Ir ao conteúdo

Duvidas sobre Thinclient

Augusto Tech

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Sou responsavel pela parte de informática de uma rede de hotéis, hoje em dia utilizamos PC’s para todos os usuários, porém os pcs que utilizo já estão em um ponto onde não estão mais dando conta do recado (são muito velhos) e também estamos querendo dar uma revitalizada no ambiente em si, quando menor o equipamento seria o mais ideal possível.

A algum tempo ouço falar sobre a questão de thin clients, pelo que andei pesquisando acho que seria o ideal... estou pensando seriamente em sugerir a diretoria que passemos a utiliza-los em vez de PC’s convencionais, porém não conheço muitos produtos para esse segmento, e também não tenho conhecimento suficiente para tal. Gostaria de alguma dica.. quais equipamentos recomendam.. quais software para gestão utilizar.. e o que mais for possível de informações !! :)

Desde já agradeço a ajuda de todos vocês!!!

Postado
Bom dia.

Sou responsavel pela parte de informática de uma rede de hotéis, hoje em dia utilizamos PC’s para todos os usuários, porém os pcs que utilizo já estão em um ponto onde não estão mais dando conta do recado (são muito velhos) e também estamos querendo dar uma revitalizada no ambiente em si, quando menor o equipamento seria o mais ideal possível.

A algum tempo ouço falar sobre a questão de thin clients, pelo que andei pesquisando acho que seria o ideal... estou pensando seriamente em sugerir a diretoria que passemos a utiliza-los em vez de PC’s convencionais, porém não conheço muitos produtos para esse segmento, e também não tenho conhecimento suficiente para tal. Gostaria de alguma dica.. quais equipamentos recomendam.. quais software para gestão utilizar.. e o que mais for possível de informações !! :)

Desde já agradeço a ajuda de todos vocês!!!

Bom dia,

Também sou responsável pela área de T.I na empresa onde eu trabalho e há alguns anos atrás eu me encontrava na mesma dúvida que você. Em minhas pesquisas eu encontrei uma empresa chamada ThinNetwoks, eles desenvolvem e fabricam ThinClients vale a pena dar uma olhada :)

http://www.thinnetworks.com.br

Quanto ao Software de gestão, existe um Software chamado Wtware que é perfeitamente compatível com os ThinClients da ThinNetworks. Vale a pena conferir também.

http://www.wtware.com

Espero ter ajudado :D

Postado

Bom dia p.thelles,

Muito obrigado pela informação referente ao thinclient, realmente é bem interessante o funcionamento desse equipamento desenvolvido pela thinnetwoks.

Mas fiquei com algumas duvidas, e se possivel gostaria que você as esclarece-se, já que possui um tempo de experiencia com esse equipamento.

-Vi que esse weeclient pode vir com o sistema instalado em um sdcard ou pode ser pela rede. Qual seria a diferença entre eles? Se for utilizado com o sdcard o usuario pode gravar seus dados no cartão, e caso utilize sem o sdcard o usuario terá apenas o acesso ao servidor sem direito a armazenamento de dados?

-Como fica a questão da temperatura do equipamento? já que não possui ventoinha para evitar o aquecimento.

Att,

Postado
Bom dia p.thelles,

Muito obrigado pela informação referente ao thinclient, realmente é bem interessante o funcionamento desse equipamento desenvolvido pela thinnetwoks.

Mas fiquei com algumas duvidas, e se possivel gostaria que você as esclarece-se, já que possui um tempo de experiencia com esse equipamento.

-Vi que esse weeclient pode vir com o sistema instalado em um sdcard ou pode ser pela rede. Qual seria a diferença entre eles? Se for utilizado com o sdcard o usuario pode gravar seus dados no cartão, e caso utilize sem o sdcard o usuario terá apenas o acesso ao servidor sem direito a armazenamento de dados?

-Como fica a questão da temperatura do equipamento? já que não possui ventoinha para evitar o aquecimento.

Att,

Estou de curioso aqui, mas o intuito é ajudar =)

Trabalhei durantes 5 anos na área e digo, como todo hardware tem seus prós e cons.

Caso seja por rede, terá de existir um server apenas de armazenamento

Caso use o SD, você pode por linha de comando, acredito eu, pois os que eu tive oportunidade de usar eram assim, limitar o uso do SD a alguns GB ou MB, dependendo da necessidade do usuário.

Quanto a temperatura, utilizei dos dois modelos, um que tinha um fan de 50mm, barulhento que só, e sem problemas de temperatura, e outro fanless, usava apenas um dissipador, também, sem problemas de temperatura.

Não conheço a fabricante recomendada pelo colega, mas acredito que seja boa.

Os cons são em relação a manutenção reparativa, de tempos em tempos eles perdem a configuração e é necessário reconfigurar, ip, portas, teclado no cfg file, sem contar os lags que as vezes ocorrem com certa frequência.

No mais, são excelentes soluções ignorando os fatos da constante reconfiguração e os lags.

Postado
Bom dia p.thelles,

Att,

A diferença básica do equipamento com SD Card e sem SD Card é que quando o equipamento tem um SD Card ele está com o cliente RDP ou algum S.O instalado localmente, no caso do sem SD Card ele é boot PXE ele busca o cliente RDP que no caso é o Wtware pela rede. Eu particularmente prefiro o boot PXE, pois tudo fica centralizado tornando assim o gerenciamento mais simples. Quando o ThinClient está com o SD Card o usuário não grava nada nesse SD Card tudo que o usuário faz fica gravado no servidor onde ele está fazendo a conexão remota inclusive todo o processamento é feito no servidor por isso o equipamento não esquenta (trabalha em torno de 35º a 45º).

Qualquer duvida estou a disposição em ajudar

Postado

Bom dia a todos!

Vou passar a experiencia que temos aqui na empresa (pode até confundir a cabeça do nosso colega, mas não posso deixar de passar rsrs)

Utilizamos aqui thin client da Wyse, todos com SO já instalado. Para distribuir as configurações esses thin client da Wyse utilizam um parametro que pode ser configurado no DHCP (option 162 se não me engano) onde é apontado um servidor FTP onde nele estão todas as configurações, como conexões, horário, resolução e tudo mais. Funciona bem parecido como o nosso colega falou sobre o boot pxe mas a vantagem é consumir menos banda (ele não carrega o SO para o thin client para dar boot, apenas as configuraçoes). Esse metodo de configuração funciona muito bem, nunca tivemos problemas.

Além disso não te aconselho ter arquivos salvos localmente nos thinclients, se for fazer isso você vai criar problemas pra você mesmo, consiga um servidor para armazenamento e crie pastas compartilhadas para os usuários salvarem os arquivos. Além disso ao salvar arquivos remotamente vai consumir muita banda dos seus links.

Os nossos funcionaram muito tempo usando conexoes RDP porém recentemente trocamos nossa estrutura para ICA (Citrix XenAPP), funciona muito bem das duas formas.

Outra observação importante é que não sei como é a sua estrutura de links entre as unidades, mas a experiencia para o usuário quando o link tem latencia (não estou falando de banda, somente de latencia) muito alta, acima de 200ms, geralmente não fica legal...

Uma vez aqui também compramos 2 thin clients da HP para testar porém a experiencia não foi das melhores eles não vem nativamente com opção para distribuir a configuração, tem que configurar um por um. Havia um software para gerenciamento mas era pago. Não sei se mudou mas como disse a experiencia não foi das melhores rsrs

EDIT: Detalhe: para utilização de streaming de audio/video também não recomendo utilizar. Aplicações que necessitem muito processamento também são mais dificeis de centralizar num servidor de TS por ex. photoshop, AutoCAD... O thinclient é recomendado somente para acesso ao sistema por ex. ou utilização de aplicativos de escritório (word, excel etc)

Postado
Estou de curioso aqui, mas o intuito é ajudar =)

Trabalhei durantes 5 anos na área e digo, como todo hardware tem seus prós e cons.

Caso seja por rede, terá de existir um server apenas de armazenamento

Caso use o SD, você pode por linha de comando, acredito eu, pois os que eu tive oportunidade de usar eram assim, limitar o uso do SD a alguns GB ou MB, dependendo da necessidade do usuário.

Quanto a temperatura, utilizei dos dois modelos, um que tinha um fan de 50mm, barulhento que só, e sem problemas de temperatura, e outro fanless, usava apenas um dissipador, também, sem problemas de temperatura.

Não conheço a fabricante recomendada pelo colega, mas acredito que seja boa.

Os cons são em relação a manutenção reparativa, de tempos em tempos eles perdem a configuração e é necessário reconfigurar, ip, portas, teclado no cfg file, sem contar os lags que as vezes ocorrem com certa frequência.

No mais, são excelentes soluções ignorando os fatos da constante reconfiguração e os lags.

ranymoney2 beleza?

voce utilizava ThinClient também? voce lembra qual o modelo e qual protocolo ele utilizava? o protocolo era propietário?

fiquei curioso

Bom dia a todos!

Vou passar a experiencia que temos aqui na empresa (pode até confundir a cabeça do nosso colega, mas não posso deixar de passar rsrs)

Utilizamos aqui thin client da Wyse, todos com SO já instalado. Para distribuir as configurações esses thin client da Wyse utilizam um parametro que pode ser configurado no DHCP (option 162 se não me engano) onde é apontado um servidor FTP onde nele estão todas as configurações, como conexões, horário, resolução e tudo mais. Funciona bem parecido como o nosso colega falou sobre o boot pxe mas a vantagem é consumir menos banda (ele não carrega o SO para o thin client para dar boot, apenas as configuraçoes). Esse metodo de configuração funciona muito bem, nunca tivemos problemas.

Além disso não te aconselho ter arquivos salvos localmente nos thinclients, se for fazer isso você vai criar problemas pra você mesmo, consiga um servidor para armazenamento e crie pastas compartilhadas para os usuários salvarem os arquivos. Além disso ao salvar arquivos remotamente vai consumir muita banda dos seus links.

Os nossos funcionaram muito tempo usando conexoes RDP porém recentemente trocamos nossa estrutura para ICA (Citrix XenAPP), funciona muito bem das duas formas.

Outra observação importante é que não sei como é a sua estrutura de links entre as unidades, mas a experiencia para o usuário quando o link tem latencia (não estou falando de banda, somente de latencia) muito alta, acima de 200ms, geralmente não fica legal...

Uma vez aqui também compramos 2 thin clients da HP para testar porém a experiencia não foi das melhores eles não vem nativamente com opção para distribuir a configuração, tem que configurar um por um. Havia um software para gerenciamento mas era pago. Não sei se mudou mas como disse a experiencia não foi das melhores rsrs

EDIT: Detalhe: para utilização de streaming de audio/video também não recomendo utilizar. Aplicações que necessitem muito processamento também são mais dificeis de centralizar num servidor de TS por ex. photoshop, AutoCAD... O thinclient é recomendado somente para acesso ao sistema por ex. ou utilização de aplicativos de escritório (word, excel etc)

Com certeza é valido isso que o colega falou. Existe vários protocolos de comunicação remota e vários ThinClients disponíveis no mercado, a questão é saber qual irá ficar mais adequado para cada situação e também te a questão do custo beneficio. Na época que eu estava modificado a estrutura da empresa onde trabalho cheguei a testar os ThinClients da Wyse, da HP e alguns Xing Ling que achei no Mercado Livre. A dificuldade que encontrei com os ThinClients da Wyse foi na configuração do Xen Server, achei um pouco complicado e trabalhoso de configura-lo sem contar que o preço dos ThinClients da Wyse eram um pouco salgados (não sei como está o preço deles hoje). Trabalhar com o protocolo RDP é mais fácil na minha opnião por ser Windows, tudo é compatível o protocolo é bastante confiável mas como falei anteriormente vai da necessidade de cada um (na minha empresa atendeu 100% das expectativas). Isso que você disse sobre aplicativos mais pesados realmente tem que ter um pouco de cuidado pois utilizando-se o RDP não é possível utilizar nada que precise de Direct X e Open GL isso é uma limitação do RDP. Para aplicativos que precisem de mais capacidade de processamento gráfico recomendo usar Multiterminal que também é uma saída interessante.

Espero não ter confundido a cabeça de ninguém. rsrsrsrs

Postado

Isso mesmo p.thelles para cada situação há um tipo de equipamento indicado, sempre levando em consideração a relação Custo x Beneficio

O que eu posso garantir é que há bem mais prós do que contra a utilização de thinclients, será uma verdadeira revolução na experiencia do usuário e também pro pessoal de Tecnologia. Só que tem que ter todos esses cuidados pois a se não for bem feita a implementação pode ser um desastre.

Eu não tenho ideia de quantas estações você esta querendo substituir e nem a quantidades de hotéis você é responsável mas seria extremamente interessante montar uma estrutura para testes, aqui na empresa os thinclients são proprios mas há empresas que devem fazer locação desses equipamentos.

Postado

Quanto a configuração destes equipamentos,

como a configuração fica no servidor, ela pode ser feita apenas no servidor ou há algum outro local onde possa efetuar a configuração?

e possui alguma restrição de usuario ou qualquer usuario tem acesso, apesar de que acredito que tenha esta restrição de permissão.

Tenho algum limite de configuração nos equipamentos ou alguma restrição? Alem disso a configuração de conexão no servidor, estou limitado a apenas se conectar em um servidor ou posso adicionar outros para que escolha em qual conectar? Tambem posso colocar qualquer resolução compativel com o monitor?

Estou interessado em adquirir um de cada um destes equipamentos para efetuar alguns testes aqui. Como o p.thelles disse, realmente ainda esta um pouco salgado o thinclient da wyse.

Fico no aguardo destas informações, se possivel e se não estiver atrapalhando :)

Postado

Então a configuração pode ser feita tanto localmente quanto distribuida pelo servidor, seja por boot PXE ou via arquivo de configuração. Se você for fazer a configuração localmente não tem como usar o boot via PXE (na verdade até tem como, mas vai não creio que será viável pois você precisará de 1 imagem para cada thin client que tiver).

Sobre as conexões depende do modelo e do protocolo, mas tem como sim utilizar mais de uma conexão.

A questão da resolução (estou falando para o modelo da wyse) pode ser feita tanto pelo arquivo de configuração ou definida localmente. Mas se a ideia é padronizar não vejo muito sentido em ter várias resoluções e monitores diferentes.

Sobre o preço, não se iluda com o valor dos equipamentos, pode ser que o investimento inicial seja um pouco maior mas lembre-se que a vida util minima de um equipamento desse é de 5 anos e nesse tempo você terá o custo de manutenção, se você pegar um modelo que vai te gerar maior manutenção (hardware inferior, dificuldade de configuração e etc) e dividir esse custo de manutenção pelos 5 anos que ele vai durar você vai ver que o preço maior as vezes pode se tornar ridiculo. Não estou dizendo que você tem que comprar wyse mas não sei se comprando um modelo xing-ling vai atender da mesma fora.

O thinclient da HP por exemplo aqui compraram porque era mais barato, porém foram ver o software de gerenciamento é pago, ou seja, no final das contas seria o mesmo preço

• 4 semanas depois...
Postado

Prezados,

Me chamo Luiz faço parte da equipe Multiuser. Somos uma empresa especializada em thin client. Representamos com exclusividade no Brasil um dos cinco maiores fabricantes de thin client do mundo.

Possuímos uma linha de thin clients para atender todo tipo de demanda, desde um processador de 800mhz até um dual core com GPU AMD integrado do tipo SoC.

Fico à disposição em caso de qualquer dúvida.

• mês depois...
Postado

Boa tarde!

Eu trabalho no Depto. de T.I. em uma empresa prestadora de serviços e aqui é um Call center. Gostaria de saber qual é o melhor Thin Client na atualidade... Thin Client Wyse T10 da Dell, Thin Client HP ou existe melhores???... Qual vocês me recomendam???

Atenciosamente.

Ályson Machado

• mês depois...
Postado

Interessante este tópico. Estou iniciando um projeto de migrar computadores antigos da empresa que trabalho para thin clients mas estou me esbarrando no custo alto do licenciamento. Todos os computadores aqui precisam ter Office fora as licenças do Windows Server 2012. Testamos os seguintes aparelhos até agora:

Sunde: Funcionam legal porém possuem as limitações normais do RDP (travamentos ao tentar ver videos e escutar som online)

Ncomputing: Possuem protocolo próprio, funcionam perfeitamente com video e som online porém custo do aparelho alto (R$699,00).

Alguém teria alguma outra solução que possa recomendar?

Postado

Esse Ncomputing parece ser interessante.

A Citrix tem ferramentas interessantes também para virtualização de desktops. Chama XenDesktop.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...