Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Removendo o maldito GPT do HD


Posts recomendados

O que é GPT?

Resumindo, a Partição GPT (Tabela de partições GUID) foi desenvolvida para solucionar problemas de tamanho conhecidos da partição MBR (Master Boot Record); o tamanho máximo de uma partição MBR é de 2 Terabytes (TB). As partições GPT permitem que esse limite seja excedido. Então, a partição GPT só é necessária para HD de mais de 2 Terabytes (TB).

** OBS **: Não me responsabilizo por qualquer dano feito por mal uso dos comando abaixo. Pois para remover o GPT de um HD necessita o mesmo ser todo apagado. Por isso, antes de tudo, faça um backup caso tenha algo dentro do HD com GPT.

Vamos ao que interessa, como remover o GPT:

No Linux/Unix:

Antes tudo tem se saber o caminho do disco usando o comando:

sudo fdisk -l

Provamente se o fdisk mostrar uma mensagem como essa:

WARNING: GPT (GUID Partition Table) detected on '/dev/sda'! The util fdisk doesn't support GPT. Use GNU Parted.

Significa que o disco localizado em "/dev/sda" tem o GPT. Assim já podemos prosseguir com remoção:

1. No terminal (CTRL+ALT+T).

2. Digite "sudo parted /dev/<devicename>", usualmente "sudo parted /dev/sda" como encontramos acima.

3. Dentro 'parted' digite "mktable":

-> Table type: msdos

-> Destroy data: yes

-> quit

4. O GPT agora foi removido.

No Windows Vista/7/2008/BartPE/WinPE/WinXP Live:

Metodo 1º:

Basta seguir o site abaixo. Tem até um video tutorial:

http://seagate.custkb.com/seagate/crm/selfservice/search.jsp?DocId=207837&NewLang=pt

Metodo 2º:

1. Faça o boot com o DVD/CD de instalação do Windows.

2. Clique "Instalar" mas não siga com a instalação.

3. Pressione SHIFT-F10 para ir pro console.

4. Digite "diskpart"

5. Dentro do 'diskpart' digite:

-> list disk (Para localizar o disco que você quer converter)

-> select disk 0 (Seleciona o disco "0" de acordo com a lista)

-> convert mbr (Pode demorar um pouco. Se por exemplo, não remover o GPT, tentar o comando "clean")

-> quit

Fonte:

http://www.digital52.com/help/gptremoval.html

Material repassado por Maxwell Leite : http://my.opera.com/maxwelleite/blog/2012/01/12/removendo-o-maltido-gpt-do-hd

Testado por mim depois de 2 dias de desespero achando que teria que pagar um notebook novo para o cliente. Aprovado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei um Dell Inspiron 14R 3540 que veio com o bendito Windows 8, não quis formatar de cara para dar uma chance de nos entendermos, mais não gostei e estou voltando para o 7 (o sistema não é ruim, apesar de alguns travamentos insperados que provavelmente serão resolvidos com atualizações, só não é o sistema ideal para mim).

Na hora de realizar a formatação me deparei com esse bendito GPT da partição, realizei o procedimento como você descreveu e correu tudo sem problema algum, só fiquei meio assim que as ferramentas de diagnósticos da Dell se perderam com a total limpeza do HD.

OBRIGADO!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Cara estou com um Asus X451ca que estava dando este problema. O windows que estava nele, era o original (o Basic) e este windows é muito ruim comparado ao profissional fiz os comandos acima e resolveu meus problemas sem nenhum stress.

Muito Obrigado. Tu salvou a pátria ✌

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu notebook da assinatura tem 1TB de HD e tem isso de GPT, uma vez eu ia tentar por windows 7 nele e desisti depois que vi que teria que apagar o hd inteiro, eu ia perder o acesso a bios (pelo botao assist), e o windows 8.1 original que vem nele, pois a chave é armazenada na partiçao RECOVERY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá pessoal, venho aqui pedir ajuda de vocês, referente a esse caso do HD ser GPT, tenho uma HD de 3 TB, e nisso já se ocupa 2 TB e meio de arquivos ....tive que formatar o meu computador, e ao instalar o novo sistema reconheceu 2 HD um pequeno que uso exclusivamente para o sistema e outros para arquivos pessoais, só que esse 3º HD de 3 TB não reconheceu depois de uma pesquisa da na internet encontrei algo para mostrar a unidade de disco arrumando pelo gerenciador de disco , mas para fazer isso aparece a opção de apagar a unidade antes,sendo assim não prossegui, agora lendo esse topico venho pedir ajuda de quem possar me orienta, eu não posso perder esse 2,5 TB de arquivos que esta nesse HD tem como eu recuperar de algum modo algum programa alguma maneira, uso sistema operacional 7 64bits, ( detalhe que a bios da placa-mãe reconhece o HD) tanto é que na opção de instalação ele aparecia disponivel para instalar , mas não poderia instalar um sistema em cima e salvar os arquivos armazenados pois não havia nenhuma versão de outro sistema   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Já fiz este comando "diskpart> list disk> select disk 0> clean>... até a parte do comando "format fs=ntfs" e aí ele formatou por completo mas eu não sei o comando "assign" que era para dar vida ao hd, no caso toda a função do hd então o hd não está aparecendo mais. É  como si ele não estivesse conectado, ele não aparece no comando "list disk".

Tem como recuperar ele ? É novo poxa ;(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!