Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir tensão do carregador.

Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal,

Tenho uma bateria de 7,2V 600mA onde preciso carregala. Dei uma pesqueisada, e encontrai um carregador de 13,8V 3A da marca nacional Hayonik.

Gostaria de saber se eu posso utilizar este carregador para carregar minha bateria de 7,2V, pois a diferença é 6,6V, e acho que isso possa danifica-la.

Então gostaria de saber se alguem sabe como eu possoa adaptar esse carregador para carregar minha bateria. pois não sei qual é o metodo ideal para isso, se uso zener, regulador tensão, ou outro metodo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Daniel,

Eu acho que os diodos zener são uma ideia razoavel.A única coisa que você tem que observar é se ele vai aguentar toda a corrente que vai passar por ele.Caso um diodo sozinho não aguente,é só fazer um arranjo com varios diodos em paralelo (todos com a mesma tensão zener).

Tambem é possível usar um regulador de tensão,mas o problema é o tempo de carga da bateria.

Link para o comentário

Boa tarde,

Eu entendi, então o que voce pode me aconselhar de mais confiavel, para eu limitar a tensão para a bateria ?

Para eu limitar a corrente eu posso utilizar um resistor em série, de acordo com a formula ?

13,8V - 7,2 = 6.6v Resistor = 6.6 / 10% corrente nomial da bateria

muito obrigado

Link para o comentário

Boa Tarde Daniel

Eu acho que nesse caso não é preciso usar um resistor,pois a própria bateria vai limitar a corrente que vai passar no circuito(a bateria e o diodo vão ligados em série).

O problema é que no inicio da carga a corrente é maior e conforme a bateria carrega a corrente diminui.

Conforme a corrente é maior,o zener vai esquntar mais no inicio.

Acho que um zener de 6,2V de 1W aguenta bem.Caso não agunte ponha dois zeners de 6,2V/1W em paralelo.

Link para o comentário

Seria somente o diodo zener em paralelo com a bateria ?

Uma pergunta, o zener não teria que ser de 7,5V mais ou menos ?

A função do zener sera estabilizar e regular a tensão para um valor menor do carregador, correto ?

obrigado

Link para o comentário

Normalmente é posto um resistor em série com o diodo e a carga é conectada em paralelo com o zener.Esta configuração é para quando "queremos" a tensão do diodo zener na nossa carga.

Como você disse a diferença da tensão da bateria e do carregador é de 6,6V

Essa diferença tem que "desaparecer",pois a gente só quer 7,2V!

AQUI ENTRA O ZENER!!!!!!! ;)

É só ligar um zener de 6,6V em SÉRIE! :)

A função do zener é ter uma tensão fixa em cima dele(no caso 6,6V).O resto obrigatóriamente vai para a bateria

semttulonva.png

Neste caso a gente "não quer a tensão zener".Por isso é posto nesse caso em série.

Link para o comentário

Entendi,

então neste caso o zener vai segurar a tensão de 6,6V.

Tenho só mais uma duvida, o carregador da HAYONIK contem um circuito de flutuação de carga, sera que ele ira funcionar normalmente, apesar de ter um zener barrando sua tensão na saida ?

Então não necessitarei colocar o resistor para limitar a corrente ?

Pois a minha grande duvida é se esse metodo ira fazer com que carregue a bateria.

obrigado

Link para o comentário

Este circuito de "flutuação de carga" é novo para mim,mas creio que você não vai ter problemas,pois o zener conduz a corrente para os dois lados.Quando você ultilizá-lo lembre-se de colocá-lo inversamente polarizado.

Eu acho que você não precisa por o resistor,a não ser que o zener esquente muito.Caso você quiser certeza de que não vai esquentar,ponha um resistor ou escolha um zener de 5W.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA TUDO SOBRE HARDWARE!

HARDWARE 2022

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!