Ir ao conteúdo

Reduzir tensão do carregador.

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho uma bateria de 7,2V 600mA onde preciso carregala. Dei uma pesqueisada, e encontrai um carregador de 13,8V 3A da marca nacional Hayonik.

Gostaria de saber se eu posso utilizar este carregador para carregar minha bateria de 7,2V, pois a diferença é 6,6V, e acho que isso possa danifica-la.

Então gostaria de saber se alguem sabe como eu possoa adaptar esse carregador para carregar minha bateria. pois não sei qual é o metodo ideal para isso, se uso zener, regulador tensão, ou outro metodo.

Obrigado

Postado

Bom Dia Daniel,

Eu acho que os diodos zener são uma ideia razoavel.A única coisa que você tem que observar é se ele vai aguentar toda a corrente que vai passar por ele.Caso um diodo sozinho não aguente,é só fazer um arranjo com varios diodos em paralelo (todos com a mesma tensão zener).

Tambem é possível usar um regulador de tensão,mas o problema é o tempo de carga da bateria.

Postado

Boa tarde,

Eu entendi, então o que voce pode me aconselhar de mais confiavel, para eu limitar a tensão para a bateria ?

Para eu limitar a corrente eu posso utilizar um resistor em série, de acordo com a formula ?

13,8V - 7,2 = 6.6v Resistor = 6.6 / 10% corrente nomial da bateria

muito obrigado

Postado

Boa Tarde Daniel

Eu acho que nesse caso não é preciso usar um resistor,pois a própria bateria vai limitar a corrente que vai passar no circuito(a bateria e o diodo vão ligados em série).

O problema é que no inicio da carga a corrente é maior e conforme a bateria carrega a corrente diminui.

Conforme a corrente é maior,o zener vai esquntar mais no inicio.

Acho que um zener de 6,2V de 1W aguenta bem.Caso não agunte ponha dois zeners de 6,2V/1W em paralelo.

Postado

Seria somente o diodo zener em paralelo com a bateria ?

Uma pergunta, o zener não teria que ser de 7,5V mais ou menos ?

A função do zener sera estabilizar e regular a tensão para um valor menor do carregador, correto ?

obrigado

Postado

Normalmente é posto um resistor em série com o diodo e a carga é conectada em paralelo com o zener.Esta configuração é para quando "queremos" a tensão do diodo zener na nossa carga.

Como você disse a diferença da tensão da bateria e do carregador é de 6,6V

Essa diferença tem que "desaparecer",pois a gente só quer 7,2V!

AQUI ENTRA O ZENER!!!!!!! ;)

É só ligar um zener de 6,6V em SÉRIE! :)

A função do zener é ter uma tensão fixa em cima dele(no caso 6,6V).O resto obrigatóriamente vai para a bateria

semttulonva.png

Neste caso a gente "não quer a tensão zener".Por isso é posto nesse caso em série.

Postado

Entendi,

então neste caso o zener vai segurar a tensão de 6,6V.

Tenho só mais uma duvida, o carregador da HAYONIK contem um circuito de flutuação de carga, sera que ele ira funcionar normalmente, apesar de ter um zener barrando sua tensão na saida ?

Então não necessitarei colocar o resistor para limitar a corrente ?

Pois a minha grande duvida é se esse metodo ira fazer com que carregue a bateria.

obrigado

Postado

Este circuito de "flutuação de carga" é novo para mim,mas creio que você não vai ter problemas,pois o zener conduz a corrente para os dois lados.Quando você ultilizá-lo lembre-se de colocá-lo inversamente polarizado.

Eu acho que você não precisa por o resistor,a não ser que o zener esquente muito.Caso você quiser certeza de que não vai esquentar,ponha um resistor ou escolha um zener de 5W.

Postado

Entendi, irei montar o circuito e testar, caso o zener esquente eu coloco o resistor.

Muito obrigado por sua atensão, aprendi coisas que não sabia.

Obrigado

Atenciosamente

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!