Ir ao conteúdo

Qualidade de cinema é questionável

Dr Tech

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, estou escrevendo este post para que vocês possam comentar a respeito. Lembrando que ela é apenas uma opinião pessoal, então fiquem a vontade em opinar também.

Será que a imagem e o áudio dos cinemas é melhor que um sistema doméstico top de linha?

Um pouco de história:

Há algumas décadas atrás, para assistir a filmes com boa qualidade de imagem, você só tinha uma opção: Ir ao cinema. Era aquela maravilha, o som estéreo nas alturas e tela grande, tornava a experiência de assistir a um filme, sem igual. Anos mais tarde surgiu o vídeo-cassete que era uma forma de assistir a filmes do cinema sem sair da sua casa. O problema era o seu custo, altíssimo na época, por se tratar de novidade. Depois o vídeo-cassete evoluiu tecnicamente e passou a ter 4 cabeças de leitura, tornando a imagem muito superior aos primeiros modelos. Sua imagem erá muito boa e lembro da famosa frase que falávamos: Nossa ! Qualidade de cinema !! Essa frase é justamente o motivo do tópico acima. Com a evolução dos sistemas caseiros, será que isso ainda é uma verdade?

Experiência:

Fui, em um final de semana, assistir a um filme lançamento em uma famosa rede de cinemas brasileiros; famosa por possuir, dizem eles, o melhor áudio digital, imagem de altíssima resolução usando projetores 4k (atualmente a mais alta resolução disponível comercialmente) e foi justamente aí, que comecei a questionar. Quando o filme começou, o som era alto demais (volume muito alto, não quer dizer qualidade), que chegava a doer os ouvidos, não havia ambientação acústica (o som não tinha aqueles efeitos típicos de bons sistemas 5 ou 7.1), a imagem, apesar de enorme, parecia lavada e a definição fraca de imagem. Enfim, uma experiência não muito agradável.

Questionamento:

Muitos, talvez não saibam, mas um bom investimento em uma grande TV de Plasma ou LCD de led, Receivers e caixas de boa qualidade em um ambiente corretamente iluminado, poderá proporcionar uma experiência verdadeiramente prazerosa na hora de assistir a um bom filme. Possuo em casa, os itens acima e posso dizer, com muita segurança, que o meu sistema dá uma surra em muitos cinemas por aí. Projetores Full-HD ou até 4k não são comparáveis, em termos de qualidade a uma TV top de linha. Repare, estou falando de qualidade de imagem.

Conclusões:

A famosa frase: Nossa. qualidade de cinema!, não faz muito sentido, a não ser que você queira recriar a sensação de ter sistema de projeção igual ao cinema em casa. Eu disse igual, mas se o cinema não possui qualidade de imagem boa, você irá reproduzir em casa a mesma, entre aspas: qualidade de cinema em sua casa, entendeu? Isso sem falar das próximas gerações de TVs que estão chegando ao mercado: TV 4K e 4k oled, que apresentam imagens muito superiores às TV´s atuais mais modernas.

Termino aqui, para que todos possam pensar e é claro opinar e discordar. Abraços a todos os usuários que se interessam por tecnologia. O único ponto negativo de sistemas domésticos de boa qualidade, ainda é o custo, que poucos podem ou não querem pagar.

Postado

para dizerem isso(qualidade de sinema) só pode ser que lá em países de primeiro mundo realmente a qualidade de áudio e vídeo dos cinemas são fantásticos,porque aqui no Brasil eu também concordo que a qualidade é bem ruim,prefiro minha tv ligada ao meu home kkkkkkk

Postado

concordo com você, qts vezes eu vejo uns films com qualidade bem +/- e o som sem ser lá essas coisas... volta e meia aparecem aqueles flocos na tela tb

Postado

É aquela coisa do que satisfaz você. . Tem gente que fica satisfeito com 480p desde que não tenha ruído na tela. Já outras acham defeito até em 1080p. Pra mim 1080p numa tv de 42 polegadas já é ultra ****. Muito boa ainda numa de 50 polegadas...

E tem outra, fui baixar um filme um dia desses e ele em 480p era 1,2gb. Em 1080p em avi era 9gb, mas em mp4 era 2,7gb. Se não tivesse mp4 eu nunca que ia baixar 1080p.

Sabe, no final é isso que importa. E tem muito pc que não roda filme mp4 em 1080p, quanto mais DVD.

Outro exemplo pior ainda é o caso dos consoles piratas. Um jogo não original de PS3 tem 20gb em média, mas um de Xbox tem 7gb em média. A diferença maior é quando você vai rodar um jogo, no PS3 você sempre tem que copiar pro HD, e perde 30 minutos por cada jogo, porém no Xbox você sempre roda do cd na hora.

Ou seja:

1) Qualidade é relativa a gosto e conhecimento; e

2) Tecnologia que não está aliada a praticidade não compensa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!