Ir ao conteúdo

Problemas com a Rede RS485 e conversor RS485<->232

r0n4ld0l1n5

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal...

Apesar de acompanhar o Clube do Hardware há algum tempo é a primeira vez que posto uma dúvida...

Por enquanto vou tentar apenas explicar a minha dúvida, mais tarde irei montar um esquema elétrico/diagrama para tentar demonstrar melhor o que eu preciso saber.

O que acontece é o seguinte adquiri um equipamento que trabalha com a comunicação RS232 e tenho que integra-lo a uma rede RS485 em modo Daisy Chain. Até então sem problemas, montei uma placa para converter RS485 <-> RS232, funcionou bacana até com baud rate de 115kbps...

A minha dúvida é a seguinte, quando o meu novo equipamento esta desligado ele para toda a comunicação com os outros periféricos da rede... Aí vem outro detalhe, se eu desconectar somente o novo equipamento e manter o conversor RS485<->RS232 a rede volta a funcionar... Vou continuar estudando esse caso para tentar encontrar a resposta e a solução para este problema, caso alguém tiver alguma informação e/ou vivência com isto agradecerei pela atenção.

Abraços.

Postado

Boa noite.

Como prometido segue esquema/diagrama da minha rede RS485... lembrando que a rede funciona normalmente, inclusive com o SLAVE A. O problema acontece quando eu tiro a alimentação do chamado "Equipamento de Mercado", com isso os outros Slaves deixam de responder.

Ricardov, desculpa mas eu não entendi a sua resposta... De qualquer forma tentar responder... A rede em modo Daisy Chain ao meu ver não está em série, uma vez que se eu retirar um equipamento todos os outros continuam se comunicando com o Master sem problemas... também não diria que é um barramento, porque você não pode conectar os novos equipamentos da rede em qquer ponto... não sei se fui claro, mas para mim existe uma diferença de conceito...

***Pessoal, eu fiz o diagrama mas não consigo anexar ele aqui... como eu faço isso? rsrs

Obrigado.

Postado

Obrigado pela dica Bcpetronzio....

Após a ajuda do nosso amigo, consegui postar a imagem do diagrama... lembrem-se o problema acontece quando eu desligo a chave SW1... Sinceramente hoje eu consegui resolver isso, colocando um resistor de 4k7 em cada linha de comunicação entre os max232, mas de qquer forma gostaria de entender o que está acontecendo..."não basta resolver o problema, tem que entender" pra não ter problemas quando isso virar produto...

abraços.

post-1032430-13884965166617_thumb.jpg

Postado

Pessoal, encontrei essa esquema com a resistência interna do max232... Se fizermos a conta da queda de tensão nos resistores em série 4k7 e 5k, terei uma perda muito grande na linha de comunicação...

max232.gif

Se alguém tiver uma sugestão diferente do que eu já fiz, por favor me diga.

Até mais...

Postado

Daisy chain é uma rede em anel. Ao desligar o equipamento há uma interrupção do anel. Talvez seja uma configuração do conversor quanto ao comportamento para sinais recebidos da RS-232.

Postado

Boa noite,

Ricardo eu não consigo enxergar essa rede como em série, ao menos não em rede rs485... como você pode ver na imagem, se caso um slave seja retirado o contato elétrico do cabo continua a mesma coisa e ele não repete os dados que trafegam na rede para outro slave como uma rede em anel...

Daisy%20Chain.jpg

• 4 semanas depois...
Postado
Obrigado pela dica Bcpetronzio....

Após a ajuda do nosso amigo, consegui postar a imagem do diagrama... lembrem-se o problema acontece quando eu desligo a chave SW1... Sinceramente hoje eu consegui resolver isso, colocando um resistor de 4k7 em cada linha de comunicação entre os max232, mas de qquer forma gostaria de entender o que está acontecendo..."não basta resolver o problema, tem que entender" pra não ter problemas quando isso virar produto...

abraços.

Pessoal alguém saberia explicar o que está acontecendo nesse circuito? Gostaria muito de entender, apesar de estar "funcionando" dá forma como eu citei...

grato,

Postado

A norma rs232 exige sinais bem definidos.

Quando desliga SW1, alimentação, em que estado ficam as linhas tx e rx?

Tanto quanto sei ficam num estado de alta impedância.

Estas ligações , vão ligar ao seu conversor , certo?

Agora o que vai acontcer às saídas do max232 do conversor que fez?

Terá que averiguar mas pode não ser mais que ruído.

Por outro lado as saídas do max232 do conversor vão ligar as entradas do max485, certo?

Ora se nao sabemos que sinais das saídas do max232 logo as entradas do max485 tambem ficam un estado desconhecido (ruído ?).

Isto claro pode levar a sua rede a esse problema.

Resumindo :

Não me parece correcto desligar apenas a alimentação desse circuito.

Se pretente desligar julgo que o terá de fazer fisicamente , deligando as linhas rs232.

Outra forma seria poderá ser para alem de desligar o circuito , actuar nos sinais de controlo do max485 do seu convrsor de forma a que não inerfira na rede.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!