Ir ao conteúdo

Asus EEE 1015PEM desliga sozinho se ligado na tomada

swrain

Posts recomendados

Postado

Olá

Tenho um Asus EEE 1015PEM que está ótimo, mas hoje começou a ocorrer o seguinte: se ligado na tomada, qd a beteria chega a 100% da carga, ele começa a desligar sozinho!

Se tiro a bateria e ligo na tomada ou se uso na bateria e desligo da tomada, ele não dá o problema. Basta por a bateria e deixar plugado na energia que volta a ocorrer o erro.

Alguém tem ideia do que pode ser?!

valeu!

• Coordenador
Postado

Ele só desliga quando a bateria chega à 100%?

Se ocorrer quando você liga na tomada, pode ter algo em curto e o notebook desliga pra proteger o hardware...

Estranho esse problema.

Postado
Ele só desliga quando a bateria chega à 100%?

Se ocorrer quando você liga na tomada, pode ter algo em curto e o notebook desliga pra proteger o hardware...

Estranho esse problema.

Hoje de manhã fiz mais testes e descobri que não depende da bateria... ou seja, ligando ele na tomada, com ou sem bateria, ele começa a desligar sozinho depois de um tempo. Qd isso começa a ocorrer, ele começa a desligar cada vez mais rápido, ou seja, se no começo desliga após 1h de uso, eu religo e ele desliga após meia hora, na próxima desligará depois de 10min, até que ele vai desligar alguns segundos depois de apertar o botão ligar, qd ainda está lendo a BIOS!

Agora vou testar assim, se qd chegar nesse ponto de desligar rápido eu trocar de tomada pra bateria, quero ver como reage.

• Coordenador
Postado
Hoje de manhã fiz mais testes e descobri que não depende da bateria... ou seja, ligando ele na tomada, com ou sem bateria, ele começa a desligar sozinho depois de um tempo. Qd isso começa a ocorrer, ele começa a desligar cada vez mais rápido, ou seja, se no começo desliga após 1h de uso, eu religo e ele desliga após meia hora, na próxima desligará depois de 10min, até que ele vai desligar alguns segundos depois de apertar o botão ligar, qd ainda está lendo a BIOS!

Agora vou testar assim, se qd chegar nesse ponto de desligar rápido eu trocar de tomada pra bateria, quero ver como reage.

Creio que o problema pode ser na fonte ou na entrada de energia do notebook que pode estar em curto.

Não conheço muito sobre isso amigo, farei o que puder mas vamos esperar alguém que entenda mais de energia.

Postado

A minha irmã tem um notebook da intelbras( eu não me lembro do modelo) que está com um sintoma bem pareceido.... já foi trocado a fonte e o problema não foi resolvido... sujeira no cooler não é porque eu limpei ele a mais ou menos um mês a trás.... pra dizer que foi a pasta termica que ressecou? Ela é original de fabrica ainda...e já tem uns 4 anos...kkkk nunca foi preciso retirar o dissipador para fazer a limpesa ..

Infelizmente eu não tenho como mexer no note no momento porque o mesmo está em outra cidade...

Assim que pegar o note eu irei trocar a pasta pra ver se ela a vilã da história...

O estranho é que tem horas que o note nem liga...

Postado
Creio que o problema pode ser na fonte ou na entrada de energia do notebook que pode estar em curto.

Não conheço muito sobre isso amigo, farei o que puder mas vamos esperar alguém que entenda mais de energia.

Eu pensei nisso, mas nao me parece que seja esse o motivo... pois se fosse curto, o problema seria sempre igual, sempre o mesmo, e nao é assim... por exemplo, agora estou usando o netbook, na tomada, e esta ok... mas daki 1h de uso ele pode começar a dar o problema. Temperatura, talvez???

De qualquer modo, valeu!

A minha irmã tem um notebook da intelbras( eu não me lembro do modelo) que está com um sintoma bem pareceido.... já foi trocado a fonte e o problema não foi resolvido... sujeira no cooler não é porque eu limpei ele a mais ou menos um mês a trás.... pra dizer que foi a pasta termica que ressecou? Ela é original de fabrica ainda...e já tem uns 4 anos...kkkk nunca foi preciso retirar o dissipador para fazer a limpesa ..

Infelizmente eu não tenho como mexer no note no momento porque o mesmo está em outra cidade...

Assim que pegar o note eu irei trocar a pasta pra ver se ela a vilã da história...

O estranho é que tem horas que o note nem liga...

Esse meu qd começo a usar, vai de boa... depois de 1 ou 2h, começa a desligar sozinho. Nas primeiras vezes, consigo bootar e usar por uns minutos, depois começa a desligar rapidamente, com menos de 5 minutos de uso... ate que chega ao ponto de eu apertar o botao liga/desliga e antes mesmo da BIOS inicializar, ja desliga.

So consigo pensar em problema de aquecimento... nada mais me vem a mente.

Postado

Eu peguei hoje o notebook problematico... retirei o Hd para evitar danos com o mesmo e também para evitar perda de dados no liga-desliga do note...

Troquei a pasta termica.... não resolveu, tirei as memorias, não resolveu.... nesse espaço de tempo eu descobri que ele desligava na hora que ia movimentar o mesmo de lugar.... , fazendo uns testes eu descobri que o cabo da fonte não é o problema, pois o mesmo estava desligando usando bateria também.... então que eu resolvi dar umas pancadinhas, uma pancadinha um pouco mais forte fez o note desligar, eu repeti o teste da pancada varias vezes e em todas as vezes o note desligou..outra coisa eu notei que ele desligava mais fácil quando eu batida na região proxima ao conector de carga( na verdade toda a placa mãe desse note fica nessa região)... ou seja é alguma coisa que com mau contado ou fechando curto-circuito... agora resta saber o que que é......

Já achei a causa do problema.... só falta encontrar o causador....

Como o sintoma é parecido, não custa nada o colega dar umas pancadinha no note para saber se é algum mal contato também.... mas não faça isso se o notebook estiver com o hd... retire o hd antes de fazer os testes... o hd é bem sensivel a pancadas....

Postado
Eu peguei hoje o notebook problematico... retirei o Hd para evitar danos com o mesmo e também para evitar perda de dados no liga-desliga do note...

Troquei a pasta termica.... não resolveu, tirei as memorias, não resolveu.... nesse espaço de tempo eu descobri que ele desligava na hora que ia movimentar o mesmo de lugar.... , fazendo uns testes eu descobri que o cabo da fonte não é o problema, pois o mesmo estava desligando usando bateria também.... então que eu resolvi dar umas pancadinhas, uma pancadinha um pouco mais forte fez o note desligar, eu repeti o teste da pancada varias vezes e em todas as vezes o note desligou..outra coisa eu notei que ele desligava mais fácil quando eu batida na região proxima ao conector de carga( na verdade toda a placa mãe desse note fica nessa região)... ou seja é alguma coisa que com mau contado ou fechando curto-circuito... agora resta saber o que que é......

Já achei a causa do problema.... só falta encontrar o causador....

Como o sintoma é parecido, não custa nada o colega dar umas pancadinha no note para saber se é algum mal contato também.... mas não faça isso se o notebook estiver com o hd... retire o hd antes de fazer os testes... o hd é bem sensivel a pancadas....

Edit: Eu estou quase chegando na solução do problema.... já achei um suspeito.... o botão power.... eu estou achando que ele está semi-preso....eu ainda vou fazer mais alguns testes antes de condenar o botão...

Só um update, O note está com dois defeitos, um já foi solucionado, o defeito nâo era no botão, mas sim na plaquinha no qual o botão está soldado... a mesma estava encostando no papel alumino e estava fechando curto, e isso desligava o note de forma aleatorea ...o outro problema é mais chato, e que faz com que o note desligue ao movimentar o mesmo de lugar( não é a bateria e nem a fonte) acredito que seja alguma solda fria na placa mãe, pois de der uma cutucada nela ela desliga.... mais tarde eu vou colocar a placa no forno para fazer um reflow e eliminar as possiveis soldas frias.... e também pra ver resolve o problema..

Edit mais uma vez e é a ultima....

Já solucionei por completo o defeito.... era a carcaça do note que fechava curto na placa mãe só foi isolar a parte da carcaça proxima ao teclado com uma fita larga tipo durex e acabou de vez com o problema.... 10 dias e nada do note desligar sozinho...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...