Ir ao conteúdo

Cooler ocilando retatdadamente

lucasshin

Posts recomendados

Postado

Olá preciso de ajuda ref meu Cooler.

- AMD PheomII x4

Cooler original

- Asus M4N68T-LE

8GB DDR3 1600

750GB SATA

Radeon HD6870

Corsair 550W REAL

Win7-64

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

- Meu cooler, (original amd) sempre funcionou bem, sempre oscilou as velocidades corretamente de acordo com o que era estabelecido no Q-FAN (de acordo com as temperaturas).

- Ele é bem potente, faz um barulho ***** e chega a 6.000 RPM

:: PROBLEM ::

- Mas ontem após umas mexidas na placa de video, memoria, etc...

notei que o cooler ficou LOUCO.

(fica bem lento, ai da uma partida pro maximo, depois roda fraco, roda forte, roda medio, as vezes PARA, da uma arrancada e fica nessa...)

- Eu to sentindo que isso nao é bom...

Ja configurei tudo a respeito do Q-FAN, tentei programas, deixei no padrão mas nada....

:: TESTE ::

1º Teste:

Achei que era com a placa mãe, mas ai eu cortei os fios do fan e adaptei um molex,

Da FONTE DIRETO PARA O COOLER, (+12V) e (+0V)

Resultado:

O cooler não parou de rodar... Mas continuou Oscilando as velocidades retardadamente, mesmo estando um pouco mais forte !

Será que é defeito no Cooler ?

O que vocês acham ?

Postado

Pode ser sujeira no motor do cooler, ou mesmo falta de lubrificação.

Faça uma manutenção na fan e veja se o problema persirste.

Caso não saiba como faze-lo, é muito simples, basta seguir o tutorial abaixo.

Faça o teste e poste os resultados.

Abraço e boa sorte

Postado

Hmm, legal.

Gostei... Vou fazer amanhã ...

- amigo pfv, compreende meu pensamento...

Olha, meu cooler, parece ta com vontade própia, ele roda normal, dps roda beeem forte e fica mudando assim em questão de segundos, ate pensei que a placa-mãe tava com problemas de mandar a tensão certa pra a ventoinha...

Mas como eu liguei ele direto na fonte (via 12V e 0V), não acredito que um conector periférico (12V) tem essa capacidade de ficar oscilando de tensão loucamente, já que tenho 3 fan que não fazem isso.

Deve ser no cooler mesmo né ?

Postado
Hmm, legal.

Gostei... Vou fazer amanhã ...

- amigo pfv, compreende meu pensamento...

Olha, meu cooler, parece ta com vontade própia, ele roda normal, dps roda beeem forte e fica mudando assim em questão de segundos, ate pensei que a placa-mãe tava com problemas de mandar a tensão certa pra a ventoinha...

Mas como eu liguei ele direto na fonte (via 12V e 0V), não acredito que um conector periférico (12V) tem essa capacidade de ficar oscilando de tensão loucamente, já que tenho 3 fan que não fazem isso.

Deve ser no cooler mesmo né ?

Sim, seu raciocinio está correto. Mesmo ligado nos plugs da placa mãe, ou em saida molex, não há essa variação de tensão a ponto de fazer com que a fan mude de rotação.

Como o próprio autor do Tutrial diz, o acumulo de sujeira pode ocasionar esses travamentos, então há uma grande probabilidade de que seja este o problema. Faça a manutenção e veremos como o cooler reage.

Postado

aff, eu fui fazer igual no video, ai a ventoinha parou de rodar, agora que fuuuude vez.

Mas eu comprei ja um Corsair Hydro H60, deve ser bom né ?

- Paguei sedex e to esperando chegar...

quando chegar eu falo se deu certo ta?

Obrigado cara, breve eu te digo o que deu !

Postado
aff, eu fui fazer igual no video, ai a ventoinha parou de rodar, agora que fuuuude vez.

Mas eu comprei ja um Corsair Hydro H60, deve ser bom né ?

- Paguei sedex e to esperando chegar...

quando chegar eu falo se deu certo ta?

Obrigado cara, breve eu te digo o que deu !

Uma pena que isso tenha acontecido amigo. Infelizmente as Fans

também tem vida útil, e pelo visto a sua chegou no limite.

Corsair H60, apesar de ser um pouco salgado no preço, é sim um excelente cooler, com certeza deve manter seu processador gelado.

Posta mesmo os resultados com o novo cooler, além de enriquecer o tópico, pode sanar a dúvida de algum colega no futuro.

Grande abraço

Postado

H60 instalado e tudo muito bem, cara obrigado pela sua ajuda ! Muito obrigado mesmo !

olha ai...

34g4kli.jpg

cara esse cooler é incrivel, aparentemente dissipa pouco calor, mas deixa processador literalmente gelado *

Nunca vi ele em 31º

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!