Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conhecer mais sobre fontes sem ser expert


Cappi

Posts recomendados

Oi pessoal.

Eu sempre montei meus pcs e durante os anos fui aprendendo o básico para escolher componentes. Até recentemente, não sabia da importância de uma fonte de qualidade para ter melhor eficiência (menos desperdício de energia), mais segurança no uso do pc, evitando perda ou desgate de componentes.

Não sou da área de tecnologia (estudo direito), então muito do que vejo por aqui (na parte de fontes, que requer conhecimentos de eletricidade e eletrônica) é indecifrável ou difícil de entender. Apesar disso, tenho buscado algumas informações para poder fazer escolhas mais bem informadas.

Dei olhadinha no site do Clube do Hardware, mas essa área de energia não tem muitos artigos. Acho que poderia ser interessante para mim e para outros usuários do fórum que estão na mesma situação que eu aprender um pouco mais sobre este componente do pc tão relegado a segundo plano.

Peço a colaboração de vocês para me indicar:

1. Quais são as melhores marcas (mais confiáveis). Já ouvi que a Seventeam é boa, mas a Zalman é melhor, por exemplo.

2. Quais marcas normalmente são furada. Ex.: Leadership.

3. Leituras interessantes, como o artigo do Marcos Vargens, aqui mesmo no fórum, que explica de forma simples o que é PFC e a importância da eficiência de uma fonte.

Agradecido,

André Cappi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é difícil, mesmo para quem é da área do direito, entender o suficiente para definir, com propriedade, fontes para PC.

Precisa, como base, poucas, muito poucas informações;

1) As fontes para configurações atuais diferem na distribuição interna de potência, segundo suas diversas tensões, daquelas fontes para configs antigas. Fontes antigas privilegiavam as tensões de 3,3 e 5 Volts. Fontes modernas privilegiam a tensão de 12 Volts. Desse modo uma fonte de 400 Watts para uma config antiga pode não ser tão boa quanto uma fonte de 300 Watts, mas já adequada para alimentar config moderna.

2) Dai vem a segunda informação importante a saber: Estão a venda no mercado fontes adequadas às novas configs, bem como fontes adequadas às antigas configs. Essas fontes "a moda antiga" apesar de terem uma boa disponibilidade de fornecimento de potência, já sabemos essa potência esta concentrada nas tensões baixas. Dai deduzimos o óbvio. A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma.

3) É necessário um outro indicador que não a potência total da fonte para servir de elemento de escolha dessa fonte. Todas as fontes do mercado conseguirão, com folga, atender as demandas de seu PC mas tensões de 3,3 e 5 Volts. As CPU´s as placas de vídeo e todos os demais periféricos tem tomado, de modo forte, suas alimentações da tensão de 12 Volts. Desse modo é fácil entender que a capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC.

4) As fontes em geral atualmente possuem mais de uma saída para as tensões de 12 Volts, cada uma com uma capacidade limite para fornecimento de energia. Não é correto simplesmente somar as capacidades individuais de cada saída para tentar descobrir a corrente ou a potência total concentrada nas saídas de 12 Volts. O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia, no modo combinado, dita pelo fabricante. Veja, como exemplo, essa Spire abaixo. Cada saída de 12 Volts é capaz de fornecer 20 Amperes, mas de modo combinado, as duas fornecendo ao mesmo tempo, não é 40 Amperes não, como se poderia imaginar e sim, veja lá o fabricante dizendo que a potência máxima das duas juntas é de 432 Watts. Ora, 432W/12V = 36 Amperes (essa é a única relação matemática de que necessitamos P=VxI, e ai no caso... P/V = I, que é derivada da relação). Veja que , se uma das saídas estiver fornecendo 20A, a outra somente poderá fornecer até 16 Amperes, por causa do limite da corrente ou potência combinada. Ex:SpireRocketeerlV-SP600Watts.jpg

5) Agora já sabemos como comparar fontes. Vamos ver mais uns poucos elementos importantes para compará-las. O primeiro e mais importante é a eficiência da fonte, que nos diz o quanto de energia é desperdiçada por essa fonte para nos fornecer energia de modo adequado ao PC. Valores de eficiência da ordem de 60% são marginais e você deve fugir deles. Valores da ordem de 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderiamos dizer, aceitáveis, mas com restrição. Valores a ordem de 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas e resultarão em fontes com baixa emissão de calor, e também baixo ruído. Veja que o rendimento não dá ideia alguma sobre a qualidade, a estabilidade de uma fonte. O rendimento define somente o desperdício de energia para cumprir a tarefa de bem alimentar o PC.

6) Existência de PFC. O PFC é uma modernidade, um novo arranjo do estágio de entrada de uma fonte. Sua tarefa é a de aliviar a rede elétrica e seus componentes, evitar geração de harmônicas, ruído elétrico e magnético. Como adicional dos sistemas de PFC ativo, a fonte ganha a liberdade de poder ser alimentada com qualquer tensão de entrada de 90 a 270 Volts, sem necessidade de chave de escolha de tensão de entrada. A fonte fica full-range. Imaginem que é completamente desnecessário, inútil e prejudicial a colocação de estabilizadores para esse tipo de fonte. Nenhum estabilizador de mercado tem um range da tensão de entrada tão grande de trabalho como o range desse tipo de fonte. Quanto ao PFC existe uma matéria em um tópico fixado sobre PFC. Essa matéria, escrita em outra época, está completamente desfocada do que é realmente PFC ativo. Tenho um tópico escrito nesse Fórum que oferece uma visão muito mais clara e realista do assunto. Me permito indicar: http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794

7) Finalisando poderia dizer que outros fatores tais como a proteção dos cabos, o cabeamento modular, conectores especiais, tipo e número de conectores, tipo de suspensão do fan e outras mil e uma características menos importantes podem sim ser invocadas na hora da escolha da fonte para seu PC, mas gostaria de finalizar com somente uma dica a mais que é a estimativa da potência que a sua configuração irá demandar. É muito normal em um fórum perguntas do tipo.. Qual a fonte para minha config? e mais normal ainda são respostas don tipo.. Recomendo um XYZ com 850 Watts... Tenho visto que a enorme maioria dos PC´s que por ai rodam tem seus consumos de pico centrados em uma faixa de 150 a 250 Watts. Excepcionalmente alguns PC´s alcançam uma demanda superior a essa, até lá pelos 400 Watts, e raríssimas vezes superior a isso. Como saber???

O site www.extreme.outervision.com disponibiliza uma calculadora de demanda para seu PC baseada no tabelamento das CPU´s, placas de vídeo, e demais periféricos possíveis de estar em sua config. Quando você declara lá toda a sua config esse site performa a soma das potências necessárias para fazer aquela config operar a pleno. O uso do site, com um pouco de bom senso, ajudará a definir, de modo super conservador (irá definir com folga) a necessidade de energia para sua configuração. Tem um tópico em que dei umas dicas do uso dessa calculadora... É esse tópico ai: http://forum.clubedohardware.com.br/como-faco-calcular/450715

A correta definição de sua demanda, aliada às características essenciais a uma boa fonte, condicionada ao valor que se está disposto a pagar, determinam sempre a melhor escolha para uma fonte de PC.

Bem vindo meu amigo Cappi, que estuda direito, à sua nova área de atuação, dimensionamento de fontes para PC...

Se não fui claro, venha de lá com perguntas, extensivo a todos...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelente aula sobre fontes, aprendi em minutos muitas coisas que passei

quase cinco anos ignorando, concordo com nosso colega danirava, essa

matéria deveria ser fixado como destaque para dirimir dúvidas, que como

eu, certamente outros as tem.

faller, meus parabens pela matéria.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eai pessoal beleza,

Faller uma duvida após ter lido este tópico, com essa explicação (show), estes computadores de marca como Dell, Positivo entre outros eles utilizam fontes próprias, fontes de marca ou eles adaptam ( monta qualquer coisa)?

a partir do momento que tivermos normas técnicas que regulamente estes equipamentos tanto na venda como na fabricação acredito este tal de " PFC" vai fazer a diferença não só para você ou para quem tem uma fonte com este recurso e sim para todo mundo pois isto é economia de energia, um trabalho inteligente e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller uma duvida após ter lido este tópico, com essa explicação (show), estes computadores de marca como Dell, Positivo entre outros eles utilizam fontes próprias, fontes de marca ou eles adaptam ( monta qualquer coisa)?

a partir do momento que tivermos normas técnicas que regulamente estes equipamentos tanto na venda como na fabricação acredito este tal de " PFC" vai fazer a diferença não só para você ou para quem tem uma fonte com este recurso e sim para todo mundo pois isto é economia de energia, um trabalho inteligente e eficiente.

Não vou conseguir te responder essa pergunta em função de desconhecimento total dessas fontes das linhas comerciais de PC´s, mas vai ter gente ai no fórum com a resposta para ti.

A Europa apostou num posicionamento a favor de uma energia mais limpa, com relação ao PFC de equipamentos eletrônicos em geral, acima de determinada potência. O Brasil já deu alguns passos nesse sentido, muito modestos penso eu. A adoção massiva desse tipo de retificação haverá de otimizar seus custos e a curva de preço em algum tempo deverá inverter até com relação a retificação tradicional.

Eu, num trabalho consciente, já venho fazendo a parte que me toca, estimulando essa discussão sadia em cima desse tema. Nos EUA não se vê uma reação nesse sentido ainda. Não esperaria daquela cultura nada diferente disso.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...