Ir ao conteúdo

Como dividir internet sem usar cabos entre os roteadores

wesleyenfer

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso de uma força aqui...

Tenho um roteador Intelbras WRG 240 e uso a internet a rádio (o sinal chega à antena - nanostaichon [escrevi do jeito que fala] - conecto o cabo da antena no meu roteador Intelbras e uso a internet pelo meu notebook normalmente, ou seja, sem fio ligado a ele). Minha vizinha (mora em frente) tem internet velox e usa o roteador engenius ESR 1221 na conexão dela. Estamos querendo dividir a internet velox. A distância entre o roteador dela e o meu é de aproximadamente 50 metros, considerando que há paredes entre comodos e considerando que é impossível fazer conexão via cabo entre os roteadores.

Preciso saber passo a passo o que fazer (configuração) em cada roteador:

Preciso desconectar o cabo do nanostaichon que traz o sinal a radio para o meu roteador?

Tentei configurar os roteadores usando a orientação que li na internet “Levando sua rede sem fio para mais longe fácil, fácil” mas ainda assim não consegui obter sucesso.

Por favor, agradeço muito quem puder me dar uma força vou ficar constantemente grato.

Postado

Amigo o que você quer fazer é conectar os dois routers, o seu e o de sua vizinha, por meio de wifi certo ?

Bem... isso é diretamente impossível pois os dois routers operam como Acess Point e não Client, mas dá para fazer por intermédio de um equipamento novo que você teria que comprar, um terceiro acess point simples, como o Dlink DAP-1360.

A brincadeira é assim: Você irá comprar esse DAP-1360 ou equivalente, vai configura-lo como Wireless Client, vai conecta-lo na wifi de sua vizinha. Após isso irá posicionar esse acess point próximo de seu router e conectar um cabo RJ45 simples da porta LAN deste acess point na porta WAN de seu router.

Descartando a conexão radio que você já possui e configurando o seu router para modo DHCP, tudo funcionará perfeitamente. Dessa forma o novo Acess Point funcionará como se fosse seu novo modem.

O único problema com esse método é que o Acess Point deve ser capaz de conversar bem com o router de sua vizinha, ou seja, o sinal wifi dela deve estar bem forte em sua casa.

Postado

Então marcelogon, é possível mas não é compatível com o que o wesleyenfer espera, pois se fizer isso o wifi do router dele não vai mais servir ao notebook, que teria de operar conectado nas portas lan... nesse cenário ele teria que conectar o notebook direto no wifi do router da vizinha, fazendo o router dele se tornar inútil.

Postado

Entendi o que o clpods qui dizer, mas não posso configurar o engenius como sendo o roteador principal e o Intelbras como o acess point (ou vice versa) pois os mesmos não possuem esta propriedade? veja a imagem do modo que pode-se escolher no engenius:ABAAAeovYAA-5.jpg

Já o intelbras pode-se escolher no seu modo de operação a opção: "Cliente AP router" ou "AP roteador" Esses modos que os roteadores oferecem já não são o suficiente para que se faça o compartilhamento desejado?

Desde já agradeço a atenção...

Postado

Então wesleyenfer, o problema é o seguinte:

Para conectar seu router no router da sua vizinha, o seu router deve operar como Cliente AP router, para o seu notebook se conectar a seu router, esse deve operar em AP roteador. Dessa forma ou você conecta seu router no da vizinha, ou você conecta o seu notebook no seu router, não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, dessa forma o seu objetivo final, que é acessar via wifi pelo notebook, jamais será alcançado.

Então as únicas soluções são as seguintes:

-Ou você conecta o seu notebook diretamente no wifi de sua vizinha, fazendo com que seu router torne-se inútil

-Ou você configura seu router como Cliente AP router, conecta seu roteador no da sua vizinha, porém terá que conectar seu notebook com um cabo nas portas LAN, perdendo a mobilidade wifi do seu equipamento

-Ou você utiliza um novo equipamento para fazer o intermédio, como eu descrevi em meu primeiro post.

Não é possível alterar a configuração do router de sua vizinha para outro modo que não seja o AP, pois se fizer isso ela é que vai perder a conectividade wifi com os equipamentos dela, sendo obrigada a conectar via cabo na porta LAN.

Postado

Entendi meu amigo clpods,

Agora e se eu colocar uma antena maior (de 5dbi ou mais)... devo colocar no roteador dela ou no meu para alcançar o sinal no meu notebook?

Sendo assim, posso inutilizar um dos roteadores?... Caso positivo, qual vocês sugerem manter a utilização?

Postado

Bem, a substituição da antena por uma maior deve ser primariamente feita no roteador de sua vizinha seja qual for o procedimento, pois esse roteador é o "núcleo" da rede.

Posteriormente, caso venha a utilizar o método que eu disse no primeiro post ou usar seu próprio router conectado a cabo com o notebook, outra antena de alto ganho é bem vinda para melhorar a comunicação entre os dois routers.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!