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Caros colegas, bom dia. Estou com algumas placas WEG IEE6.00 com os seguintes defeitos:

1ª) Liga, o led acende e quando mando iniciar a partida do motor ele não parte. (motor ok). O led pisca 3 vezes e apaga. Revisei todos os IGBT´s e estão todos ok.

2ª) Liga e o led pisca direto sem necessitar dar parida no motor.

3ª) Encontrei um IGBT em curto e no outro IGBT com o mesmo fora do circuito encontrei e medindo os pontos onde estão ligados os terminais do referido IGBT uma medição de aproximadamente 32 ohms. Será que o CI IR 2108 está com fuga ou em curto.

Agradeço antecipadamente a ajuda de algum colega que tenha já pegado estes tipos de defeito.

Postado
1ª) Liga, o led acende e quando mando iniciar a partida do motor ele não parte. (motor ok). O led pisca 3 vezes e apaga. Revisei todos os IGBT´s e estão todos ok.

Tem IGBT com fuga aí.

2ª) Liga e o led pisca direto sem necessitar dar parida no motor.

Ou IGBT em curto ou a mica isoladora do mesmo furou

3ª) Encontrei um IGBT em curto e no outro IGBT com o mesmo fora do circuito encontrei e medindo os pontos onde estão ligados os terminais do referido IGBT uma medição de aproximadamente 32 ohms. Será que o CI IR 2108 está com fuga ou em curto.

Se o COLETOR do IGBT entrou em curto com o GATE, com certeza absoluta o IR2108 foi p/ espaço.

Quero alertar p/ quem está mexendo com placas de esteiras como curioso, que tomar um choque no estágio de +B alto pode ser fatal. Aí tem além de tensão alta (± 350V) uma corrente também elevada que chega a mais de 20 ampéres. Repare no fuzível dessas placas, só 25 ampéres.

Agricio

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Tem IGBT com fuga aí.

Ou IGBT em curto ou a mica isoladora do mesmo furou

Se o COLETOR do IGBT entrou em curto com o GATE, com certeza absoluta o IR2108 foi p/ espaço.

Quero alertar p/ quem está mexendo com placas de esteiras como curioso, que tomar um choque no estágio de +B alto pode ser fatal. Aí tem além de tensão alta (± 350V) uma corrente também elevada que chega a mais de 20 ampéres de pico a pico. Repare no fuzível dessas placas, só 25 ampéres.

Agricio

Caro Agrício, obrigado pelas instruções, vou verificar IGBT por IGBT para ver qual está com fuga.

Quanto ao CI já substitui agora não tem mais a leitura de 32 ohms. Mas o Led da 3 piscadas para e dá mais 3 piscadas. Vou verificar os IGBT. Assim que resolver entro em contato. Obrigado novamente.

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Quanto ao CI já substitui agora não tem mais a leitura de 32 ohms

Antes de trocar esse C.I. você tem que trocar o IGBT que está em curto, caso contrário ele vai queimar novamente. O GATE do IGBT é ligado praticamente direto na saída de IR2108. O mesmo vai receber uma tensão de 350V onde tem que haver uma tensão de no máximo 11V com o motor parado.

Mas o Led da 3 piscadas para e dá mais 3 piscadas

Essa informação é de curto na saída.

Você sabe testar IGBTs?

Agricio

Postado
Antes de trocar esse C.I. você tem que trocar o IGBT que está em curto, caso contrário ele vai queimar novamente. O GATE do IGBT é ligado praticamente direto na saída de IR2108. O mesmo vai receber uma tensão de 350V onde tem que haver uma tensão de no máximo 11V com o motor parado.

Essa informação é de curto na saída.

Você sabe testar IGBTs?

Agricio

Já substitui o IGBT. Eu testo o mesmo com multimetro analógico na escala de 10 k. Está correto? Se não estiver, podes me explicar como testar? Muito obrigado.

Postado
Eu testo o mesmo com multimetro analógico na escala de 10 k

Correto;..... mas, ele faz o disparo e corte normalmente nas inversões de polarização de GATE?

Se trocou, colocou novo, melhor.

Agricioi

Postado
Não fiz essa medida. Isso é necessário, visto que o IGBT é novo? Eu só testo se ele está em curto. Se não estiver em curto, tudo bem.

Simplesmente você não sabe testar IGBTs.

P/ colocar aqui como se faz isso é preciso fazer uma animação via algum programa e eu ainda não consigo fazer isso.

Agricio

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Faz pouco tempo que estou trabalhando com este tipo de componente, e aqui em Vila Velha -ES, não se encontra quase nada de componentes para esteira. Só compro em São Paulo, só para teres uma ideia nem capacitor eletrolitico de 1000 uF x 250 v se encontra aqui. Só existem 5 lojas de componentes aqui na Grande Vitória.

  • 2 meses depois...
Postado
Faz pouco tempo que estou trabalhando com este tipo de componente, e aqui em Vila Velha -ES, não se encontra quase nada de componentes para esteira. Só compro em São Paulo, só para teres uma ideia nem capacitor eletrolitico de 1000 uF x 250 v se encontra aqui. Só existem 5 lojas de componentes aqui na Grande Vitória.

Olá,

Estou tentando consertar algumas placas do mesmo modelo.

Porém estou com dificuldades de em encontrar lojas para comprar os componentes.

Por exemplo: qual o site em que você está comprando os IGBT's? Ou você compra na loja? Sou de salvador e aqui ta muito difícil de encontra-los.

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Estou tentando consertar algumas placas do mesmo modelo.

Porém estou com dificuldades de em encontrar lojas para comprar os componentes.

Por exemplo: qual o site em que você está comprando os IGBT's? Ou você compra na loja? Sou de salvador e aqui ta muito difícil de encontra-los.

http://www.pontodaeletronica.com/SubCategoria-Capacitores-Poliester-11.aspx

Digite o codigo do IGBT na BUSCA do site p/ ver se tem o que queres?

Agricio

Postado

Ainda bem que vocês prestam atenção em nossas duvidas. E tentam responder da melhor forma.

Tenho uma dificuldade;

Estou com uma placa WEg iee6 com problema na visualização do painel. Porém, a esteira funciona normalmente, ou seja, eu consigo aumentar e diminuir a velocidade do motor.

Como posso resolver esse problema? Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

Postado
Esse painel funciona com pilhas?

Se sim, tente trocá-las p/ ver se resolve.

Agricio

Boa ideia!

Vou testar isso.

Postado
Esse painel funciona com pilhas?

Se sim, tente trocá-las p/ ver se resolve.

Agricio

Agricio,

fiquei feliz quando você me falou sobre as baterias, eu realmente pensei que o meu problema estava solucionado.

No entanto, eu testei uma placa antes e o painel funcionou normalmente, quando eu troquei de placa o painel não amostrava nada.

Eu não sei qual o componente que eu tenho que verificar e nem a parte do circuito que ta relacionada com o painel.

Postado
No entanto, eu testei uma placa antes e o painel funcionou normalmente, quando eu troquei de placa o painel não amostrava nada.

Display cansado raramente tem recuperação, só trocando mesmo.

Agricio

Postado
Display cansado raramente tem recuperação, só trocando mesmo.

Agricio

Eu acredito que o problema não esteja no painel.

Porque o visor do painel fica apagado apenas com essa placa.

Não sei mais o que fazer com essa placa.

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Eu acredito que o problema não esteja no painel.

Porque o visor do painel fica apagado apenas com essa placa.

Não sei mais o que fazer com essa placa.

Essa placa manda uma alimentação de 5v p/ o painel via cabos. Você verificou se tem essa tensão lá na saída do borne na placa e também do outro lado do cabo lá na entrada do painel?

Obs: Essa placa tem 3 terras isolados um do outro. É preciso tomar cuidado com isso.

Agricio

Postado

Obrigado mais uma vez Agricio!

Os seus comentários me ajudam muito, vou verificar onde sai os 5V deste cabo. Pelo material que eu pesquisei parece que o pino da extremidade é 5v e o do lado dele é o GND.

  • 4 semanas depois...
Postado

Ainda não conseguir resolver este problema!

Testei o cabo de alimentação do painel e encontrei o 5V no pino que manda informações para o painel.

O painel ainda não esta ligando o visor, porém eu consigo controlar as funções de velocidade do motor, ou seja, os botões do painel estão respondendo corretamente.

Postado
O painel ainda não esta ligando o visor, porém eu consigo controlar as funções de velocidade do motor,

Como é que você consegue controlar a velocidade do motor SEM OS IGBTs aí na saída???????.....você não está controlando nada aí não.

Aqui está a tabela com as funções de cada pino + a alimentação p/ o painel. Se estiver tudo como está na figura, então o problema só pode ser ligações dos fios entre painel e essa placa postada.

BorneWeg1_zpse4aaf7d9.jpg

Agricio

[email protected]

  • Curtir 1
Postado
Como é que você consegue controlar a velocidade do motor SEM OS IGBTs aí na saída???????.....você não está controlando nada aí não.

Aqui está a tabela com as funções de cada pino + a alimentação p/ o painel. Se estiver tudo como está na figura, então o problema só pode ser ligações dos fios entre painel e essa placa postada.

BorneWeg1_zpse4aaf7d9.jpg

Agricio

[email protected]

Desculpa colega, eu esqueci de falar o que aconteceu ta última vez que eu fui testar a placa. Esqueci de conectar o cabo branco do GND, isso me ocorreu um prejuízo na placa, queimou os igbts, um resistor de potência, o fusível e deve ter queimado o drive de controle também.

O problema do painel foi antes deste acidente.

Postado

Se os IGBTs entraram em curto com o gate, com certeza os drivers foram p/ o espaço e talvez até o µcontrolador.

Já alertei outras vêzes aqui p/ tomar muito cuidado quando mexer nessa placa. É um cascateamento sem isolação absurdo entre µcontrolador (5V)>>>drivers (16V)>>>>IGBTs (350V) e corrente próxima de 25A.

O IGBT mais barato que se encontra custa ± $35,00 cada um.

Boa sorte.

Agricio

[email protected]

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