Ir ao conteúdo

Computador Antigo - Pentium 3 Socket 170

CORUJ4

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou passando por um problema muito chato. Tenho um computador antigo composto por processador pentium 3 866Mhz Socket 170, 256MB Ram, HD IDE Toshiba 40GB. Resolvi ressucitar o computador para operar como servidor de impressão de algumas impressoras matriciais. Quando tendo formatar o computador sempre me deparo com telas azuis nas tentativas de instalar o windows 98 2000 e XP. No caso do linux, não consegui nenhuma distro que bootasse sem apresentar problemas de terminal. Quando coloco o clock do processador em 650Mhz ou menos eu consigo formatar usando o sistema de arquivos FAT32(NTSF acusa erro) e consigo usar o OS. Mas eu queria usar os 866Mhz. Será problema do processador ou do HD? Grato!

Postado

Seriam os eletrolíticos azuis localizados a esquerda do socket? Não existe uma forma de saber se realmente são eles? Grato.

Postado

Se tivesse um capacímetro talvez saberia com mais certeza se é algum deles pela perda de capacitância.

Mas aviso que é um chute, não se tem certeza embora a troca desses capacitores seja algo fácil, rápido e bem barato de se fazer.

------------------------------------

EDIT.

Mas eu nem faria esses serviço só para ganhar 200MHz de velocidade no processador (quase imperceptível ).

EDIT 2

Seria mais interessante se tua placa-mãe aceitasse um dual channel de 1 GB ( 512x 512 ) de memória que deixaria teu PC levemente mais rápido ou a instalação de SSD caso tivesse porta SATA.

.

Postado

Vou me aventurar a trocar todos da placa mãe por respectivos novos e coloco aqui os resultados, vou tirar umas fotos pro pessoal. Essa semana posto os resultados.

Postado

Veja o que escrevi, não adianta nada se for para ganhar só 200MHz (seria bom se a diferença fosse de 1GHz ).

-----------------------------------------

EDIT

Talvez fosse até mais interessante um upgrade de processador mais veloz nessa mobo como eu fiz no meu.

,

Postado

No meu caso é pra recuperar um programa antigo, e preciso das specs exatamente como eram já que ele só reconhece esse hardware.

Postado

Quando eu abro o programa, quando ele faz checagem do processador o Windows 2000 retorna a tela azul com a seguinte mensagem "foi encontrado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador STOP: 0x00000007E". É um programa simples de balcão que funciona tanto na arquitetura DOS puro quanto NT, el efaz um checkup de hardware antes de exibir o ambiente gráfico e todas as maquinas da epoca eram identicas, creio que ele identifique somente esse processador com o clock certo. Já não tenho mais as outras maquinas e ja tentei usar outro processador ele acusa o mesmo erro.

Postado

Pessoal, todas as peças do gabinete foram muito bem limpadas, todos os dissipadores térmicos foram polidos e tiveram pasta termica substituída. Já tentei utilizar outra fonte de energia em boas condições, outro pente de memoria identico, já tentei colocar a memória em outro slot e já até mesmo passei um software de diagnóstico de disco e memórias além de testalos em um outro computador com Intel P4 compatível. Está tudo OK, mas o Pentium 3 Coppermine não atinge o clock correto, estive até agora atrás de capacitores e transistores de potencia amanhã vou estar subtituindo bobinas, transistores/diodos npn e pnp, capacitores e varistores. Se tivesse tempo procuraria alguém que pudesse me emprestar uma placa mãe compatível para ver se o problema realmente é na mesma, mas estou com muita pressa. Me desejem muita sorte! Volto com os resultados.

Postado

Pessoal, relizei o procedimento e troquei todos os componentes de fácil acesso possíveis. Capacitores (apenas não encontrei 2 equivalentes que ficam perto do slot pci), transistores, bobinas, varistores, tiristores. Tive um custo total de R34,85 ignorando solda e equipamento usado para remover/inserir os antigose novos componentes. O problema continua, só consigo trabalhar corretamente com o processador estando na metade do clock 66/66mhz com multiplicador em 6.5x. O processador apresenta uma mancha envolta do cristal central, tenho um duron com o mesmo sintoma mas ele opera corretamente, será o problema da placa mãe ou do processador?

Postado

Era só para trocar os capacitores próximos do processador e não isso tudo aí.

Será o processador ?

Ainda não li processador dar problema (muito difícil).

Teria outro compatível com a placa-mãe para testar ?

Postado

Infelizmente não tenho nenhum compatível, o processador é um Pentium III Coppermine 866mhz 1.75v Socket 370, e a MOBO é uma PC-Chips M755LMRE. Atualizei ontem a BIOS da placa mãe para ver se resultava em algo, mas nada. Também nunca vi um processador estragar. Tentei fazer o overclock via software usando o SetFSB colocando os clocks como deveriam ser 133/133. A máquina funciona cerca de 1 segundo e reinicia.

Postado

Meu primeiro pc foi um pentium III ... o saudade...

Já verificou se as frequencias das memórias dimm estão iguais ao da CPU?

ps: o cara lá do ínicio falou em sata e dual channel! kkkk foi mal não resisti.

Postado

um PC tem vida util de no maximo 10 anos, isto ligado 8 horas por dia, por exemplo...

hoje em dia ja se faz placas mãe Mid ~ High End, que tem maior durabilidade... podendo chegar a 15 anos ligado 24horas, isso se o conjunto só tiver peças originais e de boa qualidade, fazendo uma manutenção preventiva, tirando o pó do gabinete acada 4 meses...

Investe R$ 1000 em um PC bom para a impressão se for tão necessario

Postado

Henrique-RJ, as tensões estão como o indicado dos fabricantes.

Henriquemenino, sim, estão trabalhando na mesma frequencia, pormais queeu coloque em frequencias diferentes a placa mãe as equaliza forçadamente.

Epaminombras, tenho vários computadores disponíveis amigo, mas isso não é a questão, a questão é fazer o reparo do computador antigo a fim de recuperar dados cadastrais em um software. Grato a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!