Ir ao conteúdo

1gb = 1024mb

e-spyko

Posts recomendados

Postado

a razão básica é que são unidades de 2 sistemas métricos diferentes.

no nosso sistema normal, o decimal, usamos a numeração "baseada" no número dez e assim temos:

10^3= 1.000

10^6= 1.000 x 1.000= 1.000.000

10^9= 1.000 x 1.000.000 = 1.000.000.000

quando falamos em bits e bytes, a base numérica é o numero dois. então

2^10= 1024 (Kilo)

2^20= 1024 X 1024 = 1.048.576 (Mega)

2^30= 1024 X 1.048.576= 1.073.741.824 (Giga)

em tempo: o símbolo ^ indica expoente.

espero não ter me alongado (e nem ter complicado)

[]'s

Postado

há valeu bradley! boa explicação

Outra coisa: está certo, afirmar que em 1gb tem 1024mb. Eu não etendi porque você disse 1024kb, será bytes, não?

Postado

guilherme

desculpe-me, mas em lugar algum escrevi bits ou bytes junto dos valores kilo,

mega ou giga.

quando abreviamos as unidades, as mesmas ficam assim (ou melhor, deveria

ser grafadas assim):

Kb= kilobit Mb= megabit Gb=gigabit

KB= kilobyte MB=megabyte GB=gigabyte

com toda certeza 1GB = 1024 MB.

existem empresas que por vezes consideram valores em base decimal, mas

as sérias indicam isto em seus manuais que acompanham o produto.

[]'s

• Membro VIP
Postado

Sim, infelizmente se aproveitando da ignorância de usuários mais leigos, alguns fabricantes realmete estão fazendo isso <_< , usando a base 10... que é uma pouca vergonha :angry: !!! em hd's "pequenos" a diferença até que não é tanta... mas em hd's maiores...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Banzai®@27 maio 2004, 00:50

Sim, infelizmente se aproveitando da ignorância de usuários mais leigos, alguns fabricantes realmete estão fazendo isso  <_< , usando a base 10... que é uma pouca vergonha  :angry: !!! em hd's "pequenos" a diferença até que não é tanta... mas em hd's maiores...

Do jeito que você está colocando, parece que os fabricantes de HDs estão ludibriando seus compradores.

Na verdade é como o colega Bradley explicou: os fabricantes adotam o sistema decimal como unidade de medida, enquanto que os sistemas operacionais (Windows, por exemplo) usam o sistema binário, daí vem a diferença.

Portanto, se existe a impressão de que a capacidade do HD não é completamente utilizada, é por "culpa" do sistema operacional. Na prática, o HD é utilizado em toda sua capacidade, mas os números apresentados pelo s.o. é que diferem, por causa da base.

Aqui tem um link sobre o assunto, diretamente da Western Digital: Why is my drive displaying a smaller than expected capacity in Windows or Mac?

B)

Postado

há é verdade os fabricantes de peças de armazeamente vem fzedno essa gambiarra conosco B) . Meu hd de 40GB na verdade tem uns 37GB ~ 38GB

Postado
Postado Originalmente por guilhermemelotudo@26 maio 2004, 17:36

é errado pensar que em 1GB temos apenas 1000MB, na verdade temos 1024MB!

Qual o motivo disso?

Vou deduzir um suposto motivo para isso:

Creio que seja mais fácil para as pessoas leigas verem valores decimais, tais como 10, 100, 1000, e etc.

Já pensou ficar explicando para as pessoas que vem comprar o HD... tal como: "Você tem um HD de 27.94 GB"...

Ou seja, na certa os "tiozinhos" iriam se confundir com tal representação...

No caso, seria mais fácil falar: "Você tem um HD de 30 GB"...

Agora imagine aqueles "carinhas": Uai sô... como esses fabricantes de HD são compricados... ficam inventando números como: 9.31 GB, 18.63 GB, 27.94 GB"... em referência aos HDs de 10, 20 e 30 GB...

Obs: Em 10 GByte, temos 10 GBytes (bytes/1,000,000,000 em representação Decimal) e 9.31 GBytes ( bytes/1,073,724,841 em representação Binária ).

Resumindo:

Em 10 GBytes temos 10GBytes na representação decimal... o fabricante de HD está correto em afirmar isso, pois 10GBytes tem 10.000.000.000 Bytes na representação decimal...

E o Windows também está correto, pois em 10Bytes, temos 9.31 GBytes na representação Binária...

Se vier alguém e falar que 10 GBytes tem 543567Bytes na representação XYZ... ele também está certo... pois ocorreu somente uma mudança para a base XYZ...

Postado

É que existe uma grande diferença entre discos e memórias...

Por exemplo, não é prático construir um pente de memória de 100.000.000 bytes (isto é, um pente de " 100 mega")

Como na memória são ligados as vias de endereço, Construir um pente de 100Mega (decimais) ou de 128Mega (binário) vai precisar de 17 bits de qualquer jeito.

Agora, disco rígido é indiferente a capacidade, já que o número de bit ligados não influencia na capacidade.

Postado

¡ valeu pela aula de matemática AzaZell !¡!,

by: tabagal ------>Como na memória são ligados as vias de endereço, Construir um pente de 100Mega (decimais) ou de 128Mega (binário) vai precisar de 17 bits de qualquer jeito.

como assim tabagal, 17 bits???

Postado

Para mim são os fabricantes de hd que estão ludibriando o consumidor sim, todos no ramo da informatica usam a unidade de 1GB=1024MB e 1MB=1024KB, por que so os fabricantes de hd fazem essa conversão errada, muito conveniente não?!?!?! E não venham me dizer que é por que eles são bonzinhos e não querem complicar para o consumidor leigo... por que ele não fabricam hds de 40GB em vez de 37~36GB... eles não podem fazer isso, determinar a capacidade de armazenamento do hd... então que façam logo usando a unidade convencional em vez de puxar a sardinha para o lado deles...

Isso realmente é uma vergonha e espero que um dia acabe e eu possa comprar meu hd de 120GB com 125829120KB e as pessoas tambem se conscientizem desse roubo muito sutil mas que faz muita diferença.

T+

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Clemente Silva+27 maio 2004, 12:38-->
Banzai®@27 maio 2004, 00:50

Sim, infelizmente se aproveitando da ignorância de usuários mais leigos, alguns fabricantes realmete estão fazendo isso  <_< , usando a base 10... que é uma pouca vergonha  :angry: !!! em hd's "pequenos" a diferença até que não é tanta... mas em hd's maiores...

Do jeito que você está colocando, parece que os fabricantes de HDs estão ludibriando seus compradores.

Na verdade é como o colega Bradley explicou: os fabricantes adotam o sistema decimal como unidade de medida, enquanto que os sistemas operacionais (Windows, por exemplo) usam o sistema binário, daí vem a diferença.

Portanto, se existe a impressão de que a capacidade do HD não é completamente utilizada, é por "culpa" do sistema operacional. Na prática, o HD é utilizado em toda sua capacidade, mas os números apresentados pelo s.o. é que diferem, por causa da base.

Aqui tem um link sobre o assunto, diretamente da Western Digital: Why is my drive displaying a smaller than expected capacity in Windows or Mac?

B)

De certa forma estão mesmo :devil: !!! A única coisa é que se eles colocam a informação 80GB e fizeram essa gambiarra, eles deveriam ao monos indicar a base, ou então dar a capacidade em bytes, ou ainda dessa forma 80*10^9 Bytes !!! ... já que des dos primórdios do bit lascado, quando você usa notação de engenharia em cima de bytes (que tem origem binária) se utiliza a base 2 !!! Esta omissão da base nesses casos induz até quem é macaco velho na área ao erro (e realmente é uma questão de Teoria do Erro) se não souber da base "adotada" pelo fabricante...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por antonypeople@29 maio 2004, 01:48

Para mim são os fabricantes de hd que estão ludibriando o consumidor sim, todos no ramo da informatica usam a unidade de 1GB=1024MB e 1MB=1024KB, por que so os fabricantes de hd fazem essa conversão errada, muito conveniente não?!?!?! E não venham me dizer que é por que eles são bonzinhos e não querem complicar para o consumidor leigo... por que ele não fabricam hds de 40GB em vez de 37~36GB... eles não podem fazer isso, determinar a capacidade de armazenamento do hd... então que façam logo usando a unidade convencional em vez de puxar a sardinha para o lado deles...

Isso realmente é uma vergonha e espero que um dia acabe e eu possa comprar meu hd de 120GB com 125829120KB e as pessoas tambem se conscientizem desse roubo muito sutil mas que faz muita diferença.

T+

:palmas: isso mesmo eles tem que parar com essa palhaçada e logo... já imaginou se eles continuarem com isso quando tivermos hd's populares de 1TB !?!?!

Em base binária [2] (como sempre foi, e deve ser...)

1TB[2] = 1024GB[2]

Em base decimal [10] (a palhaçada)

1TB[10] = 1000GB[10] = 931,32GB[2]

Logo, se você comprar o disco na boa fé, acreditando que está na boa e velha base binária, você só estará sendo enganado em 92,68GB (1024-931,32) :zoio::ahh: !!!

• 2 semanas depois...
Postado

Estive pensando epode ser pior do que pensavamos: Eles calculam 1MB = 1024KB, 1KB = 1024Bits e so na hora de converter para GB eles usam a convenção de 1GB = 1024MB...

Sera que é assim?

Tambem tenho outra duvida, eles podem calcular a capacidade como um disco não formatado (o que seria engodo tambem já que eles já vendem o hd formatado e é para isso que ele se destina no final)?

So uma duvida.

T+

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por antonypeople+29 maio 2004, 01:48-->
Para mim são os fabricantes de hd que estão ludibriando o consumidor sim ... etc...
Postado Originalmente por Banzai®@29 maio 2004, 02:30

Postado Originalmente por antonypeople@29 maio 2004, 01:48

Para mim são os fabricantes de hd que estão ludibriando o consumidor sim

isso mesmo eles tem que parar com essa palhaçada e logo...

antonypeople@11 jun 2004, 01:25

Estive pensando epode ser pior do que pensavamos

Bom, acredito que tecnicamente a dúvida do colega psYco tenha sido esclarecida pelos colegas Bradley, AzaZell e tabgal. Só não entendeu quem não quis.

Agora se o intuito aqui é discutir idoneidade dos fabricantes, certamente este não é o local mais adequado.

Caso se sintam lesados por pensarem que estão "pagando mais e levando menos", o correto seria procurar algum órgão de defesa do consumidor:

DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor

Fundação PROCON - SP

ACADEC - Associação Carioca de Defesa do Consumidor

Ou então consultem o Código de Defesa do Consumidor para ajudar à formular uma queixa antes de a apresentarem.

Como eu acho que ficar reclamando não resolve o problema (aqui tem muita gente reclamando da Microsoft, da nVidia, da Intel, etc...) aí estão locais onde vocês podem lutar por seus direitos e quem sabe até conseguir algum ressarcimento do fabricante.

Tópico bloqueado. Caso o autor do tópico necessite, poderá solicitar o desbloqueio junto à moderação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...