Ir ao conteúdo

Transistor

jean.paranhos

Posts recomendados

Postado

Olá , boa tarde, li bastante sobre Transistor , porém ache que tinha compreendido o funcionamento dele , porém quando eu faço algum circuitos como teste acaba queimando queria ajudar de vocês.

Eu estou usando uma fonte de 5V a um 1A , estou usando um transistor bc377(npn) liguei a base do transistor no polo positivo da fonte , liguei a pena do emissor no polo negativo da base , como teste para ver o funcionamento do transistor coloquei o multímetro entre o emissor e coletor para ver a tensão dele. Mais o transistor acaba queimando o que eu posso está fazendo de errado alguém mim ajudar?

Postado

Eu estou usando uma fonte de 5V a um 1A , estou usando um transistor bc377(npn) liguei a base do transistor no polo positivo da fonte , liguei a pena do emissor no polo negativo da base , como teste para ver o funcionamento do transistor coloquei o multímetro entre o emissor e coletor para ver a tensão dele. Mais o transistor acaba queimando o que eu posso está fazendo de errado alguém mim ajudar?

não entendi a pergunta... poste o esquema das ligações..

Postado

opa tudo bom? cara você deve primeiro saber que não pode colocar a base assim diretamente sem resistor pelo menos use uma resistencia de 1k pra fazer os testes ai . outra coisa o coletor " presta atenção" o coletor pra você fazer esse teste nunca coloque direto no positivo sendo npn você sempre põe o coletor póis relê ou pois lampada . o emisor sim pode colocar diretamente no gnd "terra" entendeu? para não complicar testa bastante o npn depois coloque duvidas sobre o pnp ok

Postado
opa tudo bom? cara você deve primeiro saber que não pode colocar a base assim diretamente sem resistor pelo menos use uma resistencia de 1k pra fazer os testes ai . outra coisa o coletor " presta atenção" o coletor pra você fazer esse teste nunca coloque direto no positivo sendo npn você sempre põe o coletor póis relê ou pois lampada . o emisor sim pode colocar diretamente no gnd "terra" entendeu? para não complicar testa bastante o npn depois coloque duvidas sobre o pnp ok

Essa era minha duvida. Eu li bastante sobre o transistor não li nada que deveria bota um resistor acima de 1k.

o que eu quero fazer realmente e uma chave eletrônica. que quando energiza a base do trasistor , Ele libere a passagem de eletron do emissor para o coletor com isso eu posso ligar uma relé com uma fonte externa de 12v.

li muito sobre transistor e como fazer ele de chave eletrônica porém, não descobri o porque que eu tenho colocar um resistor de um 1k ou acima dele.

vocês sabe o porque?

Postado

Não precisa por resistor de 1k ou acima disso... depende da configuração que você vai fazer, emissor comum precisa da resistência da base... o coletor comum já nem tanto...

o coletor pode por direto no positivo se for usar coletor comum..

A resistência não precisa ser de 1k, ela é calculada de acordo com o ganho, tensão, corrente da base...

Postado

A grosso modo, você deve verificar na folha de dados (datasheet) do transistor qual é o ganho de corrente contínua (hfe) dele. Você deve considerar que tenha um transistor com o valor mínimo.

Creio que você esteja com um transistor BC337 e não BC377 não é?

No caso do BC337, o valor mínimo do hfe é de 60.

A seguir, você verifica qual é a corrente nominal da carga. Por exemplo, um relé, cuja corrente seja de 150 mA.

Dividindo 150 por 60, temos que a corrente de base deverá ser de pelo menos 2,5 mA.

Supondo que a tensão de alimentação do circuito seja de 5 V, subtraímos 0,7 V que é a tensão entre base e emissor, restando 4,3 V sobre o resistor de base. Dividindo esse valor por 2,5 mA temos o valor do resistor de base: 1720 ohms.

Explicação mais detalhada:

http://eletronicdaniel.blogspot.com.br/2012/07/transistor-como-chave-como-calcular.html

Postado

Texto retirado de uma apostila do site http://www.centelhas.com.br/ sobre transistores muito boa, http://www.centelhas.com.br/biblioteca/transistores_como_chaves.pdf

"Lembre também que, entre o emissor e a base, o transístor se

comporta como um diodo e, portanto, não é boa ideia acionar

os transistores bipolares ligando sua base diretamente à

tensão de alimentação ou ao terra. Isto equivale a um curtocircuito"

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!