Ir ao conteúdo

Philips 21PT5433/78R

Rvs

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, boa tarde!!!

Seguinte, essa tv estava com o vertical fechado, aparecia umas linhas coloridas, abria um pouco, tipo do meio para baixo, e tipo a tela invertida, na parte de cima, ou seja, ela ficou do meio para baixo, e desligando em alguns segundos, verifiquei praticamente todo vertical e não encontrei nada, troquei alguns capacitores q estavam com a capacitancia baixa, mas ele continua assim, era pra ter 20V6 no Q7464, esta dando mas de 50V e no Q7465 a tensão esta dando negativa, ou seja, era pra ter 12V esta dando -12, verifiquei os -12 e esta normal, q pode ser, ja verifiquei tmb os diodos 6446, 6463 e 6462 e estavam normais, e ai, alguma dica???

Desde ja obrigado!!!

• Coordenador
Postado

No esquema, a indicação da tensão no transistor 7465 esta errada, ela é negativa mesmo, sobre a tensão no 7464 estar alta deve ser porque o capacitor 2465 (10uF/160V) esta esgotado.

Os outros transistorzinhos desse circuito, você já verificou?

Postado

Exato amigo BC observando melhor o esquema, esta errado, com relação ao C2465 foi o primeiro a trocar, mas como não tinha novo, coloquei de sucata, mas com boa capacitancia, os os transistores q sao SMD (ODEIO)..rsrs sim, estão bons.

• Coordenador
Postado

Os transistores de saída, (Os de potência) 7464 e 7465, eles estão com a mica isoladora no lugar certinho?

Postado

Amigo BC, eles não tem a mica, tmb achei estranho, mas esse aparelho sou o primeiro a abri-lo ou seja, sempre funcionou sem problemas.

• Coordenador
Postado

Bom, sobrou os resistores no estágio de saída... R3470 (2R2), R3478 (1R), e 3477, 3473, 3474 (3R3)... deve ter algum aberto.

Postado

BC ou esse esquema não e dela, ou não sei, porque esses resistores não tem a mesma resistencia, e o R3477 não tem na placa, hj não tive muito tempo de pegar, mas vou tirar eles da placa e testar, aparentemente estão normais, mas com a resistencia diferente.

• Coordenador
Postado
BC ou esse esquema não e dela, ou não sei, porque esses resistores não tem a mesma resistencia, e o R3477 não tem na placa, hj não tive muito tempo de pegar, mas vou tirar eles da placa e testar, aparentemente estão normais, mas com a resistencia diferente.
Sim, nem todas estão implementadas com todos componentes do esquema, nesse caso, os resistores 3477,3473, 3474 estão todos em paralelo, ai é normal na placa não haver um ou outro!...
  • 2 semanas depois...
Postado

Ola amigos, desculpem, andei um pouco ocupado, mas voltando a esse fantasma..rs isso mesmo BC, mas continua na mesma.

• Coordenador
Postado

Vixi!, tenta conseguir um osciloscópio para verificar, em que ponto a onda sofre essa anomalia...

• Coordenador
Postado

Bom! como capacitores e resistores estão testados, sugiro trocar os três transistores SMD, 7461, 7462, 7466, o 7463 é fácil de ser removido e testado fora da placa, mas como são baratos, eu trocaria ele e os dois BD's de saída!... (colocaria tudo novo).

Depois de tudo, se o defeito persistir! A falha pode estar no processador... IC7200

Aproveitando!, verifique os componentes perto das saídas do vertical dele... (pinos 21, 22, 25 e 26), que seriam: R3480, 3484, 3485, 3486, C2488, 2496, 2497.

Foram os últimos que sobraram...

Postado

Amigo BC, não sei mas parece q ate q enfim encontrei o pro, ainda não sei porque não tenho o componente, fui novamente testando os componentes, e não sei se era meu multimetro q não esta legal (comprei 1 novo) encontrei o D6460 bipando, agora o problema e encontrar um desses aqui, ele e o BAS316 fiz uma pesquisa e posso substituir pelo BAW62, so q aqui não encontro nenhum dos 2, você saberia um outro q posso substituir???

• Coordenador
Postado

No lugar desse diodo BAS316, pode colocar um 1N4148, o problema é que ele não é SMD, mas substitui tranquilamente...

Postado

Ok BC, vou fazer o velho e funcional (RTP) RECURSO TÉCNICO PROVISÓRIO ou no popular gambiarra...rsrs...retornarei...!!!

Apos colocar o 1N4148, ela abriu e funcionou normal, mas esta desligando, ou seja, passa um tempo ligada e desliga, quando desliga geral, demora mas pra desligar, depois o tempo e menor, e agora q pode ser???

• Coordenador
Postado
Ok BC, vou fazer o velho e funcional (RTP) RECURSO TÉCNICO PROVISÓRIO ou no popular gambiarra...rsrs...retornarei...!!!
Hehehe!!!, gostei da abreviação dada! KKKK!!!

Pode ser que o screen ficou atacado após a tela abrir total, dê uma ajustada nele; Mas antes, troque o capacitor de filtro do RGB (C2447)(10uF), ele também costuma provocar essa falha.

• 2 semanas depois...
Postado

Ola BC, desculpe a demora, como esses aparelhos sao da familia, não tenho muita pressa..rsrsrs bom, com relação ao C2447 o mesmo esta normal, baixei o screem mas continua desligando.

• Coordenador
Postado

Rvs, Quando ela desliga, o Led dá umas piscadas?

Talvez ela esta informando, pelo número de piscadas do LED, qual é o setor que esta falhando!...

• Coordenador
Postado

OK!, uma coisa me chamou atenção nesse TV!, a alimentação do circuito de driver do horizontal, é alimentado inicialmente pela tensão de "Vaudio" da fonte, e depois pela tensão de "Filament" que é fornecida pelo flyback.

Então verifique como esta a tensão de "Vaudio" e de preferência troque o capacitor de filtro dela, C2561 (secundário da fonte) e o capacitor de filtro da tensão de "Filament" C2444 (perto do flyback).

PS: Já vi um defeito semelhante a esse, e era o Varicap! só depois de remover ele da placa o TV parou de desligar!, Mas não deve ser seu caso!.

• Coordenador
Postado
Ola BC, troquei os 2 capacitores e nada, do mesmo jeito, a tensão do VAUDIO esta normal, tirei tmb o varicap mas não adiantou praticamente 5segs ela desliga. Vi em outro forum q esse diodo 1N4148 não seria o substituto ideal para o BAS316 o ideal seria o BAW62. Sera esse o problema???

http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=43656.0

Rvs, não conheço esse diodo!, mas se você encontrar ele, não custa tentar!

Lembrando que o 1N4148 também é um diodinho rápido!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...