Ir ao conteúdo

Q8200 stock vs Q6600 para OC

P.Alexandrino

Posts recomendados

Postado

Boa, galera. Me surgiu a oportunidade de trocar meu Core 2 Quad Q8200 2.33GHz, num Q6600 2.40GHz. Se tratando de original, o Q8200 é melhor, mas pensei na possibilidade de pegar esse Q6600 pra overclock, já que minha MB praticamente não sobe mais o buss speed do meu atual, que é 333, e se colocasse 333 no Q6600, ele ficaria com 3.0GHz, tornando ele mais eficiente que o Q8200. Tenho um cooler Hyper TX3 e uma fonte que da conta do recado, mas ainda assim estou meio receioso sobre fazer essa troca. O que acham? É um bom negócio? A coisa que faço que mais precisa do processador, é apenas jogar, que esse tem atendido, mas da pra melhorar. E então? E negócio fazer essa troca?

Agradeço de já. Valeu!

Postado
Boa, galera. Me surgiu a oportunidade de trocar meu Core 2 Quad Q8200 2.33GHz, num Q6600 2.40GHz. Se tratando de original, o Q8200 é melhor, mas pensei na possibilidade de pegar esse Q6600 pra overclock, já que minha MB praticamente não sobe mais o buss speed do meu atual, que é 333, e se colocasse 333 no Q6600, ele ficaria com 3.0GHz, tornando ele mais eficiente que o Q8200. Tenho um cooler Hyper TX3 e uma fonte que da conta do recado, mas ainda assim estou meio receioso sobre fazer essa troca. O que acham? É um bom negócio? A coisa que faço que mais precisa do processador, é apenas jogar, que esse tem atendido, mas da pra melhorar. E então? E negócio fazer essa troca?

Agradeço de já. Valeu!

Colega, eu não faria tal troca. Para jogos acho melhor você investir numa placa-de-vídeo mais forte, pois pela sua assinatura a sua é meio fraquinha. Fique quietinho com o Core2Quad Q8200 mesmo.

Boa sorte!

Postado

Tambem tenho mobo travada a 333mhz FSB,só consegui subir ate 342 pelo SETFSB,acima disso travou.

Meu Q8400 2.66 mal segura uma hd 7850(fica horrivel para jogar,a placa mal trabalha),um q8200 deve chegar até 7750 ou 7770,o q6600 é melhor em stock(alem de ter o dobro de cache) e você pode fazer OC nele tambem de 3ghz,que faz uma diferença boa,unico ponto negativo é ser mais antigo,de 65nm,não sei a diferença para um quad de 45nm,pelo que vi não consome mais nem esquenta mais.

Postado
Tambem tenho mobo travada a 333mhz FSB,só consegui subir ate 342 pelo SETFSB,acima disso travou.

Meu Q8400 2.66 mal segura uma hd 7850(fica horrivel para jogar,a placa mal trabalha),um q8200 deve chegar até 7750 ou 7770,o q6600 é melhor em stock(alem de ter o dobro de cache) e você pode fazer OC nele tambem de 3ghz,que faz uma diferença boa,unico ponto negativo é ser mais antigo,de 65nm,não sei a diferença para um quad de 45nm,pelo que vi não consome mais nem esquenta mais.

Algumas diferenças: latência maior nos caches nos modelos de 65nm, o que deixa o cache mais lento; maior consumo elétrico; maiores temperaturas; ausência de instruções SSE4.1 nos modelos de 65nm. Sim, o Core2Quad Q6600 tem um cache e um clock maiores que o Q8200, mas devido a evoluções na tecnologia, a performance do modelo de 45nm é similar, mesmo tendo especificações piores, sendo que o consumo elétrico e as temperaturas são melhores que os modelos antigos de 65nm. Overclock a 3.0GHz? Ótimo! O Core2Quad Q6600 fica bem fortinho para um processador antigo, mas isso esquenta um tanto razoável, então o uso de um cooler bem forte se faz necessário, e para esse fim te garanto que um CM Hyper TX3 não é suficiente. É por causa disso que não estou recomendando essa troca. Por fim: o Core2Quad Q8200 em stock não gargala uma Radeon HD 6570. Para jogos um upgrade de placa-de-vídeo seria mais interessante que mexer no processador.

Boa sorte!

Postado

Sim, concordo com os pontos. Mas o foco do meu UP não é para rodar games melhor de já. É porque caso eu faça essa troca, eu não gastarei nenhum centavo, por isso não se cogita pra agora a troca pra uma VGA melhor, que vai requerer um investimento. A dissipação do TX3 é de 130, enquanto o Q6600 precisa de 105, ou seja, menor que a capacidade máxima do cooler. Meu medo é de pegar esse processador, e ele queimar, mesmo que não passe do limite de temperatura seguro. Sobre a nova VGA, vou ter que esperar até poder comprar ela e uma nova fonte, mas já estaria com a parte do processador com UP.

Postado
Sim, concordo com os pontos. Mas o foco do meu UP não é para rodar games melhor de já. É porque caso eu faça essa troca, eu não gastarei nenhum centavo, por isso não se cogita pra agora a troca pra uma VGA melhor, que vai requerer um investimento. A dissipação do TX3 é de 130, enquanto o Q6600 precisa de 105, ou seja, menor que a capacidade máxima do cooler. Meu medo é de pegar esse processador, e ele queimar, mesmo que não passe do limite de temperatura seguro. Sobre a nova VGA, vou ter que esperar até poder comprar ela e uma nova fonte, mas já estaria com a parte do processador com UP.

http://www.anandtech.com/bench/Product/52?vs=53

Está aí um comparativo entre o Q6600 e o Q8200... Como você vai notar, praticamente não há diferença em performance. Eu até confesso que prefiro um pouco o Q6600, por causa de suas especificações mais parrudas (mas atente a tudo o que já falei, sobre o cache ser mais lento, apesar de maior, e não ter SSE 4.1), mas há quase um empate técnico entre a performance dos dois. Se a troca será sem ônus, vai do gosto então se você vai ficar com o Q8200 ou o Q6600... Se fosse um Q8400 nem teria o que pensar, pois o Q8400 é melhor, mas já que a dúvida é entre Q8200 e Q6600, fique com o que você for mais com a cara, mas não espere grandes alterações na performance ou funcionamento do PC.

Boa sorte!

Postado

Sim, mas eu pegaria o Q6600 só se fosse para OC em torno de 2.80ghz a 3.0ghz, que aí que ele sairia ganhando. Acho que vou pegar ele e testar aqui com o cooler a 3.0ghz e ver como fica sua estabilidade e temperatura...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!