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Como Calibrar / Regular a sua TV


Phoenix Maximus

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Pessoal, com as dicas abaixo "ensinarei a pescar", "pegar o peixe" é com vocês.

Diante disso, não vou postar quanto de brilho ou saturação vocês devem colocar, isso porque as configurações necessárias irão variar de painel para painel (TV) assim como o olho técnico de cada um. Muitas vezes uma configuração que ficou excelente para você, pode não ser tão boa para outra pessoa.

Mesmo assim, encorajo para que compartilhem as configurações idealizadas em seus aparelhos assim como o modelo de cada um.

Como calibrar a TV?

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O que é calibrar a TV?

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Calibrar a TV consiste em fazer uma série de ajustes para que se tenha a melhor imagem possível. Esses ajustes vão desde a iluminação da sala até operações complexas como usar o service mode da TV para chegar ao resultado desejado. Serão abordados aqui os aspectos mais comuns da calibração de CRTs (tipo de TV mais usada), como os ajustes de brilho, contraste, nitidez entre outros, com o intuito de ajudar e esclarecer a quem almeja a melhor qualidade de imagem em sua TV.

Ajustes de fábrica

A maioria das TVs disponíveis no mercado conta com presets para exibir de formas diferentes a imagem em sua TV. As denominações mais rotineiras desses são: brilhante, cinema, esportes, pessoal, padrão e demais. Muitos devem estar se perguntado: "se minha TV já tem esses ajustes de fábrica, para que me preocupar em fazer outros?". A resposta é simples, embora pareça alguma "teoria da conspiração": esses ajustes são feitos para que você, ao passar por um stand de TVs em lojas possa notar, dentre todos os aparelhos, aquele que mais chame atenção por conta de suas "cores vibrantes", "contraste excelente", "preto mais que preto", "imagem mais viva" etc..Bom, não é difícil de perceber que aquele stand iluminado de loja não corresponde bem à realidade de sua sala de TV, e, uma vez que as características da imagem são dependentes do ambiente, esses ajustes certamente, salvo raras exceções, não servem para você.

Alguns aparelhos são tão 'sofisticados' que incluem até a capacidade de fazer o ajuste automaticante, seja avaliando dinamicamente cada imagem exibida, seja até medindo a luz do seu ambiente. Nessa hora alguns já se sentem felizardos por sua TV contar com esses recursos tecnológicos avançados, como "Contraste Dinâmico", "Olho Mágico" (achei que só portas teriam isso) ou siglas de aviação internacional, como DNIe. Pois bem, saibam a verdade: isso não funciona. Sério. Nem procurem saber a origem ou a tecnologia envolvida nesses processos. São apenas mais um chamariz para encher menu e colar adesivos na carcaça do aparelho.

Por que calibrar sua TV?

Eis o objetivo aqui, além do que já fora dito, de se chegar à melhor imagem possível, que é ter em mente que a calibragem visa chegar o mais perto o possível de um padrão. Alguns pularão agora dizendo que a calibragem é totalmente pessoal e deve atender apenas ao gosto do espectador. Isso é em parte verdadeiro, pois você está calibrando a TV para você mesmo assistir, mas saibam que quando o George Lucas, ou qualquer outro diretor, está filmando, ele se coloca na posição do espectador, e imagina o que ele estará vendo, para que você tenha a visão mais próxima da do diretor. Nesse momento ele precisa se prender a um padrão, pois não tem como ele saber como o Senhor José Ribamar estará assistindo a essa imagem em Quixadá. Ok, isso é para cinema - não se enganem, ao fazer o DVD do filme novamente se prenderão a um padrão de conversão que também acompanhe a visão do diretor, e pior, ou melhor, videogames e outras fontes de programação são feitas com o mesmo princípio.Portanto não interessa aqui que os filhos do Ribamar gostem de ver as cores verdes do FIFA2006 saltando na tela quase roxas. Vamos nos prender a um padrão.

Ajustes

Uma explicação de cada ajuste da TV se faz necessária antes:

Brilho (nível de preto): é o que determina o quão preto estará o preto em sua TV (sim é engraçado, mas depois vocês verão a importância de definir assim);

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As configurações de brilho determinam a intensidade da cor preta na tela do televisor. O ideal nesse quesito é buscar o equilíbrio. Quanto maior o for o brilho, menor a percepção dos tons de preto pelo usuário. A tela ganhará um aspecto cinza caso ele esteja muito alto.

Se o brilho estiver baixo a tela ficará mais escura e, a partir de certo ponto, você passará a não diferenciar contrastes de cores entre tons claros e escuros. Vale ressaltar que as configurações de cores variam de um aparelho para outro.

Assim, um ajuste de 50% em uma TV LED não é igual àquele de 50% em uma TV LCD. As variações são pequenas, mas são significativas a ponto de fazer com que a melhor opção seja mesmo ajustar “no olho” o melhor nível de contraste

Contraste (nível de branco): Brilho e contraste são os ajustes mais importantes na calibração - eles não só interagem, como também definem todos os outros ajustes;

A função do contraste é similar à do brilho, mas com a diferença que é responsável pelos tons de branco. Da mesma forma, nesse quesito você deve procurar o equilíbrio na configuração. Ao deixar o contraste muito alto a sensação que você terá é a de uma imagem borrada.

A configuração do contraste é tão importante que, mal configurado, ele pode causar desalinhamentos na geometria dos objetos e, em casos raros, problemas permanentes na configuração de cores do aparelho.

A mesma regra de variação entre os tipos de tela também se aplica nesse quesito. Se um contraste alto deixa as imagens borradas, um contraste baixo as mostra com quase nenhuma definição. O ponto ideal ficará entre 40% e 60%.

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Cor (saturação): Refere-se à intensidade da cor. No nível mais baixo, deve exibri uma imagem em tons de cinza;

Brilho e contraste são as duas configurações mais importantes. A partir das variações delas todos os outros elementos sofrem alterações. Por isso certifique-se de ter encontrado o ponto ideal em ambos os quesitos antes de alterar outros itens.

O ajuste de cor refere-se à saturação. Quanto maior a intensidade, mais carregadas serão as nuances exibidas. Imagens com pouca saturação se assemelham a tons de cinza, dando a impressão de estarem lavadas.

Nesse quesito, mais uma vez, procure um meio termo em que as imagens não fiquem sobrecarregadas nem apagadas. Vale lembrar que este item não deve ser confundido com a temperatura de cor, algo que abordaremos logo adiante.

Matiz (tint): ajuste fino para correção de cor do NTSC;

O matiz é um controle adicional para televisores que utilizam o padrão NTSC. No Brasil, utilizamos o sistema de cores PAL, lançado posteriormente ao NTSC. Os sistemas PAL e SECAM dispensam a existência desse controle, uma vez que essa correção é feita de forma automática.

Um matiz desconfigurada tende a apresentar imagens em tons verdes ou violetas. Caso você perceba algum problema dessa ordem é nessa configuração que você deve mexer. No entanto, por padrão ela não deve sofrer alterações na configuração.

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Nitidez: outro ajuste para correção do NTSC;

Os valores de nitidez também são um elemento presente no sistema de cores NTSC. Quando ela está muito intensa o efeito percebido será uma espécie de halo em torno das imagens. Quando regulado em baixa intensidade o efeito é a impressão de elementos “recortados”, deslocados do cenário de fundo.

Em geral esse controle não necessita de regulagem e o modo pré-definido de fábrica é cabível para os mais diversos perfis de cor. Porém, caso queira alterá-lo, mais uma vez vale o bom senso e a busca pelo equilíbrio na configuração.

Temperatura de cor: afeta a paleta de cores inteira - define a cor do branco, se quente, frio ou normal.

Este item é mais recente e está presente em alguns aparelhos de TV mais novos. Sua influência é significativa, uma vez que afeta toda a paleta de cores. Seu funcionamento se dá a partir dos tons de branco que podem ser mais ou menos intensos.

A utilização dela varia de acordo com o seu ambiente. Um local muito iluminado, por exemplo, requer uma temperatura de cor diferente (quente). Já num ambiente com pouca iluminação as cores frias são percebidas com melhor intensidade.

Obs: esses ajuste específicos do NTSC, sendo que alguns ainda ficam disponíveis em PAL, são em necessidade de corrigir a transmissão de sinais em NTSC.

Erros comuns e conseqüências:

Brilho muito alto: você verá cinza, ao invés de preto na tel;

Brilho muito baixo: você não verá detalhes e nuances nas partes escuras da imagem

Contraste muito alto: os objetos em tela estarão saindo de seu limite e borrando a imagem Distorções na geometria por conta disso, e até mesmo a possibilidade de estragar o televisor

Contraste muito baixo: pouca definição das imagens

Cor muito alta: imagens carregadas

Cor muito baixa: imagens lavadas

Matiz inadequado: imagens verdes ou roxas

Nitidez muito alta: contorno branco ao redor dos objetos e outros artefatos

Antes de começar:

Instalações elétricas: É importante verificar se não há algum problema com a instalação elétrica de sua TV.Variações de tensão podem degradar a imagem e prejudicar a geometria, na medida em que afetam o contraste da TV. A importância aqui também fica por conta da proteção dos equipamentos. Ligar tudo com filtros e estabilizadores próprios para HT é a melhor saída. Esses aparelhos são diferentes dos usado em computador.

Posição da TV: preferencialmente atrás da janela, para evitar reflexos na tela;

Iluminação: a menor possível. Pode deixar a sala escura mesmo, mas caso você não vá assistitir a TV na distância mínima recomendada, é bom usar uma fonte de luz difusa atrás da TV (uma luminária de 40W já resolve) - isso evitará que seus olhos sofram algum dano e também permitirá jogar/ assistir TV nessa condição de iluminação por mais tempo.

Presets e Configurações Padrão Os aparelhos de televisão mais recentes, cada vez mais, buscam facilitar a vida do usuário em termos de configuração de cores. Assim, é comum encontrarmos modelos que trazem diversos modos de cores, específicos para cada finalidade ou origem de imagem.

Modos como cinema, esporte, game, TV ou normal são apenas alguns dos presets disponíveis. Todos visam adaptar o estilo da imagem exibida a um espectro visual mais fiel e realista se comparado à fonte de origem.

Embora o senso comum diga que a melhor imagem é aquela que se adapta perfeitamente à visão do usuário ou, em outras palavras, mais agrada à visão do espectador, nem sempre ela se constitui na versão correta ou fiel à proposta de quem criou a imagem em questão.

Os presets automáticos disponibilizados pelos fabricantes são apenas um referencial de combinações possíveis, que ressaltam em determinados momentos as principais características de uma imagem em questão.

Um exemplo: num modo cinema, o mais importante na imagem é o seu contraste. Repare que ele é bastante acentuado ao selecionar esse modo em qualquer aparelho. Já num jogo de video game, as cores assumem um papel fundamental, por isso a nitidez nesse modo é ressaltada.

Calibração básica (mais barata, menos precisa).

Passos:

1) reduza a nitidez de sua TV para o nível mais baixo (daqui vocês perceberão que apenas contraste e brilho garantem a maior parte da definição dos objetos em tela);

2) use uma imagem de filme escura para regular o brilho. Baixe o brilho ao máximo, mas de maneira que ainda possa perceber as nuances de preto e sombra nos objetos;

3) use agora uma imagem bem clara, e ajuste o contraste até que ainda possa perceber diferenças entre os tons de branco;

4) volte ao passo ii), pois brilho e contraste são controles dependentes - repita os passos ii) e iii) até que não sejam necessários mais ajustes;

5) se sua TV tiver controle de temperatura de cor, escolha o mais baixo (quente);

6) use uma imagem de rosto humano com pele clara e ajuste a cor até ter a mesma próxima a um tom de pele natural (isso costuma acontecer com o controle em torno de 30 a 40%);

7) Deixe o controle de tint (matiz) na posição neutra;

8) use agora uma cena com muitos detalhes - ajuste o controle de nitidez do mínimo até perceber que aparecem artefatos (contornos brancos indesejados) no limite dos objetos. Reduza até que não posssa perceber tais contornos;

Obs.: Um bom DVD para calibragem é "Retratos de uma Obsessão" (One Hour Photo), mas você pode usar o "Episódio II" para calibrar o brilho, e "A Era do Gelo" para o contraste.

Calibrando com o THX (meio termo, mas ainda falho).

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Se você tem algum filme da Lucas Film Ltda., como Star Wars, por exemplo, pode usar um recurso chamado THX Optimizer, que fica dentro da seleção de idiomas/legenda (na marca do THX). A grande vantagem aqui é ter todas as telas de ajustes próximas (a um clique do controle remoto). Eis a seqüência:

0) Zere a nitidez

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2) Contrast/Picture Setup: ajuste o contraste até o máximo, mas de maneira que ainda possa distinguir diferenças entre os retângulos brancos;

3) Brightness Setup: ajuste o brilho até que você possa ver a marca do THX no canto da tela, mas não possa ver sua sombra;

4) repita 2) e 3) até que não sejam precisos mais ajustes;

5) se sua TV tiver controle de temperatura de cor, escolha o mais baixo (quente);

6) Se você puder conseguir os óculos do THX (você pode pedir de graça no site, apenas pagando o envio), use-os e ajuste o controle de cor no Color and Tint Setup até que as letras fiquem todas no mesmo tom de azul, e depois faça o mesmo com o controle tint (matiz);

7) Se você não tiver os óculos, vá para Monitor Performance e ajuste a cor até que o quadrado vermelho fique bem intenso, mas não "sangre". Ajustes o matiz de maneira Cyan e o Magenta fiquem realmente Cyan e magenta - isso é muito vago, por isso recomendo acertar pela calibração básica com o rosto humano (o resultado geralmente fica entre 30 e 40%);

8) aproveite essa mesma tela para ajustar a nitidez - use o controle até que os limites fiquem bem definidos, mas sem os contornos brancos, característicos de um ajuste elevado;

9) verifique no teste se o ajuste ficou bom, senão retorne a fazer.

Calibrando com outros programas (AVIA/DVE):

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Melhor opção: uso de um software (em DVD) feito para calibração. Esses DVDs possuem as telas de setup e os filtros necessários, sendo muito bem explicados.

Porque não existe uma fórmula perfeita?

Embora existam referências e sugestões a seguir para configurar o seu aparelho, infelizmente não há uma maneira perfeita de se fazer isso apenas a olho nu. Empresas especializadas e estúdios de gravação profissional utilizam ferramentas complementares para garantir a exatidão de cores, como os colorímetros. A maior razão para não existir uma configuração perfeita fica por conta da variação de luminosidade do seu ambiente. A menos que ele tenha luminosidade 100% controlada, não há como manter um valor constante de intensidade de luz ao longo do dia.

Por isso, uma configuração que aparentemente pode estar boa em um determinado pode lhe parecer desagradável horas depois, graças à mudança da luminosidade externa e suas consequentes alterações no reflexo interno ao longo do dia.

A melhor maneira de minimizar essas distorções é instalar o seu aparelho de televisão no mais adaptado ambiente possível. Sabe aquelas empresas que montam projetos para você ter um home theater em casa, com a disposição perfeita de som? O processo e os cuidados com a imagem devem ser exatamente os mesmos.

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