Ir ao conteúdo

Fonte vs Configuração

Diego.Souza

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estou montando uma máquina para games economizando o máximo que eu puder sem perder qualidade, abaixo segue minha configuração que pretendo montar (As outras peças já possuo :D);

CPU: Intel Core i5 3470

MOBO: Gigabyte GA-B75M-D3H

RAM: 2x4 GB Kingston 1333

GPU: XFX HD 7950 3GB

Minha dúvida é; Eu possuo uma fonte Thermaltake Purepower 430w NP, eu posso aproveitá-la nessa configuração nova? Seria mas prudente eu trocá-la por uma outra nova como a Corsair CX 430w ou CX500?

O que vocês fariam no meu lugar?

Abraços!

Diego Souza

• Membro VIP
Postado

Sua config demanda coisa de 273 Watts segundo exercício no site da Outervision. Veja ai:

DiegoSouza_zps737c002d.jpg

A fonte por ti citada oferece uma corrente de somente 18 Amperes na linha de 12 Volts, veja ai: ThermaltakePurepower430W.jpg

Isso dai faz com que essa fonte se comporte como uma fonte de 18 Amperes x 12 Volts = 216 Watts na linha de 12 Volts que somados a uns 40 Watts que sua config haverá de pedir nas demais linhas (3,3 e 5 Volts) totalizará algo como 256 Watts, abaixo portanto da demanda de sua config..

Troque a fonte e pegue por exemplo uma dessas novas Corsair CX430 versão Bronze, uma evolução da versão CX430 V2 que já saiu de linha..

A fonte é essa daqui: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:10:570:34213&sugestao=OK

Postado

Valeu mesmo faller, eu então farei o seguinte; usarei a Tt Purepower 430 NP até comprar minha placa de vídeo a HD 7950, ai sim vou precisar trocá-la né.

Abraços!

:bandeira:

Postado

Olá pessoal, aproveitando meu tópico antes de fechar. Eu pensei bem, e acho que vou montar a configuração abaixo;

CPU: i5 3570K 4,5 Ghz + Tt Frio OCK

RAM: 8 GB Corsair Vengeance (4x2)

GPU: Radeon XFX HD 7970 3GB

HD: 1 TB Seagate 7200

SSD: (Estou ainda procurando mais vai ser um mínimo 60 e máixmo 120 Gb somente para OS e programas)

DVD-RW

+ 4 Coolers de 120mm ambos com led's

Aqui na minha cidade esta saindo uma Corsair TX 650 por R$ 283,00. Está bom o preço? Vale a pena para minha configuração?

Postado

Cara essa placa de video Radeon XFX HD 7970 3GB é bem forte... a fonte minima recomendado para utiliza-la seria uma de 500W...

Acho que a Corsair 650W até aguentaria... mas seria no limite.

Acho que seria melhor voce pegar uma fonte de pelo menos uns 750W para ter uma sobra ai

Postado
Olá pessoal, aproveitando meu tópico antes de fechar. Eu pensei bem, e acho que vou montar a configuração abaixo;

CPU: i5 3570K 4,5 Ghz + Tt Frio OCK

RAM: 8 GB Corsair Vengeance (4x2)

GPU: Radeon XFX HD 7970 3GB

HD: 1 TB Seagate 7200

SSD: (Estou ainda procurando mais vai ser um mínimo 60 e máixmo 120 Gb somente para OS e programas)

DVD-RW

+ 4 Coolers de 120mm ambos com led's

Aqui na minha cidade esta saindo uma Corsair TX 650 por R$ 283,00. Está bom o preço? Vale a pena para minha configuração?

Não é o lugar certo para indicar fonte, mas como o bonde tá indo longe e o colega Alex me lembrou Cazuza - exagerado! - , vá lá. Mínimo aí é 450W, 550W já seria a potência ideal e a TX650 é uma boa fonte e ainda sem muito exagero para a configuração. Então, na ordem de preferência, HX650 em primeiro lugar e TX650 em segundo. Opção mais barata é a TX550M. Livre-se dessa sua bomba da Thermaltake e não sinta saudade.

Postado
Não é o lugar certo para indicar fonte, mas como o bonde tá indo longe e o colega Alex me lembrou Cazuza - exagerado! - , vá lá. Mínimo aí é 450W, 550W já seria a potência ideal e a TX650 é uma boa fonte e ainda sem muito exagero para a configuração. Então, na ordem de preferência, HX650 em primeiro lugar e TX650 em segundo. Opção mais barata é a TX550M. Livre-se dessa sua bomba da Thermaltake e não sinta saudade.

kkk, vou fazer isso então. Vou pegar a TX 650, até mesmo porque creio que seja um exagero usar uma fonte acima de 700w só se fosse usar SLI ou Crossfire ai sim. (_(

Postado

Não estou querendo ser exagerado... acho melhor prevenir do que remediar.

Digo isto por experiencia propria que tive, tinha uma fonte 500W e a placa de video GTX 560ti.

Era uma fonte boa e recomendada pelo CH.

E após 4 meses a fonte acabou indo pro saco..

Mas sim... a fonte 650w vai aguentar a configuração.

Abraço

Postado

Digo isto por experiencia propria que tive, tinha uma fonte 500W e a placa de video GTX 560ti.

Abraço

Concordo Alex, mas acho que sua fonte não queimou por causa do consumo e sim deve ter sido por outro fator, creio eu :D

• Membro VIP
Postado

Abraço

Amigo, exstem fontes de tidos 500 Watts, recomendas até pelo CdH que não conseguem entregar 500 Watts...

Tem fontes que recebem até mesmo a recomendação do CdH e cedo ou tarde tem essa recomendação suprimida, suspensa, retirada. Um caso é o da Ice Age, tanto a de 450 quanto a de 500 Watts..

Fontes são ligadas ao AC e, aguentando ou não a entrega de potência podem se danificar, podem queimar por muitas diferentes razões que não aquela de não ter potência suficiente, de modo que essa sua generalização é no mínimo fraca, inconsistente..

Fiz o exercício da demanda da config do demandante, lá por cima, e deu um total de 273 Watts. Isso garante que uma fonte de 400 Watts de capacidade, por exemplo, estaria entregando nesssa hora 70% de sua capacidade final, ou seja, uma excelente folga, mas excelete mesmo..

O cidadão não necessita de fontes de mais de 400 Watts.. Se quiser aumentar a folga, digamos 500 Watts. acima disso é paranóia da pura..

Leia isso ai para saber que superdimensionamento é tão errado quanto subdimensionar uma fonte: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Me dê você 10 boas razões de superdimensionar uma fonte de PC, se fores capaz..

Mas não pode ser razões furadas como a sua fonte de 500 Watts se queimou!!!!

Aliás, diga para nós, colega AlexHits, qual era sua fonte de 500 Watts, marca e modelo... E diga se pelo menos te preocupastes em colocar um estabilizador para segurar a mesma???

Postado
voce disse que a 650W esta por R$283,00 correto?

Olhe este anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462320939-fonte-corsair-750-w-builder-cmpsu-750cx-v2-pfc-ativo-750w-_JM

Sera que não vale a pena o pouco investimento a mais?

Não vale a pena porque tem qualidade MENOR e preço MAIOR. É gastar mais com menos. Não é entretanto uma fonte ruim para quem necessitar 750W e não puder ou quiser gastar mais com fonte melhor. É dimensionando corretamente a potência que se chega à melhor fonte para uma determinada configuração. Porque fonte não se compra pela potência, tal como processador não se compra pela quantidade de cores nem placa de vídeo se compra pela quantidade de memória ou de bits.

Fiz o exercício da demanda da config do demandante, lá por cima, e deu um total de 273 Watts. Isso garante que uma fonte de 400 Watts de capacidade, por exemplo, estaria entregando nesssa hora 70% de sua capacidade final, ou seja, uma excelente folga, mas excelete mesmo..

Ali ele está substituindo a HD 7950 pela HD 7970, o que dá consumo um pouco maior segundo os testes:

Measured power consumption

System in IDLE = 163W

System Wattage with GPU in FULL Stress = 355W

Difference (GPU load) = 192W

Add average IDLE wattage ~3W

Subjective obtained GPU power consumption = ~ 195 Watts

(Guru3D)

Postado

Eu tinha a fonte da 3RSystem a Ice Age na qual voce citou, ligada em um estabilizador APC Microsol Hexus...

Talvez eu esteja enganado mesmo...

O unica vantagem acho de ter uma fonte mais potente então seria se em um futuro ele fosse fazer um upgrade no PC. Mas como voce disse que fontes melhoram sua qualidade com tempo e cai o preço por watt.

E Como voce fez os calculos do consumo, e voce diz que tem sobra, nao tenho razoes para discordar.

Abraço

Postado
Amigo, exstem fontes de tidos 500 Watts, recomendas até pelo CdH que não conseguem entregar 500 Watts...

Tem fontes que recebem até mesmo a recomendação do CdH e cedo ou tarde tem essa recomendação suprimida, suspensa, retirada. Um caso é o da Ice Age, tanto a de 450 quanto a de 500 Watts..

Fontes são ligadas ao AC e, aguentando ou não a entrega de potência podem se danificar, podem queimar por muitas diferentes razões que não aquela de não ter potência suficiente, de modo que essa sua generalização é no mínimo fraca, inconsistente..

O cidadão não necessita de fontes de mais de 400 Watts.. Se quiser aumentar a folga, digamos 500 Watts. acima disso é paranóia da pura..

Leia isso ai para saber que superdimensionamento é tão errado quanto subdimensionar uma fonte: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Me dê você 10 boas razões de superdimensionar uma fonte de PC, se fores capaz..

Mas não pode ser razões furadas como a sua fonte de 500 Watts se queimou!!!!

Aliás, diga para nós, colega AlexHits, qual era sua fonte de 500 Watts, marca e modelo... E diga se pelo menos te preocupastes em colocar um estabilizador para segurar a mesma???

Obrigado a todos pelas respostas. Faller eu queria saber mais uma coisa. Como eu posso saber quantos "watts verdadeiros" uma fonte vai me entregar? Tipo uma fonte de 500W reais de qualidade irá me entregar quantos W garantidos para minha configuração?

Existe algum cálculo?

• Membro VIP
Postado
Eu tinha a fonte da 3RSystem a Ice Age na qual voce citou, ligada em um estabilizador APC Microsol Hexus...

Talvez eu esteja enganado mesmo...

O unica vantagem acho de ter uma fonte mais potente então seria se em um futuro ele fosse fazer um upgrade no PC. Mas com voce disse que fontes melhoram sua qualidade com tempo e cai o preço por watt.

E Como voce fez os calculos do consumo, e voce diz que tem sobra, não tenho razoes para discordar.

Abraço

Como diz alguem por ai na TV... Suspeitei desde o princípio. Veja ai, cantei a pedra..

- Pensavas ter uma fonte de 500 Watts, essa Ice Age dai, e tinhas uma fonte de 450 Watts somente...

- Pensavas ter uma fonte recomendada pelo CdH, que sim recomedou e, vista a khda foi lá e tirou, suprimiu, cancelou a recomendação. Sua fonte portanto não é recomendada coisa nenhuma...

- Essa fonte dai, para queimar, é só a eletricidade de sua casa querer piscar. Queima mais que palito de fósforos, portanto não é parâmetro...

- Usando estabilizador aceleras o processo de final de vida de uma fonte..

Desse modo, me permita repetir sua citação, completamente furada...Te digo.. Por 4 boas razões sua teoria está completamente furada.. Com uma porcaria de fonte de 500 Watts tivestes azar com a mesma. Com uma boa fonte de 350 Watts não terias o mesmo problema.. Dedução furada a sua, ai de baixo:

Sua citação:

"Não estou querendo ser exagerado... acho melhor prevenir do que remediar.

Obrigado a todos pelas respostas. Faller eu queria saber mais uma coisa. Como eu posso saber quantos "watts verdadeiros" uma fonte vai me entregar? Tipo uma fonte de 500W reais de qualidade irá me entregar quantos W garantidos para minha configuração?

Existe algum cálculo?

Para se ter um aboa ideia é muito simples, basta saber de alguns conceitos:

Partindo do princípio de que a tensão de 12 Volts é a mais importante numa config e que a mesma supre 90% ou mais da energia que um PC demanda, foque nela... As demais linhas, de 3,3 Volts e de 5 Volts, são exigidas em cerca de 40 Watts em uma config contemporânea....

O segundo princípio a prestar atenção é a confiabilidade das informações da etiqueta da fonte. Bons fabricantes, boas marcas, honram pela confiabilidade, credibilidade dessas informações.. Nem pense em achar confiáveis as informações tiradas das etiquetas de fontes da LeaderShip, da Multilaser, da Bluecase, e de dezenas de outras marcas sem nenhum histórico em fontes..

Sabendo da potência que uma determinada fonte consegue entregar em 12 Volts, ou sua corrente (lembre-se que a potência é o produto da corrente pela tensão de 12 Volts) some a essa potência os 40 Watts das linhas de baixa tensão e terás um bom indicativo do que é capaz a fonte considerada..

Exemplo:

Fonte HCG 520 da Antec. veja ai:

ComparaoCorsairCX600comAntecHCG520.jpg

Veja que lá na etiqueta é informada a corrente e a potência da linha de 12 Volts. 40 Amperes que multiplicada por 12 volts dá 480 Watts, que somada a 40 Watts intera os 520 Watts prometidos e com certeza com condições de cumprir essa fonte..

Note que a fonte de 600 Watts da Corsair, em sua desastrada CX de versão V2, também entrega 480n Watts somente ai.. Uma fonte de 520 Watts com certeza. Tanto assim que a própria Corsair desativou, descontinuou a mesma e a substituiu pela nova CX600, essa sim com condições de entregar 600 Watts mesmo..

Deu para entender???

• Membro VIP
Postado

Só um comentário. Essa Antec High Current Gamer 520 é um espetáculo. Aqui nao é estão mais cara que as alternativas mais lixentas (leia-se TT e CM), sem contar que vem com cabeamento modular. Comprei uma e fiquei estão feliz com o cabeamento que recomendo ;)

Ai vocês tem alternativas e opções, na faixa dos 520W também tem Seasonic, coisa fina que nao tem aqui :(

Postado
Como diz alguem por ai na TV... Suspeitei desde o princípio. Veja ai, cantei a pedra..

- Pensavas ter uma fonte de 500 Watts, essa Ice Age dai, e tinhas uma fonte de 450 Watts somente...

- Pensavas ter uma fonte recomendada pelo CdH, que sim recomedou e, vista a khda foi lá e tirou, suprimiu, cancelou a recomendação. Sua fonte portanto não é recomendada coisa nenhuma...

- Essa fonte dai, para queimar, é só a eletricidade de sua casa querer piscar. Queima mais que palito de fósforos, portanto não é parâmetro...

- Usando estabilizador aceleras o processo de final de vida de uma fonte..

Desse modo, me permita repetir sua citação, completamente furada...Te digo.. Por 4 boas razões sua teoria está completamente furada.. Com uma porcaria de fonte de 500 Watts tivestes azar com a mesma. Com uma boa fonte de 350 Watts não terias o mesmo problema.. Dedução furada a sua, ai de baixo:

Sua citação:

Para se ter um aboa ideia é muito simples, basta saber de alguns conceitos:

Partindo do princípio de que a tensão de 12 Volts é a mais importante numa config e que a mesma supre 90% ou mais da energia que um PC demanda, foque nela... As demais linhas, de 3,3 Volts e de 5 Volts, são exigidas em cerca de 40 Watts em uma config contemporânea....

O segundo princípio a prestar atenção é a confiabilidade das informações da etiqueta da fonte. Bons fabricantes, boas marcas, honram pela confiabilidade, credibilidade dessas informações.. Nem pense em achar confiáveis as informações tiradas das etiquetas de fontes da LeaderShip, da Multilaser, da Bluecase, e de dezenas de outras marcas sem nenhum histórico em fontes..

Sabendo da potência que uma determinada fonte consegue entregar em 12 Volts, ou sua corrente (lembre-se que a potência é o produto da corrente pela tensão de 12 Volts) some a essa potência os 40 Watts das linhas de baixa tensão e terás um bom indicativo do que é capaz a fonte considerada..

Exemplo:

Fonte HCG 520 da Antec. veja ai:

ComparaoCorsairCX600comAntecHCG520.jpg

Veja que lá na etiqueta é informada a corrente e a potência da linha de 12 Volts. 40 Amperes que multiplicada por 12 volts dá 480 Watts, que somada a 40 Watts intera os 520 Watts prometidos e com certeza com condições de cumprir essa fonte..

Note que a fonte de 600 Watts da Corsair, em sua desastrada CX de versão V2, também entrega 480n Watts somente ai.. Uma fonte de 520 Watts com certeza. Tanto assim que a própria Corsair desativou, descontinuou a mesma e a substituiu pela nova CX600, essa sim com condições de entregar 600 Watts mesmo..

Deu para entender???

Caraca agora sim realmente entendi tudo, o por quê de muita gente ainda se confundir achando que quanto maior a pontência(watts) melhor é a fonte, e na verdade não é bem assim.

Sem querer se chato faller ainda tenho uma última dúvida que não quer calar :lol:.

Citando a fonte acima, ela me entrega no máximo 40A em 12V correto? Minha dúvida é em relação a outro componente "o filtro de linha".

Eu quero pegar o Clone F8 Plus 01087, mas só que lendo as especificações vi que ele suporta máximo de 1270w, até ai está certo, a dúvida é; Nesse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5419886 você citou que esse filtro tem um disjuntor de 10A e um fusível de 15A. Essa corrente tem aver com a bitola do fios usados neles?(quanto maior o fio (a bitola) menor é a corrente). Se a fonte do PC me dar 40A o disjuntor vai desamar em 10A? Essa minha última dúvida :rolleyes:

• Membro VIP
Postado
Caraca agora sim realmente entendi tudo, o por quê de muita gente ainda se confundir achando que quanto maior a pontência(watts) melhor é a fonte, e na verdade não é bem assim.

Sem querer se chato faller ainda tenho uma última dúvida que não quer calar :lol:.

Citando a fonte acima, ela me entrega no máximo 40A em 12V correto? Minha dúvida é em relação a outro componente "o filtro de linha".

Eu quero pegar o Clone F8 Plus 01087, mas só que lendo as especificações vi que ele suporta máximo de 1270w, até ai está certo, a dúvida é; Nesse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5419886 você citou que esse filtro tem um disjuntor de 10A e um fusível de 15A. Essa corrente tem aver com a bitola do fios usados neles?(quanto maior o fio (a bitola) menor é a corrente). Se a fonte do PC me dar 40A o disjuntor vai desamar em 10A? Essa minha última dúvida :rolleyes:

Nao. O que a fonte vai puxar da rede elétrica é uma coisa, e o que vai fornecer ao pc é outra.

Supondo uma fonte hipotética de 500 W com 80% de eficiência, ligada ao 110V, ela vai puxar 625 W da rede elétrica, puxando ai uns 5.68 A da tomada. Uma vez que esses "500 W" entram na fonte (20% se perde em calor e consumo da fonte, 80% - que seriam os 500 W se aproveita), vai para os transformadores, e dai ela tira

12 V

5 V

3.3 V

tensoes negativas e outras, e daí os "novos" amperes que vão para os componentes ligados a placa-mãe, como processador, memória, hd, etc.

De forma bem simples, é isso o que acontece. Esclareci? rss

Postado
Nao. O que a fonte vai puxar da rede elétrica é uma coisa, e o que vai fornecer ao pc é outra.

Supondo uma fonte hipotética de 500 W com 80% de eficiência, ligada ao 110V, ela vai puxar 625 W da rede elétrica, puxando ai uns 5.68 A da tomada. Uma vez que esses "500 W" entram na fonte (20% se perde em calor e consumo da fonte, 80% - que seriam os 500 W se aproveita), vai para os transformadores, e dai ela tira

12 V

5 V

3.3 V

tensoes negativas e outras, e daí os "novos" amperes que vão para os componentes ligados a placa-mãe, como processador, memória, hd, etc.

De forma bem simples, é isso o que acontece. Esclareci? rss

Muito bem explicado, entendi, valeu mesmo Eriberto :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...