Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ECS BÁSICA em over OUSADO, é possivel?!


Dragum

Posts recomendados

A PLACA ANALISADA:

ebiz2u@2.jpg

Ola a todos do CDH, hoje estou aqui para relatar minhas impreções com minha nova placa mãe ECS, que foi adiquirida para substituir minha K9A2 CF da MSI, que queimou o NB após a presilha do cooler do mesmo soltar ao fazer testes com diversos processadores aqui na minha plataforma -no tira e põe o meu cooler "TX2", devo ter esbarrado na presilha, que, após 2 anos já estava gasta e vagabunda, e ai já era... depois de 5 mim usando o windows, o pc travo e o cheiro de queimado ficou presente.

Após o ocorrido, tive de refletir: a grana estava muito curta, e eu n podia ficar sem pc, então desisti da idea de pegar uma BIOSTAR AM3 com as memórias DDR3 e foquei no mercado <200 reais da plataforma AM2+, apenas para segurar a onda.

Bem, ao pesquisar o mercado, fiz minhas exigencias, a placa teria de ter:

HT 3.0

Mais de 3 Fazes no CRT

Então, já esclui o lixo digitron, ou seja, Nforce 430+6100, e foquei nas opções GF8200 ou 780/785G, que se limitavam a poucas opções. Após muita analise, optei pela ECS -logo ela, tão reprimida por ser ruim em overclock, meu esporte preferido-, que estava 198 reais no modelo A785GM-M5, da série "SEM NOME" da ecs, abaixo das BLACK EDITION e E-CAFE, sendo um produto VeryLowEnd.

A placa tem as seguintes caracteristicas:

AMD 785G c/ HD4200.

SB 750 (de acordo com a ECS é o 710, MAS O OVERDRIVE E O CPU-Z DIZEM O CONTRÁRIO!), sem desbloquei de núcleo -isso vai ficar pra futura AM3.

4+1+1 (cpu/mem/nb) fazes no CRT, com dissipador de calor e bobinas de ferrite. (o modelo comprado por mim tem TODAS as bobinas de ferrite, diferentemente da foto incial do tópico, que apenas as bobinas do CRT do processador é de ferrite)

2X1066 ddr2

boot expresso baseado em linux (semelhante ao Gatexpress da asus, só que este nessessita de instalação prévia no HD)

_______________________________________________________________

plataforma montada:

p1030408s.th.jpg

(a placa é tão pequenininha que o TX2 mais parece um 212, e a 4770 parece uma 4850... xD)

CRT:

p1030409y.th.jpg

_______________________________________________________________

Após montada a plataforma, com meu 720BE, fui dar uma futricada BASICA na bios e.... SURPRESA: essa placa tem MUITAS OPÇÕES de overclock, sendo suficiente para overclockar processadores sem multiplicador destravado!!!

seguem as opções:

HT: de 180 a 400

HT multipler: 1X a 10X, de 1X em 1X.

Multiplicador do processador (no meu caso, desbloqueado) de 8X a 25X (apenas BEs)

Multiplicador do NB do processador: 1X a 25X (permite overclock individual no Nb do processador, não atrelado ao núcleo)

DDR freq. de 400 a 1066

DDR timimgs

DramVoltage (de 1.8V a 2,3V)

VcoreVoltage (de 0,8V a 1,55V de 0,5v em cada nivel, melhor que a MSI)

PCI clock LOCK

GPU overclock (de 500Mhz a 2000Mhz)

Config. da velocidade da ventoinha manual, dependendo da temp.

Config. de temp. limite para ShoutDown do processador e da placa mãe (se minha MSI tivesse esse recurso, não teria queimado)

...

...

e mais alguns detalhes menos importantes.

seguem ALGUMAS fotos da bios.

p1030415.th.jpg

Smart Fan E Secure Temp. ShoutDown

p1030414s.th.jpg

Dram Clock e timings

p1030413q.th.jpg

Ht multipler completíssimo

p1030411h.th.jpg

Opções para deixar o processador a até 5000Mhz com NB separado e até 5000Mhz também

vcore até 1,55V

2.3V para ram

...

NA HORA DO VAMOS VER...

...

...

Todas as opções funcionaram perfeitamente, e a placa apresentou uma estabilidade ABSURDA, pois seu dissipador está superdimencionado (eu n uso o video onboard), e a placa opera a 40ºC em média (55ºC se o GPU for usado, como na foto da bios acima). Com meu processador cheguei a 3700Mhz com estabilidade, assim como na minha MSI, mas para n forçar muito o CRT que tem dissipador bem mais modesto, to usando @ 3600Mhz com 1,475V, com total estabilidade! Uma marca digna de placas tops!

Interessante que não é nescessário ter um Black edition para essas marcas serem atingidas, pois a placa tem suporte a todos os multiplicadores nescessários para um overclock mais agrecivo! Acho que ainda a muito PRECONCEITO em relação a ECS, que está melhorando seus modelos continuamente e está oferecendo ótimas opções a preços muito acessiveis!

Conclusões:

PRÓS:

Melhor placa para plataforma AM2+ até 200 reais, provavelmente.

A PLACA É COMPATIVEL COM OS NOVOS X6!

Boa placa pra overclock, com muitas opções, mesmo se comparada a placas mais caras, como a MSI K9A2 CF.

Muito Estável.

Permite overVolt.

Bem montada, bem compacta

Bom CRT

BIOS PRIMOROSA! (BIZARRO N?!)

CONTRAS:

Apenas 2 slots de mem. (unico grande defeito da placa)

apenas 3 entradas de audio e CODEC VAGABUNDISSIMO VIA 1705 (que alem de ser uma ***** pra configurar no seven, deixa meu HTheater bem limitado, pois n tenho as mesmas cofings de balanço do antigo Realtek 888, e tem qualidade de audio inferior, alem de ser bem difícil conseguir fazer o Vdesck -programa da via para conf. funcionar, pelo menos no 7n. tive que baixar uns 3 drivers até tudo funcionar bem, e mesmo assim abaixo do nivel da MSI, nesse caso.)

no geral

APROVADISSIMA, merece meu selo "EU COMPRAVA DE NOVO!"

preço: 198,00:D

plataforma completa:

PLACA MÃE ECS A785GM-M5 com bios original, sem update

Processador Phenom II X3 720BE

2X1GB DDR2 800 OCZ GOLD VALUE

4770 HIS c/ Zerotherm 805

Seventeam 450W

COMO MELHORAR?

4 slots de mem.

permitir que a 4200 assuma o papel da 4770 quando a mesma não está sendo usada, poupando energia. (POW AMD, LIBERA O TOIN QUE EU LHE DOU 10 CONTUS!

pow ECS... bota um Realtek ai, ngm merece esses VIA vagabundos...

só 1 SYS FAN

_____________________________________________________________

outro modelo que deve ser bom: http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Products/ProductsDetailPhoto.aspx?DetailID=986&LanID=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz... surpreendente esse PWM sustentar esse Over.

Pelo que eu contei 3 fases, isso quer dizer 95W, "sem olhar as especificações", gostei do dissipador sobre os mosfet, bem interessante.

a ECS diz 95W também, mas...

pelo que entendí são 4 fases para o processador (a esquerda do mesmo), 1ª fase para a memória, a direita dos slots da mesma, e uma fase dedicada ao ponte norte, entre o socket e o slot pci-e.

infelizmente, mesmo com quatro bobinas, a ECS aparentemente retirou um dos capacitores -tem um lugar para ele acima do dissipador de dalor do CRT a esquerda do conector 12V, mas aparentemente foi retirado para suprimir custos-, fazendo com que 3 capacitores supram 4 bobinas, mas estes, são blindados, então é dos males, o menor.

aqui deixo mais claro minha linha de raciocinio

ebiz2u2f.th.jpgebiz2u2f.th.jpg

não seria isso?

_____________

O dissipador no CRT é bem mais discreto que o da MSI e assume temperaturas bizarras quando levado ao EXTREMO (to falando em TDPs de 140~150W), mas o TX2 ajuda a resfria-lo e a mantes tudo sob controle. Depois postarei fotos do que é capaz a temperatura do CRT em momentos de stress @ 3.7Ghz.

SEGUE A FOTO:

após uma hora no STRESS PRIME 100% @ 3.7Ghz/2.2Ghz @ 1.475V -TDP ~150W- em temperatura ambiente (~30ºC) o material no qual apóio a placa mãe derreteu na area abaixo do CRT. A placa está funcionando perfeitamente, mas depois do ocorrido eu fiz uma limpeza nos circuitos que estavam com resquicios de plastico derretido. EXTREMO!

p1030417.jpg

Não recomendo chegar tão longe, mas já que essa placa é apenas um quebra galho, antes de partir para o AM3, eu quero mesmo é MAIS!:devil::devil::devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ECS diz 95W também, mas...

pelo que entendí são 4 fases para o processador (a esquerda do mesmo), 1ª fase para a memória, a direita dos slots da mesma, e uma fase dedicada ao ponte norte, entre o socket e o slot pci-e.

As que contam no PWM são as de Ferrite lacradas. Seriam 3 para o Processador e 1 para o NB (Controlador de memórias) aquela de ferrite esposta junto ao conector 12V deve ser só proteção.

O dissipador no CRT é bem mais discreto que o da MSI e assume temperaturas bizarras quando levado ao EXTREMO (to falando em TDPs de 140~150W), mas o TX2 ajuda a resfria-lo e a mantes tudo sob controle. Depois postarei fotos do que é capaz a temperatura do CRT em momentos de stress @ 3.7Ghz.

Discreto mas pelo menos tem, e seu TX3 tem uma ABA que deve mandar Ar direto neles, do contrario já tiria fritado, os mosfet parece bons, pois as Bobinas são das antigas torna o PWM desenhado para 95W(como diz o fabricante).

Dissipador grande é o da A780GM-A Ultra.

mas depois do ocorrido eu fiz uma limpeza nos circuitos que estavam com resquicios de plastico derretido. EXTREMO!:

Tudo funcionando perfeitamente???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show mano, eu tenho uma a780gma ultra e como disseram realmente tem um dissipador grande, mais eu ainda botei um cooler de 60 nele pra ficar legal meu irmão tem uma a790ad3 com um phenon 2 x4 955 br e tb colocamos um, alias nas nossas placas, botamos fan em todos os dissipadores , NB + SB + CRT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu usava um cyclone todo em cobre na minha K9A2 CF com fan ativo, mas foi por causa dessa adaptação -que realmente era um pouco forçada, pois o clip era para GPUs antigas-, minha antiga placa queimou. A presilha do cooler ativo se soltou e ai já viu, fritou o chip NB. Por enquanto vou ficar só com o dissipador original e com o TX2, mas já estou estudando uma forma de botar o dissipador do CRT da MSI na ecs, só é preciso adesivo térmico. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu usava um cyclone todo em cobre na minha K9A2 CF com fan ativo, mas foi por causa dessa adaptação -que realmente era um pouco forçada, pois o clip era para GPUs antigas-, minha antiga placa queimou. A presilha do cooler ativo se soltou e ai já viu, fritou o chip NB. Por enquanto vou ficar só com o dissipador original e com o TX2, mas já estou estudando uma forma de botar o dissipador do CRT da MSI na ecs, só é preciso adesivo térmico. ^^

Não tem como colocar umas fans de 40 em cima do dissipador do crt não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele é pequeno, a maneira mais eficiente seria encaixar um cooler de 40 na aba do TX2, que fica muito bom, e ainda ajuda no resfriamento do processador. Mas como meu último cooler 40 slim está precizando de alguns repáros, apenas usei uma aba de papel para maximizar o fluxo de ar direcionado para o CRT em 50% do fluxo real do cooler aprox., o que ajudou muito na redução da temperatura do mesmo. Se você quiser, eu posto as fotos aqui... é bem rustico e humilde, mas é eficiente, te garanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!