Ir ao conteúdo

PC não se desliga por completo e fonte gera ruído agúdo

Arthurand

Posts recomendados

Postado

Prezados amigos, antes de mais nada, segue minha configuração:

Processador Intel Core i7 950 LGA1366

VGA XFX Radeon HD 4850 1GB

Placa Mãe Intel DX58SO

Placa de captura Avermedia Game Broadcaster HD

3 Memórias Kingston 2GB cada DDR3 1333Mhz

1 HD 1.5TB 7200 RPM

1 HD 1 TB 7200 RPM

1 Gravador Blu-ray LG

Atualmente tenho uma fonte wisecase de 500w reais WSNG-500WRS que é uma fonte antiga, é da época em que comprei a VGA em 2009. Desde que comprei essa máquina i7 que ela apresenta um ruído baixo de alta frequência (algo próximo de 16KHz) mas isso até então não tinha impedido nem atrapalhado o funcionamento da máquina até que em dezembro a máquina meio que "perdeu a capacidade" de se desligar sozinha.

Antes de ocorrer a falha, eu tinha feito uma atualização na BIOS que aparentemente foi tranquila, mas que logo em seguida, a máquina perdeu a capacidade de se desligar sozinha. O que ocorre é que no último estágio de shutdown no qual era para tudo apagar de vez, o led do HD fica aceso constante sem piscar e a luz power do gabinete apaga, os HDs se desligam assim como o cooler da placa de vídeo, mas o cooler do processador e do chipset continuam girando e não tem quem faça eles desligarem, posso segurar à vontade o botão power que nada vai ocorrer, pelo contrário, se eu pressionar a máquina "liga" novamente. A única maneira de eu desligar a máquina é desligar pelo interruptor da fonte ou puxar o cabo de energia quando ela entra nesse estado. Inclusive quando eu coloco o cabo de energia de volta ou aciono o interruptor da fonte, ela entra nesse estado dos coolers ligados e o led o HD aceso e só liga se eu apertar o botão power daí em seguida tudo fica como se fosse um boot normal e não tivesse nada de errado.

Pensando que poderia ser um problema na BIOS por conta da coincidência de passar a acontecer o problema logo após a atualização, eu reverti a BIOS para a versão exata que era antes, mas o problema continuou ocorrendo. Uns 6 meses antes de ocorrer esse problema eu já tinha notado que a função wake-on-lan (WOL) do PC tinha deixado de funcionar embora todas as opções na BIOS e no driver ainda estivessem habilitadas, pois eu usava essa função e ela funcionava. Eu sei que essa fonte é ultrapassada, não tem PFC ativo nem nada e eu pretendo trocar de fonte.

O que eu venho perguntar a vocês é o seguinte: Vocês acham que pode ser problema da fonte? Um colega meu da área disse a fonte pode estar "vazando corrente" ou algo assim e por isso a placa mãe fica nesse "estado zumbi" de nem ligada nem desligada.

Estive também pesquisando algumas fontes novas, visto que não tenho nenhuma sobressalente com potência suficiente para testar se a placa mãe tem defeitos.

A fonte que tenho no meu "desk-server", que não é esse PC em questão, é essa aqui http://www.kabum.com.br/produto/21305/fonte-corsair-atx-12v-2-2-430w-cmpsu-430cxv2 e eu sempre me baseei na Corsair como um bom fabricante de fontes.

Eis aqui alguns modelos que tenho visto e que estou cogitando comprar:

http://www.kabum.com.br/produto/28836/fonte-corsair-500w-gaming-series-gs500-cp-9020005/?tag=Fonte%corsair

http://www.kabum.com.br/produto/34216/fonte-corsair-cx-600w-cp-9020048-ww/?tag=Fonte%corsair

Sinceramente não sei porque estas abaixo tem um preço tão mais elevado que as de cima, não sei se são as certificações ou se a eficiência é melhor, mas mesmo assim as considerei como opções

http://www.kabum.com.br/produto/23932/fonte-corsair-atx-650w-enthusiast-series-tx650m-cp-9020002-na/?tag=Fonte%corsair

http://www.kabum.com.br/produto/9561/fonte-corsair-650w-cmpsu-650hx/?tag=Fonte%corsair

Se tiverem outras fontes a indicar também, estou aberto a sugestões.

Peço a ajuda e paciência de vocês para ler este "livro" que escrevi e me ajudar a escolher o que fazer, peço desculpas também se postei no lugar errado ou escrevi algo redundante demais.

Grato

• Membro VIP
Postado

Em primeiro lugar sua config demanda cerca de 310 Watts isso no pico do pico.

A partir do momento que adotaste uma Wise Case, ainda não tens fonte ai...

Escolha uma boa fonte de 450 a 500 Watts, decente, com PFC ativo, com alta eficiência e depois conversamos, antes não pois ainda não tens fonte ai...

Postado

A questão é que essa fonte é de quando eu comprei essa VGA, foi do meu antigo computador, um Core 2 Duo E7400 com uma DG31PR.

Sobre a questão do defeito, você acha que pode ser só defeito da fonte?

E sobre as fontes que eu mostrei, qual você me recomendaria?

Grato

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...