Ir ao conteúdo

PWM em 3V, servo em 5V, tem problema?

Danilo.Andrade

Posts recomendados

Postado

Estou trabalhando com uma aplicação de PIC nova, onde tenho de mover uma caneta usando um servo. Adquiri recentemente um TG9e, um servomotor até bem comum para modelismo ^_^, e que é o bastante para mover a caneta que eu quero. Para o meu projeto, evitando o uso de várias CPU's, decidi optar por usar um PIC18F46J50. O problema está na saída de sinal PWM do PIC, que é em 3.3V, e o servo funciona em 4,8V :huh:. A diferença é pouca, mas pra quem mexe com isso, sabe que folgas de tensão e exageros de tensão causam alguns danos com o passar do tempo :mellow:. Então, é necessário amplificar o sinal do meu PWM? Caso seja, como deve ser o circuito para que o sinal seja amplificado de modo correto?

Postado

Olha nao estou querendo criticar, mas para você que programa pic, sabe o funcionamento do pic me espanto quando perguntou como deveria ser o circuito amplificador...

Apenas saber o funcionamento correto de um transistor que você vai saber a resposta para isso..

ponha o sinal na base de um transistor configurado em emissor comum, claro, ponha um resistor na base do transistor para n queimar o pic, um resistor no coletor e o sinal do pwm saira no coletor, mas ele saira invertido, para inverter novamente faça outro estagio igual esse mas com o transistor pnp.

O sinal pwm que conseguira nisso sera praticamento o tatal da fonte!! Se a fonte for 12v tera um pwm de 12v... A partir disso ja sabe o que fazer ne? então maos a obra! Qualquer duvida poste a.

Postado

Não se preocupe com a crítica, eu gosto de escutar as que eu posso^_^. Sim, eu conheço o funcionamento dos PICs, conheço também alguns modos de amplificar um sinal. Entretanto: como todo projeto que faço, faço várias versões, adicionando ou removendo alterações subsequentes e, a cada uma dessas, realizando novas pesquisas. Já havia incluído no meu projeto os transistores BC846 e BC856, com seus respectivos resistores, mas não sabia como ficava a modulação do sinal após a amplificação, pois estou sem osciloscópio(_(, e não tive como fazer um teste real, apenas simulações (não desmerecendo estas, mas testar o circuito na mão te garante que você fez certo).

Já havia encontrado referência sobre a inversão do sinal após o primeiro transistor, mas apenas citações-_-. Daí veio a necessidade de perguntar aqui no fórum: há pessoal muito mais experiente que eu, que saberia dizer qualquer detalhe a mais que fosse necessário, e que eu não soube notar. Quanto ao circuito de amplificação, perguntei mais no sentido de descobrir se havia algum outro modo de amplificar, ou apenas descobrir outro integrado que facilitasse minha vida (resistores, transistores e afins, as vezes, vem num CI dip, o que facilita na hora de fazer a soldagem na placa).

Enfim, continuarei com os transístores. Agradeço a atenção.

Obs.: ia esquecendo de comentar outro motivo de perguntar aqui no fórum: eu coloquei também o modelo do servomotor que eu escolhi (TG9e), pois este usa 4.8V, e não encontrei NENHUMA referência em datasheet sobre o integrado que o controla, e não sei, ainda, dizer se os 3.3V do PIC são suficientes para o integrado do servo reconhecer o sinal do PWM (caso não aceite, precisa dessa pequena amplificação de sinal). O único material que eu encontrei referente a esse servo, foi usando sinal em 5V (portanto, ele tolera esse excesso). Mas, a dúvida sobre a essa aceitação do sinal do PIC direto no servo, ainda permanece.

Postado

Eu nao entendo muito de pic e posso te dizer o amplificador, o que eu te falei com dois transistor ira sair um sinal quadrado.. Faça um amp classe C, conhece? E depois com oitro transistor inverta o sinal novamente..

Postado

Já verificou se o sinal de controlo precisa mesmo de ser 5V ?

Veja o datasheet.

Se me não engano num que usei o sinal de contrlo tinha de ser de 3 a 5V.

Se tiver de usar transistor pode usar apenas um. Basta fazer a inversão do sinal no software da pic.

Postado

Pesquisando no site da fabricante, achei outro servo, semelhante ao TG9e, o HXT900. Ele reconhece sinal de 3V, o primeiro não reconhecia. Fazer circuitos a mais ia deixar meu circuito caro (ainda mais).

Postado
Pesquisando no site da fabricante, achei outro servo, semelhante ao TG9e, o HXT900. Ele reconhece sinal de 3V, o primeiro não reconhecia. Fazer circuitos a mais ia deixar meu circuito caro (ainda mais).

Boa.

Bem me parecia que estava correcto.

Como vê assim fica mais simples, e escusa de usar transistors desnecessários.

Postado

Desse modo eu consigo reduzir um pouco o custo, além de manter todo o projeto mais limpo. Por questão de experiência, se eu colocasse mais elementos pra lidar com o sinal do PWM, ia dar ainda mais atraso, que seria mais cálculo pelo processador do PIC, que seria mais linha de código, que geraria mais e mais atribuições secundárias, e por ai vai... Com este novo servo o processo está mais "imediato".

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!