Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD 120 gb. Qual comprar??


lucasis

Posts recomendados

Estou querendo pegar um SSD de 120 pra dar um up no meu pc.

Me deparei com alguns modelos, mas sinceramente não entendo muito.

Andei vendo o Samsung 840 (TLC)e o Kingston v300 (MLC)

Tem também uns da OCZ, Intel, Corsair..

qual vocês me recomendam por até uns 400 reais??

Procuro por estabilidade, velocidade e preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intel só se for o Intel 520.

Corsair neutron GTX é uma categoria a cima, assim como o Samsung 840 Pro, estes dois são os suprassumos, porém bem mais caros.

Melhores custo x benefício e facilmente encontrados no mercado livre por esta faixa de preço que você procura: Samsung 840, Corsair Neutron, Sandisk extreme, OCZ Vertex 4

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse kingston v300 não é bom?

Eu andei vendo que o samsung 840 não é muito bom por ser tlc.. e velocidade de gravação baixa.. mesmo assim é tão bom quanto os citados?

O fato de ser TLC é o principal motivo para ele ser tão barato. Memórias TLC são mais baratas que memórias MLC, logicamente isto tem sua desvantagem e a principal delas é a queda de velocidade.

Porém a samsung tem um excelente sistema nos seus SSD's e fez um ótimo trabalho de otimização desta tecnologia, fazendo com que as TLC's estejam numa velocidade semelhante às MLC's.

Este seu argumento de que a velocidade de escrita é baixa já foi amplamente discutido aqui no fórum. É fato que ele tem uma velocidade de escrita abaixo de alguns SSD's top (o kingston V300 não é um deles), mas no uso geral a velocidade de escrita é infinitamente menos importante que a velocidade de leitura, que no caso do 840 é bem parecida com alguns Top's. Isto se deve a um fato simples: você irá escrever algo apenas uma vez, porém irá fazer leitura disto várias vezes.

O samsung 840 está longe de ser o melhor SSD do mercado, porém na sua faixa de preço é imbatível. Todos os outros nesta mesma faixa de preço são antigos e ultrapassados, inclusive este kingston que você perguntou.

Outro ponto: a velocidade sequencial de um SSD é apenas um dos muitos fatores que deve ser levada em conta na hora de escolhê-lo.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E no quesito vida útil?

Andei lendo por aí que a durabilidade das memórias TLC são BEM menores que as memorias MLC.

Quanto tempo de vida para esse samsung 840?

Eu vi uma tabela que criaram.

http://dennytorres.files.wordpress.com/2013/02/tabela-ssds-v3-3.png

O OCZ e Vertex tem consumo de energia ruim.

O Sandisk é mediano.

O Samsung 840 é bom, mas é TLC...

E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o samsung 830 é uma opção melhor, porém mais caro e está bem raro de se encontrar no Brasil.

Sobre a durabilidade, toda pessoa que fala que a durabilidade é menor realmente tem razão, já que memórias TLC usam 3 bit's por cédula, isto diminui a vida útil dele para cerca de 3500 ciclos. Porém, como eu já disse a samsung fez um trabalho esplendido na otimização dos recursos deste SSD e estes 3500 ciclos são melhor aproveitados que muitos concorrentes com 8000 ou 10000 ciclos.

Por fim, dizer que qualquer SSD irá durar X anos é uma falácia, é possível ter uma estimativa através de testes, mas cada tipo de uso pode aumentar ou diminuir este tempo de durabilidade. Falando em testes, em muitos testes o samsung 840 durou mais que SSD's com controladoras sand force, casos de intel 520 e OCZ Vertex 3, que teoricamente tem 8000 ciclos.

Por fim eu digo: tem SSD's trabalhando a 4~5 anos tranquilamente, e eu nunca vi um parar de funcionar por "fim de ciclos".

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muita pesquisa vi um modelo que parece ser o mais interessante todos..

Sandisk Extreme 120

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479911953-hd-ssd-sandisk-extreme-120gb-sata-30-_JM#questionText

Valores do fabricante

Sequential Read (up to) 550 MB/s

Sequential Write (up to) 510 MB/s

Random Read ( up to) 23K IOPS

Random Write (up to) 83K IOPS

MTBF** Telcordia, Stress Part 2.5M hours

É estranho.. como ele pode estar abaixo do Ultra Plus que é mais barato e tem velocidades nominais mais baixas? WTF!?!?!

Sandisk Ultra Plus

Sequential Read (up to) 530 MB/s

Sequential Write (up to) 290 MB/s

Random Read ( up to) 80K IOPS

Random Write (up to) 33K IOPS

MTBF** Telcordia, Stress Part 2M hours

Qual você compraria?? Samsung 840, Sandisk Ultra Plus ou Sandisk Extreme??

Deus.. que dúvida!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o SanDisk extreme o melhor SSD com a controladora Sand Force e por este preço está muito fácil decidir por ele, está fantástico o preço mesmo.

SanDisk Ultra Plus eu confesso que tenho pouco conhecimento, então prefiro não dar opinião sobre ele, mas vi que ele tem controladora Marvell e só por isso já o torna mais estável e menos suscetível a erros. Vou dar uma pesquisada melhor sobre ele.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Putsss, descobriu algo sobre o sandisk ultra plus?

Fui pesquisar sobre, porém é complicado eu cravar algo sem ter tido contato, então tudo que eu falar aqui será meio superficial.

O SanDisk Ultra Plus é relativamente novo. Ele usa uma excelente controladora que tem índice de erros muito baixa e é utilizada por outras marcas que fabrica SSD's excelentes, como os Plextor. A grosso modo a versão de 128GB tem taxas de velocidades bem parecidas com o samsung 840. Porém eu não encontrei nada que trate de um teste de durabilidade dele, então vou ficar te devendo isto.

De maneira superficial, falando de custo x benefício entre samsung 840 e SanDisk ultra Plus eu ficaria com o mais barato, já o SanDisk extreme perdeu o seu espaço, valendo a pena comprá-lo se estiver uns R$40 mais barato que os citados acima.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!