossfire com pouca qualidade. Agora está ótimo. Ryse Son of Rome (mas como era pirata não sei se já criaram profile). Não gostei muito do jogo, achei um hack'n'slash ruim. Metal Gear Solid V Ground Zero não tem suporte. Acho que já chega, né?

As configurações com múltiplas placas de vídeo são boas em alguns jogos e ainda assim não compensa o dobro de gasto de energia e o gasto com outra placa de vídeo. Talvez melhore com o DX 12, acho que não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrigui

 

 

Meu cf é bem mais modesto que o seu , kkkkk. XFX R7750 mais cara tive problema em pouquíssimos jogos COD Advanced Warfare , Watch Dogs. O restante rodo de boa , depende muito dos jogos que cada um curte no meu caso , o sistema foi aprovado. Rodo BF3 , BF4 , COD Ghosts , Ryse , COD Advanced Warfare , Grid 2 , etc. Com o directx 12 espero um bom incremento tanto de vídeo no qual vai se somar as memórias além de outras melhorias e a arquitetura GCN segundo os testes vai bombar. Assim como os AMD FX  que terão melhor aproveitamento dos núcleos. Gostaria de ter uma máquina melhor mas na atual situação financeira o negócio e esperar o directx 12.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive muito problema com meu Cross de HD5770. Mas como tinha todos os jogos na Steam, sempre atualizados, acho que ajudava. Realmente, o catalogo da Ubisoft é uma porcaria com relação a otimização para cross. Hoje em dia, prefiro pegar uma placa top do que fazer cross, mesmo pagando mais em alguns casos, pois em pensar que nem todos os jogos terá suporte, ou jogos demoram para vir otimizados, melhor não correr o risco. Achei demais a AMD não fazer mais uso de ponte. A Nvidia precisa dar uma pedalada nesse sentido!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...