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Controle de velocidade: ventilador de teto


Rafael Santini

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pelo q eu entendo sobre pouco em eletronica :)

este capacitador de 3 fios ele recebe energia eletrica no fio vermelho e libera nos outros 2 fios em energia mecanica para fazer girar a elece do ventilador mas porq os fios verde e preto estes fios trabalham em determinado uf (nanofarade ) .

ex o fio preto libera 3.4 uf e o fio verde 6 uf. tanto é se este capacitor estragar o ventilador vai girar sempre devagar nao importa aonde colocar o potenciometro.

sobre o potenciometro ele libera energia para o vertilador ex ele vai trabalhar no maximo na tensão 220v mas se diminuir a tensão com o potenciometro para uns 180v ele vai girar menos .

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O fio vermelho será conectado na fase quando a chave for ligada no sentido ventilar. Quando a chave for ligada no sentido exaustor, o fio verde estará ligado na fase através da chave de controle de velocidade, caso esteja na posição velocidade média ou velocidade máxima. Além disso, os fios vermelho e verde estão ligados por um resistor. Não consigo entender a lógica.

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sim mas ele não é um capacitor ele tem varios componentes dentro dele fazendo um circuito de baixa complexidade mas é que o visivel para nos é este tres filzinhos to na escola e não da pra te passar o circuito dele chegando em casa eu passo e dou uma explicada de como funciona

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Hmmm... você quer dizer que o componente que tem os 3 fios (vermelho, verde e preto) não é um capacitor?

Para mim, ele é um capacitor que tem 3 capacitâncias: 1,5 uF, 2,5 uF e 5 uF. Até aqui consigo começar a imaginar como funciona o controle da velocidade só com o capacitor. Porém, ao analisar as ligações, não consigo entender a lógica.

Por exemplo: por que os fios vermelho e verde estão ligados por um resistor? Qual o papel desse resistor?

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O controle de velocidade funciona da seguinte forma: se botao estiver no nivel 1 temos a capacitancia baixa,pois temos um dos capacitores (capacitor duplo) ligado direto ,logo o motor se desloca lentamente e tem baixa velocidade,no segundo estagio ,é ligado o capacitor de maior valor e a velocidade aumenta ,no terceiro estagio é somada as capacitancias e a velocidade é total.Se reparar no capacitor temos por exemplo 5uf+ 10uf ,isso quer dizer que é um capacitor duplo um tendo 5uf e o outro 10uf .A inversao é feita pela chave q muda a polarizaçao da bobina ligada ao capacitor,e o sentido é invertido.

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E o esquema elétrico do controle em questão (veja foto)? Por que o fio vermelho está ligado ao fio verde através de um resistor? Nesse controle, quando a chave é ligada no sentido ventilador, a fase é ligada ao fio vermelho. Porém, ao ligar no sentido exaustor, a fase é ligada no pino do meio do controle de velocidade, onde o circuirto é fechado com o fio verde caso a velocidade média ou alta seja selecionada.

A minha dúvida é compreender o esquema elétrico desse controle.

Obrigado.

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É uma chave da velocidade tem 3 posições.

A chave da velocidade tem 4 terminais. Testando com o multímetro, fiz o seguinte desenho, onde o retangulo (terminal) que está pintado tem corrente. Por exemplo, quando a chave está na velocidade mínima, os 3 terminais de baixo ficam fechados.

Na segunda parte do desenho, está o resultado do teste com a chave no sentido ventilador na velocidade mínima. Observe que o fio preto fecha com o fio vermelho do capacitor, onde o fio vermelho do capacitor é ligado em um pino do controle de velocidade através de um resistor.

1004149y.jpg

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Eu tive essa aula outro dia. Muito interessante o negócio.

Existem duas maneiras de controlar a velocidade de um motor, ou voce usa um potenciometro (resistencia variavel) ou então voce usa um regulador de potencia (dimmer).

O potenciometro é bom porque é simples, mas apresenta a desvantagem de nao economizar energia eletrica, ja que o aumento de sua resistencia aumenta somente a potencia dissipada em seu resistor enquanto diminui a potencia dissipada no motor, mas a soma das duas, acho que continua a mesma.

O dimmer já apresenta uma estrutura um pouco mais complexa. Ele é formado por semi condutores (tiristores) chamados de Triac e Diac, além de resistores e capacitores. E ele só funciona regulando a potencia de um circuito com corrente alternada.

-O Triac (2 SCR em anti-paralelo) possui 3 terminais, 2 são ligados nas fases ou fase e neutro, o outro é o terminal chamado de gate. Esse semi condutor possui a caracteristica de manter o circuito aberto até receber um pulso de energia pelo gate. Quando é recebido o pulso pelo gate, o tric passa a conduzir fechando o circuito que permanece fechado mesmo que não haja mais energia no gate. O triac depois de conduzindo, só para de conduzir caso o valor da tensão sobre ele desça abaixo da chamada corrente de manutenção.

O diac é um semi condutor parecido com o triac, mas não possui o terminal gate. Para começar a conduzir ele precisa ter um valor de tensão maior do que a especifica para ele começar a conduzir. Uma vez conduzindo, só para de conduzir assim como o triac, quando a tensão cai abaixo do valor de tensão de manutençao.

Eu não tenho como desenhar o esquema agora, mas vou tentar dar uma breve explicacao. O diac é ligado a entrada de um capacitor que retarda o seu acionamento. A outra extremidade do diac é ligada ao gate do triac. Dessa forma, toda vez que a corrente alternada começa a ir em direçao ao pico, o diac só é disparado quando a tensão já esta perto do pico, e o triac so conduz uma parte dessa curva de tensão, e nao a curva toda. Assim que o valor da tensão alternada comeca a baixar para inverter de fase, o triac para de conduzir pois a tensão de manutencao da corrente nao é mais suficiente para mante-lo conduzindo. É necessario que o capacitor carregue de novo para disparar o diac e consequentemente o triac. Dessa forma, reiniciando o ciclo. Simplificando o dimmer é um circuito que recorta a onda da corrente alternada. É tipo um interruptor que liga e desliga 2 vezes por ciclo.

A regulagem do tempo de disparo do diac é feito por um atraves de um potenciometro, que em paralelo com um capacitor, regula o tempo de carga desse e faz ele demorar mais ou menos para atingir a corrente de disparo do diac.

Se quiser, mais tarde, faço um desenho do sistema.

Abs.

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Znq5qqb.jpg?ver=1321070703imagemfuc.jpgO motor do ventilador que usa esse tipo de controle de velocidade e u motor do tipo monofasico com capacitor permaente ligado em serie com a boibina auxiliar, de forma generica pra facilitar entenda que ele tenha dois grupos de bobinas:

1=bobina principal (ou vugarmente falando bobina de serviço)

2=bobina auxiliar (bobina de partida)

a bobina auxiliar e usada pra dar partida e a capacitancia do capacitor q esta ligado em serie com a mesma pode aumentar ou diminur a velocidade do motor:

então observe quando a chave seletora esta na posição:

2,5mf=---------------------------------------velocidade baixa

2,5mf+1,5mf= em paralelo= 4mf----------------velocidade media

1,5mf+2,5mf+5mf=em paralelo=9mf-------------velocidade alta.

e logico que todo motor e projetado de forma a trabalha com uma quantidade x de microfarad nao e seguro aumenta o valor do capacitor visando o aumento da velocidade do motor em questão. Espero te ajudado.

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  • 2 meses depois...

Olá, Rafael, tudo bem?

Não sei se você conseguiu entender o funcionamento deste circuito, mas, confesso que tenho a mesma dúvida. No meu caso, gostaria de saber o porquê de tais ligações (principalmente no que se refere às ligações do capacitor) porque comprei um ventilador e um controle remoto. O problema é que o controle remoto meio que desabilita o interruptor na parede. O que eu quero fazer é usar o interruptor da lâmpada numa ligação separada e usar o controle apenas para o ventilador. Caso você tenha conseguido entender o funcionamento do circuito e queira me ajudar, agradeço.

Falou.

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