Ir ao conteúdo

Criar servidor Linux com clientes windows

AlvesRJ

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!

Na empresa onde trabalho, possuímos uma rede onde temos uma servidor de rede e internet com windows server 2003, com alguns outros servidores de aplicações com windows XP e clientes windows XP e windows 7. Mas o servidor de redes esta apresentando alguns problemas, como não rotear a internet adequadamente (os clientes frequentemente perde temporariamente a conexão com a internet) e falhas no DHCP (computadores que antes não estavam conectados a rede, não conseguem se conectar via DHCP). Antes possuímos um servidor de internet com o BrazilFW e o servidor de rede com windows server 2003, mas como o servidor BrazilFw queimou, emergencialmente, o servidor de rede também assumiu a tarefa de rotear internet. Mas parece que ele não esta dando conta. Não tenho muito detalhe da instalação e configuração do servidor, pois o antigo administrador foi demitido e a função caiu no meu colo sem eu nunca ter mexido nesse servidor nem ter conversado com ele.

Pretendo criar um novo servidor com mais recurso, onde pretendo fazer um balanceamento de carga entre duas conexões de internet, pois o 2 link são de baixa velocidade (5MB e 10MB) e não são o suficiente para a empresa (temos cerca de 50 PCs na rede).O proposito desse servidor seria então rotear rede e internet, tendo em vista que os servidores de aplicações são separados.

Sendo assim, tenho algumas dúvidas:

1) Qual seria o melhor SO para criar o servidor de rede e internet? CentOS 6.3, Ubuntu server/cloud 12.10 ou seria melhor utilizar algum windows server mesmo?

2) Tive uma ideia de instalar o sistema de virtualização XenServer 6 para aglutinar o servidor de rede e internet com os de aplicações numa maquina só com mais recursos (os servidores de aplicações só rodam no Windows XP). Seria uma boa utilizar esse sistema? vocês aconselham outro ou seria melhor não virtualizar?

3) quais software precisarei usar?

- samba

- bind

- squid

- LDAP

- DansGard

Devo utilizar todos esses, ou tem alguns redundantes ou que não necessitaria? Poderia utilizar o "Resara Server Configuration" para dispensar alguns desses? Ou tem algum software melhor para facilitar o gerenciamento?

4) esqueci de algo?

Desculpa o tamanho do texto

Desde já muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Qual é a configuração do servidor ? Um link de 10 MB para 50 computadores necessitará de um controle muito bom da sua parte, começando pela limitação de banda para cada micro.

1) Levando em consideração que não tens dinheiro para comprar as licenças do Windows, és um administrador de linux ?

2) Virtualizar é uma ótima ideia, porém, somente se tu tiveres uma máquina com configuração para isso;

3) Depende. Como te falei, tu terás que analisar que tipo de rede tu estás administrando. Se queres um bom controle de tudo, priorizando segurança, uso adequado da internet, controle dos usuário, controle do que está sendo trafegado pela rede interna, controle de acesso, etc, terás que pensar em configurar um domínio, controle de conteúdo de internet, controle de acesso aos recursos de rede, limitação dos usuários, etc...

4) Sim, redundância e contingência. Teus servidores possuem contrato de hardware ? Se tu perderes teu servidor de internet, tens outro ? Tem que pensar nisso também, como também nesse link de internet...

Postado

Me desculpe, pela demora em responder, essa semana foi muito corrida e por ter esquecido de postar a configuração do pc.

Encontrei dois Servidores abandonado no almoxarifado, um deles eu já testei e esta funcionando adequadamente, o outro ainda tenho que testar. As especificações dele são:

Processador : intel xeon

Memória: 4 x 2GB Kingston

HD: 2 x 500GB

Fonte: 500w real

Duas interface de rede onbord, mas pretendo colocar mais uma placa para utilizar o load balance

As especificações completas, não me lembro, pois as deixei no trabalho, mas segunda eu as pegos e posto aqui

Fiquei meio surpreso em achar esse servidor esquecido no almoxarifado.

Resposta

1) Não sou muito experiente em servidores Linux, mas utilizo o ubuntu como desktop e já criei um servidor web com CentOS na faculdade.

2) Essa maquina talvez tenha recurso para utilizar a virtualização, mas mesmo se o outro servidor esteja ruim, posso retirar algumas peças para por nesse

3) Embora eu não quisesse impor limitações, não vejo outra alternativa para manter um funcionamento minimamente adequado dos recursos de rede da empresa. Quanto a segurança, sempre é importante.

4) quanto a redundância, como tem dois HDs de 500GB, pretendo coloca-los em RAID 1. Ao invés de retirar peças desse segundo servidor, posso configura-lo e deixa-lo de reserva, caso haja algum problema.

Muito obrigado por ter exposto algumas questões que não tinha pensado.

Postado

Ele possui sim espaço para outro processador, mas ele não é de marca.

Ele no momento não precisa de Banco de dados, pois os bancos de dados ficam espalhados por outras maquinas, mas vou precisar de servidor de arquivos e impressoras, controle de usuário, controle de trafego na rede, controle de acesso, distribuição de carga, segurança e restrição de alguns sites e downloads

• Membro VIP
Postado
  AlvesRJ disse:
Ele possui sim espaço para outro processador, mas ele não é de marca.

Ele no momento não precisa de Banco de dados, pois os bancos de dados ficam espalhados por outras maquinas, mas vou precisar de servidor de arquivos e impressoras, controle de usuário, controle de trafego na rede, controle de acesso, distribuição de carga, segurança e restrição de alguns sites e downloads

servidor de arquivos, segurança e servidor de arquivos - Leia mais sobre SAMBA como um PDC;

impressoras - Leia mais sobre CUPS, o linux gerencia muito bem impressoras de rede e até aquelas que são conectadas em micros;

controle de trafego na rede e restrição de alguns sites - Leia mais sobre SQUID;

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...