Ir ao conteúdo

NoBreaks + filtro de linha + aterramento?

dmarks

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Já li vários excelentes tópicos do FALLER, mas ainda fiquei com essas dúvida:

Onde eu moro, não é tão incomum algumas quedas de energias bem rápidas - geralmente apenas algumas "piscadas". Por isso estou pensando em um Nobreak.

Após ler os tópicos do autor citado, pretendo comprar o filtro de linha Computer Protector PRO, da CLAMPER, com um devido aterramento (só pra constar, minha região é 220).

Eis as dúvidas:

É "normal", ou mesmo "adequado", ligar um nobreak e um filtro de linha juntos? Se sim, em qual ordem? Nobreak ligado no filtro, e este na tomada do aterramento? Ou o filtro no nobreak, e este no terra?

Imagino também que aqueles módulos isoladores, que "dispensam" aterramentos, não sejam indicados em nenhum caso, mesmo com um filtro de linha, correto?

Estou com meu computador parado, esperando sanar essas dúvidas. Qualquer ajuda será extremamente bem-vinda.

Postado

Aqui ligo direto, até porque de acordo com a APC meu No-break já possui filtro de linha.

Com relação ao aterramento, é aconselhável, logo serve como área de ''escape'', num caso de raios violentos. -_-

Postado

É "normal", ou mesmo "adequado", ligar um nobreak e um filtro de linha juntos?

Não, uma coisa dispensa a outra. Use o nobreak se tiver absoluta necessidade dele. Ou use o filtro com proteção contra surtos se o objetivo for dar proteção.

Postado
Não, uma coisa dispensa a outra. Use o nobreak se tiver absoluta necessidade dele. Ou use o filtro com proteção contra surtos se o objetivo for dar proteção.

Kayke, mesmo com essas quedas rápidas de energia você recomenda usar ou um ou outro? À princípio, minha intenção em usar ambos ao mesmo tempo era justamente pela proteção do filtro e, para evitar os desligamentos repentinos de meu pc devido as quedas de energia, usar o nobreak.

A energia aqui às vezes também oscila (as lâmpadas enfraquecem um pouco, para logo depois voltar ao normal). Nesse caso, o filtro ou o nobreak é mais recomendado?

Johne, qual o modelo de seu nobreak? É normal eles terem esse "filtro de linha"? Ou isso é característica dos modelos mais caros?

Postado
Johne, qual o modelo de seu nobreak? É normal eles terem esse "filtro de linha"? Ou isso é característica dos modelos mais caros?

Em alguns No-break's (se não todos) veem descrito suas características bem como recursos.

Meu No-break é um APC da linha Smart-UPS Senoidal 1500 VA / 1050 Watts.

• Membro VIP
Postado
Kayke, mesmo com essas quedas rápidas de energia você recomenda usar ou um ou outro? À princípio, minha intenção em usar ambos ao mesmo tempo era justamente pela proteção do filtro e, para evitar os desligamentos repentinos de meu pc devido as quedas de energia, usar o nobreak.

A energia aqui às vezes também oscila (as lâmpadas enfraquecem um pouco, para logo depois voltar ao normal). Nesse caso, o filtro ou o nobreak é mais recomendado?

Nenhum dos dois..

Uma boa fonte resolve essas questões de oscilação brincando.. Olhe ai uma fonte co, PFC ativo que mantém as tensões que um PC necessita, completamente estáveis com a tensão de entrada variando de 35 a 254 Volts..

Sua fonte tem PFC ativo, em que faixa de tensões ela opera??

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

É normal eles terem esse "filtro de linha"? Ou isso é característica dos modelos mais caros?

Bons no-breaks tem filtros de linha a sua entrada, internamente aos mesmos...

Só coloque um filtro de linha antes do no-break se necessitares ligar alguns outros equipamentos que não merecem que os ligue no no-break, por exemplo, impressora, caixa de som, som em geral, etc.. Ai você liga esses equipamentos nesse filtro de linha

Até existem no-breaks por ai que dispõe de muitas tomada em sua traseira, algumas delas são efetivamente back-up de energia e as outras são simplesmente saídas de seu filtro de linha interno, justo que queres fazer ai...

Postado

Faller, minha fonte é a TITAN POWER 650. Ela tem PFC Ativo.

A fonte é essa: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Titan-Power-650-da-Max-Power/2029/1

sua etiqueta:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=39900

Essa fonte está adequada para os problemas de oscilações? Se sim, então eu não precisaria do filtro de linha, e investiria apenas em um nobreak e o aterramento?

Quando você disse "Só coloque um filtro de linha antes do no-break se necessitares ligar alguns outros equipamentos ", então seria essa a situação: o Nobreak ligado na tomado do fio terra (com apenas o computador e o monitor ligado no nobreak), e o filtro de linha ligado no nobreak (com a impressora, modem da internet e som ligados no filtro). Está correto?

• Membro VIP
Postado

Amigo, a função do filtro de linha nunca foi nem será aquela de corrigir nem proteger contra oscilação da tensão da rede... A função do filtro de linha é a de limpar a energia e proteger contra surtos de tensão derivados de raios e daqueles gerados pelo desligamento de cargas pesadas na rede elétrica..

Sua fonte, basta observar na etiqueta, pode operar de 100-240Volts e ainda tem +- 10% de tolerância, isto é, ela opera de 90 a 264 VAC sem ter de trocar chave alguma. Ela portanto resolve problemas de oscilação de tensão sem o menor problema...

Não. Sempre o filtro de linha deverá ser ligado na tomada. Ao filtro de linha se liga todo o restante dos equipamentos, tais como impressora, modems, e até seu PC e monitor ou se desejares o no-break no qual PC e monitores serão ligados

Postado

A configuração do meu pc é a seguinte:

HD 1,5 Tera

memória 4gigas

placa de vídeo nvidia GTX 650TI

processador Core I5 2500

fonte TITAN POWER 650

Monitor LED 21 + impressora +modem de internet GVT

Um nobreak apenas seria útil na falta de energia, para que o computador fosse desligado corretamente? Enquanto a energia estivesse ligada, ele seria apenas um "estabilizador" com todos seus malefícios?

O que seria mais recomendado para essa minha configuração, em um cenário onde há oscilações de energia e, às vezes, falta energia (mas não o suficiente para justificar um nobreak caso ele seja útil apenas para isso)? Além disso, não tenho preocupação em "perder um trabalho" por falta de energia, minha preocupação mesmo é com a segurança do equipamento.

1- usar o nobreak e o aterramento.

2- esquecer o nobreak, e usar apenas um bom filtro de linha mais o aterramento.

3- usar o filtro de linha, o nobreak e o aterramento ao mesmo tempo.

O Nobreak que eu compraria seria esse:

http://www.mixpelinfo.com.br/perifericos/estabilizador/no-break-1300va-maxxipower-preto-bmi.html

Postado

Mais uma coisa: Caso a recomendação seja pelo uso de um bom filtro de linha mesmo, eu deverei comprar algum tipo de transformador antes de ligar alguns equipamentos nele, como o som, por eles serem 110v e minha região 220v, correto? Ou há filtros de linhas que já fazem isso?

• Membro VIP
Postado
Mais uma coisa: Caso a recomendação seja pelo uso de um bom filtro de linha mesmo, eu deverei comprar algum tipo de transformador antes de ligar alguns equipamentos nele, como o som, por eles serem 110v e minha região 220v, correto? Ou há filtros de linhas que já fazem isso?

Adote um autotransformador, filtros não fazem isso dai...

Postado

Faller, e quanto ao nobreak que eu linkei, de acordo com o cenário descrito e minha configuração, você o recomenda ou seria melhor o filtro de linha mais esse autotransformador?

• Membro VIP
Postado
Faller, e quanto ao nobreak que eu linkei, de acordo com o cenário descrito e minha configuração, você o recomenda ou seria melhor o filtro de linha mais esse autotransformador?

Uma fonte de 650 Watts, super dimensionada para sua config, vai demandar um no-break que consiga entregar 650/0,8 + 40 = 852 Watts..

O no-break citado, de 1.300VA e com fp (fator de potência) desconhecido, pois está descontinuado, em seu lugar a BMI lançou o Maxxi Power2

Se observares, o anúncio tem uma foto de cada um deles, ficando ou deixando na dúvida..

No site da BMI e nas características do Maxxi Power2 tem FP=0,5

Desse modo a potência que ele é capaz de entregar é de 1.300 x 0,5 = 650 Watts, insuficiente para sua config, que necessita de aporte de 850 Watts no mínimo..

Acho, penso realmente que não deves adotar no-break, desse tipo dai, verdadeiro estabilizador em 99% do tempo, enquanto a energia tiver presente, e um gerador de forma de onda retangular no restante do tempo, para proteger seu hardware. Ele mais agride que protege..

Adote um bom filtro de linha e um autotransformador para alimentar os equipamentos que de 110 Volts necessitam...

Postado

Obrigado pelas informações Faller!

Fiz o aterramento em minha residência e, com tudo o que você disse, resolvi dispensar o nobreak e comprar um bom filtro de linha.

Após ter lido suas recomendações sobre os filtros de linhas e, por eu usar uma internet DSL da GVT, o mais recomendado seria esse:

Filtro Condicionador Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 220V - Padrão Novo

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0v

Estou correto ou deixei passar alguma coisa?

E quanto a esse site http://www.videosonic.com.br/ é confiável?

Postado

Com relação ao no-break aqui citados acima, ligados a loja Atera Informática, devias não citar ou cogitar-se num ou vários nobreak's defasado e descontinuado numa loja com lotes deste, fora de padrões atuais.:angry:

Penso que já mais deveria sugerir, ou mesmo creditá-lo.:cool:

Att.

Postado

Pessoal, agradeço a todos pela ajuda, em especial ao Faller! As dúvidas que eu tinha foram sanadas!

Comprei o filtro de linha citado da UPSAI e coloquei o aterramento. Junto com minha fonte, com PFC ativo, acredito que consegui a proteção que gostaria.

Pode fechar o tópico :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!