Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei onde colocar meus fans.


semXnomeXX

Posts recomendados

Olá,

Tenho um gabinete Commander MS-I da Thermaltalke e ele veio sem fan nenhum, para ajudar a ventilação dele pretendo comprar alguns e gostaria de uma ajuda de quantos comprar e onde colocá-los.

Pretendo comprar o seguinte fan (talvez outra cor, mas é o mesmo tipo):

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:143,familia_id:141/ventoinha-cooler-master-120mm-sickleflow-red-led-r4-l2r-20ar-r1-box

O gabinete possui 6 espaços para fan segundo o site do fabricante:

-2 em cima

-1 atrás

-1 lateral

-1 frontal

-1 em baixo

Estava pensando quantos fans seriam uma boa pedida, apenas o frontal e o traseiro já seria o suficiente? 2 em cima seriam uma melhor pedida do que 1 traseiro? Não sei bem como arranjar os coolers nesse gabinete.

Minha placa-mãe tem 1 encaixe de fan apenas, tirando o CPU cooler, qual deles seria melhor ligar lá? Como ligo ele direto na fonte?

Mais uma coisa, não consegui ver onde encaixar o fan frontal, se alguém puder me ajudar nisso também ficaria agradecido.

Esse fórum nunca me deixou na mão e já me tirou várias dúvidas, acho que essa vai ser uma das últimas quanto a montar esse PC, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Qual é a sua placa mãe?

O conector de fan do gabinete é de 3-pinos ou 4-pinos?

Existem cabos que permitem ligar mais de 1 fan em mesmo conector:

5 fans: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

2 fans: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:878,familia_id:77/cabo-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15

2) A abertura gradeada do painel lateral do seu gabinete na verdade é para entrada de ar, não

tendo suporte adequado para prender a fan.

Pode ser que a fan possa ter algum problema com vibração ou ruído.

Creio que não custe tentar para ver como fica.

3) Eu pessoalmente não descartaria colocar as fans frontal, assoalho e a traseira.

A fan do painel lateral e do topo ficaria a seu critério.

A fan do assoalho e do painel lateral ajudariam na ventilação da placa de vídeo.

Coloque as fans do painel frontal, lateral e assoalho como injeção de ar.

As fans da traseira e do topo coloque como exaustão de ar.

4) O Sickleflow é uma fan de 3-pinos que vem com o adaptador para ligar direto na fonte.

No caso a fan irá rodar em sua máxima rotação de 2000 rpm.

Fans nessa rotação são mais barulhentas.

Eu pessoalmente no caso de ter que ligar fans direto na fonte, prefiro usar fans com menor rotação por serem mais silenciosas ou fans que venham com adaptador redutor de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Minha mobo é essa aqui.

Apesar de ser 2000RPM as especificações dizem que ele produz apenas 19dba de ruído, isso é mais silencioso do que a maioria dos que eu encontrei.

Como eu disse de início eu pensava em colocar 1 traseiro e 1 frontal ou 2 em cima e 1 frontal, o que você me recomendaria com no máximo 3 fans? Apesar de eles serem "baratos" 3 fans já ficam com um preço considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Eu não disse no máximo 3 fans, eu na verdade sugeri 3 locais onde eu não deixaria de ter fan.

Eu pessoalmente, só não recomendei a fan no painel lateral pois eu sei que o seu gabinete não possui suporte adequado para prender a fan, mas você pode tentar colocar 1 fan e ver se fica bom ou não.

Eu pessoalmente, não considero uma resposta simples dizer quantas fans valeria a pena ter e se gastar com mais fans no final das contas compensaria ou não o custo delas.

Meu gabinete tinha apenas 2 fans e mais o Hyper 212 no lugar do cooler box.

As outras fans coloquei somente posteriormente, mas as temperaturas que eu tinha já eram boas mesmo com poucas fans.

Sei que pode não ser assim para outras pessoas.

2) Eu pessoalmente não conheço o Sickleflow.

Mas se você pesquisar você vai encontrar referências como essa:

http://www.overclock.net/t/1197571/cm-sickleflow-120-is-really-really-loud

O nível de ruído é subjetivo para cada um.

3) No seu caso, a CHA FAN de 3-pinos não permite controle de rotação da fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real eu falei um máximo de 3 fans por uma questão de preço mesmo, não quero gastar R$90+ em fans.

Quando procurei na internet encontrei reviews tanto dizendo que ele era silencioso quanto barulhento.

Se tiver recomendações de fans silenciosos então agradeço, pretendo usar no máximo 3 (fronta, traseiro e assoalho), não pretendo gastar mais de R$30 por fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera aproveitando o tópico, coloquei 3 fans shark no meu gabinete, mas a fan de injeção de ar, faz um barulho meio irritante, isso está normal? Quanto aquelas borrachinhas que vem, não usei, coloquei apenas os parafusos bem firmes, não parece estar vibrando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera aproveitando o tópico, coloquei 3 fans shark no meu gabinete, mas a fan de injeção de ar, faz um barulho meio irritante, isso está normal? Quanto aquelas borrachinhas que vem, não usei, coloquei apenas os parafusos bem firmes, não parece estar vibrando...

1) Somente uma das fans faz ruído irritante ou qualquer uma das fans colocando frontalmente faz esse ruído?

2) Onde você ligou a fan frontal, direto na fonte sem o cabo redutor de velocidade?

3) O ruído parece vir do motor da fan?

Dependendo do gabinete, o ruído pode ser devido a turbulência do ar entrando pelos orifícios do painel frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Somente uma das fans faz ruído irritante ou qualquer uma das fans colocando frontalmente faz esse ruído?

2) Onde você ligou a fan frontal, direto na fonte sem o cabo redutor de velocidade?

3) O ruído parece vir do motor da fan?

Dependendo do gabinete, o ruído pode ser devido a turbulência do ar entrando pelos orifícios do painel frontal.

As duas superiores que estão como injetoras de ar.

2) A frontal que já veio no gabinete não faz barulho, apenas as novas, liguei no molex diretamente na fonte.

3) Não consigo dizer bem, mas também a o barulho de vento+ motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!