Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com ligar meus equipamentos: no-break, filtro de linha, estabilizador


pdbbarros

Posts recomendados

Bom dia, pessoal! Podem me ajudar?

Atualmente estou utilizando em meus aparelhos (que vou citar mais embaixo) uma daquelas réguas com um fusível. Um amigo me alertou que seria melhor usar um filtro de linha, pra evitar a queima de qualquer um deles. Qual o melhor? Filtro de linha? Estabilizador? Fico na régua mesmo? O que usar?

Aparelhos ligados na régua:

TV 42' LG LED

Vídeo game Nintendo Wii

Receptor de TV a cabo

Home Theater LG - 1.100 W

Modem Wi-Fi da NET

Por enquanto só tenho esses dados. Se precisar de mais, tipo potência de cada um, etc, eu pego depois.

Obrigado. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único aparelho ( desses que você listou)que vale a pena manter em um nobreake é justamente o modem da NET e isso somente se você não quer perder a linha telefônica digital ( se tiver ) quando a energia acaba, os outros devem ser mantidos diretamente na tomada, a menos que o aterramento de sua casa for deficiente, aí o aconselhável é um filtro de linha. Um nobreake segura apenas por uns 17 minutos, os únicos que seguram mais são os que usam bateria externa ( de carro ou caminhão). Não vale a pena.

E nunca use estabilizadores, pois acredito que o que se aplica ao uso deles em PC's deve se aplicar ao uso de outros tipos de equipamentos eletrônicos modernos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá em casa PROVAVELMENTE não há aterramento adequado, pois eu moro de aluguel, conheço o proprietário do imóvel e sei que ele o construiu somente para alugar, ou seja, não tomou o devido cuidado com esse tipo de coisa.

Então, no meu caso, com esses equipamentos, você acha melhor comprar um filtro de linha e aposentar a minha régua? Ficar com a régua traz potencial risco de queima de algum deles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

He, he, depende do modelo de sua "régua", pois na maioria dos casos o que o pessoal chama de "régua" é um filtro de linha. Passe o modelo e o fabricante . Passo um link do Faller:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030

E sobre o uso dos estabilizadores:

http://www.hardware.com.br/comunidade/artigo-devo/751338/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E ae, beleza?

Consegui pegar as especificações da minha régua.

MARCA VECP

com fusível

127~220 VOLTS 50/60 Hz

CORRENTE MÁXIMA DO EQUIPAMENTO 10A

POTÊNCIA MÁXIMA 127V = 1270VA

POTÊNCIA MÁXIMA 220V = 2200VA

8 entradas

E aí, o que acham?

Acho que realmente é uma simples extensão de tomadas..

Filtros, nada

Proteção para seus equipamentos, nada..

Vais dizer.. E o fusível, não é uma proteção.. Sim, o fusível, que só vai queimar depois que a corrente subir muito, mas muito além do normal, passando por dentro de seu equipamento já danificado pois se assim não fosse não aumentaria a corrente a ponto de fundir o mesmo.. Portanto o fusível é uma ótima proteção, para sua casa não pegar fogo, pois depois de dano a fonte, continuar alimentando a mesma, danificada, poderia abrir fogo...

Se sua ideia é a de ptroteger sua casa, o caminho está certo, pode ficar com a régua de tomadas..

Se a ideia é a de proteger seus equipamentos contra surtos de tensão, adote uma proteção decente. O fórum tem um tópico específico para recomendação de filtros de linha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal! Podem me ajudar?

Atualmente estou utilizando em meus aparelhos (que vou citar mais embaixo) uma daquelas réguas com um fusível. Um amigo me alertou que seria melhor usar um filtro de linha, pra evitar a queima de qualquer um deles. Qual o melhor? Filtro de linha? Estabilizador? Fico na régua mesmo? O que usar?

Aparelhos ligados na régua:

TV 42' LG LED

Vídeo game Nintendo Wii

Receptor de TV a cabo

Home Theater LG - 1.100 W

Modem Wi-Fi da NET

Por enquanto só tenho esses dados. Se precisar de mais, tipo potência de cada um, etc, eu pego depois.

Obrigado. valeu.

Agora que sua régua foi adequadamente qualificada, o que eu recomendo é você conversar com o proprietário sobre a instalação do aterramento ( em SP é obrigatório o uso de aterramento, inclusive especificando o tipo de haste de cobre, senão a Eletropaulo não instala o relógio ). Um bom eletricista resolve isso rapidamente, mas se não houver o cabeamento do terra vai ter que ser passado pela casa toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que realmente é uma simples extensão de tomadas..

Filtros, nada

Proteção para seus equipamentos, nada..

Vais dizer.. E o fusível, não é uma proteção.. Sim, o fusível, que só vai queimar depois que a corrente subir muito, mas muito além do normal, passando por dentro de seu equipamento já danificado pois se assim não fosse não aumentaria a corrente a ponto de fundir o mesmo.. Portanto o fusível é uma ótima proteção, para sua casa não pegar fogo, pois depois de dano a fonte, continuar alimentando a mesma, danificada, poderia abrir fogo...

Se sua ideia é a de ptroteger sua casa, o caminho está certo, pode ficar com a régua de tomadas..

Se a ideia é a de proteger seus equipamentos contra surtos de tensão, adote uma proteção decente. O fórum tem um tópico específico para recomendação de filtros de linha..

E por um acaso eu posso me proteger das duas coisas? Contra incêndios (fusível) e surtos de tensão (filtro de linha)? O filtro de linha, ou algum outro equipamento, faz isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todo filtro de linha decente tem fusível. Alguns, ainda mais previdentes, tem fusível de entrada, de 15 Amperes, disjuntor de entrada de 10 Amperes e fusíveis térmicos em série com os varistores, de 10 Amperes. E seus três varistores estão dispostos de tal forma a suprimir ou absorver suros de tensão entre fase e neutro, entre neutro e terra e entre fase e terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
beleza. Obrigado.

E, por último, pra terminar de abusar um pouquinho da sua boa vontade ... rs ... pode me indicar um bom filtro de linha para o meu caso?

Depende, cada caso é um caso... Como chega sua internet?? É via modem ADSL.

Se sim é muito interessante que protejas também a linha telefônica antes do modem ADSL..

Ai dois filtros de linha nacionais são interessantes de se usar:

Clamper Multi Proteção

Upsai FHT-1200

Se não vais querer proteger essa linha de entrada, outras opções mais baratas:

Clamper Multi Energia

Clone F8 Plus (cód Clone 01087)

SMS Clean Energy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, cada caso é um caso... Como chega sua internet?? É via modem ADSL.

Se sim é muito interessante que protejas também a linha telefônica antes do modem ADSL..

Ai dois filtros de linha nacionais são interessantes de se usar:

Clamper Multi Proteção

Upsai FHT-1200

Se não vais querer proteger essa linha de entrada, outras opções mais baratas:

Clamper Multi Energia

Clone F8 Plus (cód Clone 01087)

SMS Clean Energy

A minha internet chega pelo mesmo cabo da TV a cabo. É um cabo coaxial. É um cabo só para os três serviços (internet, TV e telefone). Esse cabo se separa e vai um pro decodificador da TV e outro pro modem wi-fi. Daí eu conecto o telefone também nesse modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A minha internet chega pelo mesmo cabo da TV a cabo. É um cabo coaxial. É um cabo só para os três serviços (internet, TV e telefone). Esse cabo se separa e vai um pro decodificador da TV e outro pro modem wi-fi. Daí eu conecto o telefone também nesse modem.

Então, ambs os filtros citados:

Clamper Multi Proteção

Upsai FHT-1200

Tem proteção também para o cabo da TV a cabo, evitando desse modo que uma decarga atmosférica (raio) ou energia derivada, induzida a partir de uma delas, adentre sua casa , passe pelo modem e chega em seu PC e demais equipamentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muitíssimo agradecido. Seguirei seus conselhos.

Deixa eu perguntar mais uma coisa: o fato de a minha casa não ter aterramento apropriado (tenho quase certeza de que não tem) não tornará o filtro de linha inerte?

Definitivamente não!

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. A proteção referida vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

As proteções citadas não são das mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de alertar que não deve manter esse Home theater na mesma tomada do restante dos equipamentos , pois como declarou, é 1.100 W de potencia e as tomadas normais são para 10 A, além disso o filtro usa um fusível de 10 A também . Isso se a tensão em Brasília for 127 V. Convém ligar em outra tomada com um disjuntor separado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Gostaria de alertar que não deve manter esse Home theater na mesma tomada do restante dos equipamentos , pois como declarou, é 1.100 W de potencia e as tomadas normais são para 10 A, além disso o filtro usa um fusível de 10 A também . Isso se a tensão em Brasília for 127 V. Convém ligar em outra tomada com um disjuntor separado .

Aqui em Brasília a tensão é 220 V. Nesse caso, também preciso ligar o Home numa tomada separada? Tomada separada com outro filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!