Ir ao conteúdo

Ruido/interfe PIC16F877a

Bauerfb

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Estou com problemas, estou voltando a programar pic´s como hobby, porém me deparei com um problemão, na protoboard que estou utilizando tenho um 16F84a rodando sem problemas, dai resolvi colocar um 16F877a com programa básico que faz piscar dois led´s na porta B e D, enfim quando ligo a fonte creio que tenha algum ruido pois não liga nenhum led, porém quando encosto na chapa da protoboard ele liga, coloco o dedo no negativo liga chego perto com a mão também dá umas piscadas, bom tá com capacitores de 470uF e 100nF, por mais que coloco mais não muda em nada a situação, e esqueci a fonte que estou utilizando é de computador, e a outra fonte de 12v 1A com regulador 5v essa fonte de celular os leds ficam sempre ligados.

ps.: num determinado momento toquei a placa metalica da proto e o negativo e não sei porque cargas, funcionou retirei o dedo e parou...

Se alguem tiver alguma ideia ou já passou por esse problema gostaria de uma ajuda... :)

Postado

o código é esse:

#include <16F877A.h>
#device ICD=TRUE
#device adc=8

#FUSES NOWDT //No Watch Dog Timer
#FUSES HS //High speed Osc (> 4mhz)
#FUSES NOPUT //No Power Up Timer
#FUSES NOPROTECT //Code not protected from reading
#FUSES DEBUG //Debug mode for use with ICD
#FUSES NOBROWNOUT //No brownout reset
#FUSES NOLVP //No low voltage prgming, B3(PIC16) or B5(PIC18) used for I/O
#FUSES NOCPD //No EE protection
#FUSES NOWRT //Program memory not write protected

#use delay(clock=20000000)

void main() // função principal
{
//output_a(0x00); // desliga todo PORTA
//output_b(0x00); // desliga todo PORTB
//output_c(0x00); // desliga todo PORTC
//output_d(0x00); // desliga todo PORTD
set_tris_b(0b00000000); // seta toda porta b como saída
set_tris_d(0b00000000); // seta toda porta d como saída

while(1) // para repetir bloco. Laço infinito.
{
output_high(pin_B5);
output_high(pin_D2);
delay_ms(100);
output_low(pin_B5);
output_low(pin_D2);
delay_ms(100);
}
}

estou com dois 16F877A ligados iguais alimentação e um led em cada porta de saída, e um 16F84A rodando outro programa e apenas o 16F84A roda normal e os outros dois com esse problema...

Apenas estou testando programinhas básicos nos pic, mas no 877A deu esse ruído inesplicável...

Postado

Não vejo nenhum problema no código. Certifica-te que estás a usar o cristal certo (20MHz) e que o MCLR esteja a 1,ou seja, ligado de alguma forma ao positivo.

Postado
Não vejo nenhum problema no código. Certifica-te que estás a usar o cristal certo (20MHz) e que o MCLR esteja a 1,ou seja, ligado de alguma forma ao positivo.

Não acredito que consegui esquecer disso... o misseravel do MCLR em alta.. bá coloquei um resitor de 1k pronto tudo rodando... muito obrigado.. e quanto ao cristal mudei de 20 pra um de 4 e tava sempre na mesma... e o estranho gravou mesmo sem o resistor no MCLR..

mas enfim funcionou agora posso continuar fazendo os programinhas para brincar.. :lol:

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!