Ir ao conteúdo

Conectar remotamente a mais de um servidor.

NatanKellmann

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia a todos,

Eu estou com um grande problema. Tenho uma rede em minha empresa com 5 servidores, sendo dois Windows Server 2008, um Windows Server 2003, um Linux Ubuntu e um DVR para câmeras. Pois bem, tudo isso está conectado a um Switch que por sua vez está conectado a um Roteador Cisco.

Com o roteador Cisco eu consigo apontar um DMZ Host, ou seja um computador padrão para quando eu acessar o IP ao invés de cair no roteador ele entre direto no computador que eu delimitar, exemplo se eu acessar o ip 177.141.230.188 (ip externo) ele ira acessar o computador 192.168.0.170 (ip interno). Ele permite também configurar um único DynDns, ou seja posso colocar http://www.exemplo.dyndns.org ao invés de acessar pelo IP externo citado acima.

Ai que vem meu problema, como eu somente consigo apontar para uma unica maquina, eu não consigo fazer o acesso remoto direto para os outros servidores, pois se eu criar mais de um DynDns ele sempre aponta para um único IP (177.141.230.188), não temos um roteador para cada computador e assim todas as maquinas estão conectadas ao mesmo roteador.

Então tivemos a ideia de colocar um servidor para fazer esse direcionamento para cada computador podendo assim acessar cada servidor remotamente com um DynDns diferente, meu diretor comentou comigo que seria possível fazer isso através de um computador Windows XP, estou tentando configurar esse direcionamento para os servidores mais sem sucesso. Procurei em inúmeros fóruns e não achei nada a respeito de como fazer isso.

Alguém poderia me informar como poderia fazer isso através do Windows XP?

Ficaria muito agradecido.

Obrigado.

Postado

Olá NatanKellmann

Como o Windows eu não sei te informar como fazer esta configuração.

Mas com o Ubuntu Server 10.04 LTS você faz da seguinte forma:

1) Instala o Open SSH Server e Client no Ubuntu;

2) Redireciona o trafego da porta 22 com NAT Virtual Server do Roteador para o Ubuntu;

3) Instale Clientes de SSH nos 5 servidores restantes;

4) Crie regras no firewall do outros 5 servidores para que aceitem conexões tcp da porta 22 vindas do Ubuntu.

Agora tudo funcionará perfeitamente.

Modem => Roteador => Ubuntu 10.04 LTS => Switch => Servidores

Postado

Olá Alan Taranti,

Muito obrigado pela dica mais infelizmente não é o que eu procuro fazer no Ubuntu. O server ubuntu é um proxy e está voltado somente para isso. A ideia é fazer com outro computador realmente.

Mas muito obrigado.

Postado
Olá, bom dia a todos,

Eu estou com um grande problema. Tenho uma rede em minha empresa com 5 servidores, sendo dois Windows Server 2008, um Windows Server 2003, um Linux Ubuntu e um DVR para câmeras. Pois bem, tudo isso está conectado a um Switch que por sua vez está conectado a um Roteador Cisco.

Com o roteador Cisco eu consigo apontar um DMZ Host, ou seja um computador padrão para quando eu acessar o IP ao invés de cair no roteador ele entre direto no computador que eu delimitar, exemplo se eu acessar o ip 177.141.230.188 (ip externo) ele ira acessar o computador 192.168.0.170 (ip interno). Ele permite também configurar um único DynDns, ou seja posso colocar http://www.exemplo.dyndns.org ao invés de acessar pelo IP externo citado acima.

Ai que vem meu problema, como eu somente consigo apontar para uma unica maquina, eu não consigo fazer o acesso remoto direto para os outros servidores, pois se eu criar mais de um DynDns ele sempre aponta para um único IP (177.141.230.188), não temos um roteador para cada computador e assim todas as maquinas estão conectadas ao mesmo roteador.

Então tivemos a ideia de colocar um servidor para fazer esse direcionamento para cada computador podendo assim acessar cada servidor remotamente com um DynDns diferente, meu diretor comentou comigo que seria possível fazer isso através de um computador Windows XP, estou tentando configurar esse direcionamento para os servidores mais sem sucesso. Procurei em inúmeros fóruns e não achei nada a respeito de como fazer isso.

Alguém poderia me informar como poderia fazer isso através do Windows XP?

Ficaria muito agradecido.

Obrigado.

Cria uma VPN Remote Access no roteador.

Loga na VPN através de qualquer IP público.

Acessa qualquer servidor através do endereço local.

Postado
Cria uma VPN Remote Access no roteador.

Loga na VPN através de qualquer IP público.

Acessa qualquer servidor através do endereço local.

Olá fellipecoser,

Sim é desta forma que eu estou utilizando no momento, entrando no computador XP para acessar os outros servidores com IP local de rede interna.

Mas fui informado que seria possível criar direcionamentos, como pode ser feito pelo roteador direcionando a apenas um computador, mas com Windows XP existe um recurso que pode ser utilizado para fazer esse direcionamento a vários computadores sem precisar acessar um computador dentro do outro. Eu somente gostaria de saber como faço para ativar esse recurso que existe no XP?

Postado

Ao invés de utilizar a DMZ você pode fazer direcionamento de portas no próprio roteador. Por exemplo:

Porta 50389 - RDP Windows 2008

Porta 51389 - RDP Windows 2008

Porta 52389 - RDP Windows 2003

Porta 8080 - HTTP Câmeras

O redirecionamento irá funcionar da seguinte forma:

O que vier externamente na porta 50389 será redirecionado para o servidor Windows 2008, na porta 51389 para outro servidor e assim por diante.

Para isso basta você informar qual porta deseja se conectar antes de efetuar a conexão.

Postado
Ao invés de utilizar a DMZ você pode fazer direcionamento de portas no próprio roteador. Por exemplo:

Porta 50389 - RDP Windows 2008

Porta 51389 - RDP Windows 2008

Porta 52389 - RDP Windows 2003

Porta 8080 - HTTP Câmeras

O redirecionamento irá funcionar da seguinte forma:

O que vier externamente na porta 50389 será redirecionado para o servidor Windows 2008, na porta 51389 para outro servidor e assim por diante.

Para isso basta você informar qual porta deseja se conectar antes de efetuar a conexão.

Olá xucrute,

Obrigado pela sua dica, meu roteador é sisco e foi feito isso mais na hora de configurar o DynDNS ele não aceita portas somente o IP externo.

Tentei entrar usando as portas mas sem sucesso.

Teria mais alguma dica?

• Membro VIP
Postado
Olá xucrute,

Obrigado pela sua dica, meu roteador é sisco e foi feito isso mais na hora de configurar o DynDNS ele não aceita portas somente o IP externo.

Tentei entrar usando as portas mas sem sucesso.

Teria mais alguma dica?

Não é uma limitação do DynDNS, porque eu utilizo ele e consigo acessar roteador, cameras IP, computadores via VNC usando portas. (Ex.: meunome.dyndns.org:portaroteador)

E funciona para todos. Agora as portas devem estar redirecionadas no roteador. Realmente existem alguns roteadores que são limitados, por exemplo ele aceita redirecionar a mesma porta de origem. Por exemplo se o VNC estiver configurado para porta 5900 você consegue redirecionar IP:5900 apenas. No outro computador você tem que obrigatoriamente configurar para o VNC usar outra porta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!