Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Agricio, você deu um alerta para a troca dos igbt.

Importante: Todos os IGBTs devem estar na mesma condição; ou seja, disparados ou cortados. Na troca é preciso prestar atenção a isso, pois pode-se colocar um disparado e o outro cortado. Isso é feito com o multímetro.

Agricio

Como eu faço isso com o multímetro? você pode por gentileza me explicar?

Obigado

você poderia amostrar onde fica os pontos de tensão que devem ser medidos? 5v do microcontrolado, 16v dos drives e 350v dos igbts?

O meu problema inicial seria a visualização do display no painel, ou seja, painel totalmente apagado, porém, com todos os comandos funcionando de forma normal, up/down da velocidade do motor era possível ser feita através do painel e a chave de segurança também estava funcionando. Eu tinha testado nos dois pinos de alimentação do conector que ia para o painel, pino 5 e 6 tinha 5v, no entanto não estava acendendo o painel. Quando eu fiz um novo teste, esquece de conectar o cabo de terra e quando eu liguei na rede queimou alguns componentes, identifiquei a queima de alguns como; igbt, ir2108, fusível.

Duvida 1; Já realizei a troca dos igbt's, porém não fiz a verificação se todos estavam no modo disparo ou corte. Peguei os componentes novos, será que eles não vem de fabrica no mesmo modo. (todos disparados ou todos em corte?)

Duvida 2; existe um pino de sinal para o painel? ou esse pino é o mesmo do pino de alimentação 5v? Minha duvida em relação ao painel é; se antes de ter queimado os componentes eu tinha medido os pinos 5 e 6 do conector e tinha 5v, porq o display não estava acendendo?

Postado
Agricio, você deu um alerta para a troca dos igbt.

Importante: Todos os IGBTs devem estar na mesma condição; ou seja, disparados ou cortados. Na troca é preciso prestar atenção a isso, pois pode-se colocar um disparado e o outro cortado. Isso é feito com o multímetro.

Agricio

Como eu faço isso com o multímetro? você pode por gentileza me explicar?

Obigado

Teria que fazer uma animacão via algum programa, mas, por enquanto eu não sei que programa usar p/ fazer isso. Se você sabe testar um MOSFET, a maneira é a mesma, mudando apenas a escala do METER para X10K.

O meu problema inicial seria a visualização do display no painel, ou seja, painel totalmente apagado, porém, com todos os comandos funcionando de forma normal, up/down da velocidade do motor era possível ser feita através do painel e a chave de segurança também estava funcionando. Eu tinha testado nos dois pinos de alimentação do conector que ia para o painel, pino 5 e 6 tinha 5v, no entanto não estava acendendo o painel.

Se tudo na placa está OK, como dás a entender, então esqueça a placa.

O problema aí seria apenas acoplamento entre placa e painél, nada mais, a placa está perfeita. Eu ainda acho que o defeito é apenas o painel.

Duvida 1; Já realizei a troca dos igbt's, porém não fiz a verificação se todos estavam no modo disparo ou corte. Peguei os componentes novos, será que eles não vem de fabrica no mesmo modo. (todos disparados ou todos em corte?)

De jeito nenhum, eles disparam e cortam com a corrente estática do corpo, já tive muito prejuízo com isso. Está te faltando experiência.

Duvida 2; existe um pino de sinal para o painel?

Existe um borne pertinho do µcontrolador (W3), de três pinos, onde em uma posicão você comanda a rotação do motor via FREQUÊNCIA e na outra posição via TECLADO. Isso nada tem a ver com a iluminação do teclado. Para mudar essa funcão você deve antes desligar a esteira e esperar ± 30 segundos até que todo o circuito esteja em repouso absoluto.

Quando eu fiz um novo teste, esquece de conectar o cabo de terra

Qual terra você esqueceu de ligar?? Na carcaça apenas o terra da carcaça do motor é ligado. Deixo placas ligadas o dia todo com esse terra desligado e nunca me queimou nada não. o correto é ligar sim.

identifiquei a queima de alguns como; igbt, ir2108, fusível.

Se os drivers IR2108 também entraram em curto, então o µcontrolador também foi p/ o espaço. Adeus placa a menos que a WEG te forneça esse micro com o software gravado.

Acho que não esquecí nada

Agricio

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Qual terra você esqueceu de ligar?? Na carcaça apenas o terra da carcaça do motor é ligado. Deixo placas ligadas o dia todo com esse terra desligado e nunca me queimou nada não. o correto é ligar sim.

O cabo que eu esqueci de ligar foi o branco. Esse seria o terra do motor?

Estou interessado em montar uma bancada para fazer testes com esse modelo de placa. você pode me dar alguma sugestão?

O cabo que eu esqueci de ligar foi o branco. Esse seria o terra do motor?

Estou interessado em montar uma bancada para fazer testes com esse modelo de placa. você pode me dar alguma sugestão?

Postado

Tenho uma placa que estava com um problema que é trivial. A esteira liga e quando da a partida do motor no painel o led fica piscando ininterruptamente. Troquei todos os IGBT que antes era k10t60 por GB20b60pd1. Fiz o teste no momento e a esteira ficou funcionando corretamento, porém, a placa está apresentando o mesmo defeito. O led fica piscando sem parar. Será que os Igbt queimaram de novo? Se sim, o que pode estar acontecendo para queimar os IGBT?

• 1 ano depois...
Postado

Não tenho painel para fazer o acionamento do motor. 

Posso fazer um curto entre o pino 1 e 5 e fazer o up/down colocando um botão dos seus pinos e fechando o contato entre o pino 1 ou 5?

Fiz este esquema! Seria assim?

post-690704-0-82535300-1437173324_thumb.

• 3 meses depois...
Postado

Posso fazer um curto entre o pino 1 e 5 e fazer o up/down colocando um botão dos seus pinos e fechando o contato entre o pino 1 ou 5?

Tá certo. Pode fazer sem medo.

Ainda tô aprendendo a usar o fórum. Como eu coloco fotos? Queria postar umas fotos do manual que tenho aqui.

Postado

Tá certo. Pode fazer sem medo.

Ainda tô aprendendo a usar o fórum. Como eu coloco fotos? Queria postar umas fotos do manual que tenho aqui.

Obrigado  Jwesleycm1 !!!

Conseguir montar um teclado aqui. Ficou legal e funcionou perfeitamente.

Estou procurando lojas para comprar os componentes mais baratos!

Nas lojas aqui da cidade os preços estão absurdos.

Para inserir uma foto basta apertar o botão de imagem que fica em cima da caixa de texto.

• Curtir 1
Postado

Obrigado  Jwesleycm1 !!!

Conseguir montar um teclado aqui. Ficou legal e funcionou perfeitamente.

Estou procurando lojas para comprar os componentes mais baratos!

Nas lojas aqui da cidade os preços estão absurdos.

Para inserir uma foto basta apertar o botão de imagem que fica em cima da caixa de texto.

Eu estava acessando do celular, lá não aparece. 

Costumo comprar nessa loja: http://www.pontodaeletronica.com.br/ ,  o Igbt pelo menos é barato.

• mês depois...
Postado

Colegas,

Tenho uma ADW01 aqui que está apresentando um problema um tanto diferente.

A placa é alimentada e o LED não acende! 

Verifiquei os seguintes pontos de alimentação: 320V da saída da ponte retificadora - ok

5V na entrada do ucontrolador - ok

Os drives que alimentam os IGBT's estão com tensão baixa +/- 4V. - Medindo entrei os pinos 1 e 8 do CI.

Testei o LED com o multímetro e o mesmo acendeu.

O teste que eu faço do ucontrolador é medir a resistência entrei os pinos 1 e 20. Tem outra forma de testar o ucontrolador?                                                                         

• 8 meses depois...
Postado

@Agricio estou consertando um com o igbt em curto, só foi um, você falou para tomar cuidado com alta tensão e corrente elevada, poderia citar qual procedimento de segurança devo realizar ao manipular esse adw? e quanto essa mica isoladora é tipo um verniz q fica embaixo da placa? tenho q coloca-la dps q retirar e soldar um componente?

• 1 ano depois...
Postado

Boa noite alguém poderia me ajudar!!Estou sem o painel aqui da placa adw01 e ao fechar o borne com jumper no pino 1 e no pino 5 ele somente altera a tensão e volta a 0.Não sendo constante a tensão.Estaria correto ou a algo errado com a placa.

Obs:Foi medido no conector que e conectado os fios do motor x6 e x4 e no X5.Desde já agradeço se alguém poder sanar está dúvida. 

adicionado 7 minutos depois
Em 29/08/2016 às 15:54, Aislan Carlos disse:

@Agricio estou consertando um com o igbt em curto, só foi um, você falou para tomar cuidado com alta tensão e corrente elevada, poderia citar qual procedimento de segurança devo realizar ao manipular esse adw? e quanto essa mica isoladora é tipo um verniz q fica embaixo da placa? tenho q coloca-la dps q retirar e soldar um componente?

Boa noite !!no caso precisaria colocar a mica novamente após a troca do igbt sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...