Ir ao conteúdo

Opinião sobre filmadores Sony (e outras) gravarem em segmentos no HD (ou cartão).

Painter

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Eu sempre tive e tenho uma filmadora que grava em VHS-C.

Agora estou querendo comprar uma mais moderna, simples, e usada mesmo, lá pelas bandas do iML, que grave em memoria flash, HDD interno, etc.

Contudo nas minhas pesquisas na WEB, ouvi rumores de que algumas (ou todas) as cameras modernas gravam em segmentos na memoria e depois na hora de visualiza-los na TV ou PC se tem até milhares de segmentos, que para junta-los se perde um tempão.

Uma delas é a Sony DCR-SR 42

Outras que pesquisei mas não sei ao certo e que estou em vias de fazer negocio é as:

Sony DCR-SR40 , DCR-SX 40 e Sony DCR-HC52 (miniDV)

Como são modelos antigos e alguns dos senhores provavelmente já tiveram uma delas, pergunto ao pessoal do ramo se procede este negócio delas gravarem em segmentos e não continuamente até o fim da capacidade do storage.

Quem quiser dar sua opinião sobre os modelos citados e outros, agradeço.

PS: Estou atras dessas filmadoras que tem um bom zoom e filme no escuro, e no caso mais em conta, por isso estes modelos SD antigos.

Postado

Vamos lá....

Gravar em segmentos não é tão ruim quanto parece.

Imagine, a filmadora gravar um arquivo só. Digamos que o dispositivo de armazenamento dela, grave 120 minutos (um cartão SD de 4Gb). Como você chegaria a determinada cena ? Como seria complexo carregar este arquivo ?

E, o mais importante, se ocorresse um dano no arquivo (qualque corrupção de dados), era dar adeus ao video inteiro !

Espertamente, as filmadoras gravam arquivos separados. Um arquivo, a cada vez que você aperta REC. Chato juntar ? Um pouco. Mas é mais prático.

Se você não quer muito trabalho, o NERO junta eles para você e te entrega um DVD prontinho. Trabalho com filmagens e já experimentei em arquivo inteiro e "pedacinhos". "Pedacinhos", são melhores !

Quanto a fina miniDV... Evite. Já foi um grande e confiável tecnologia, agora é ultrapassada e não é prática. Filmadoras miniDV tem desgastes mecânicos, gastam mais baterias, etc... Para assistiro o que gravou, você tem que usar a filmadora (mais desgates) ou passar para um DVD (é um saco capturar video a partir de miniDV, principalmente levando em conta as filmadoras atuais, que você "espeta" no PC e transfere arquivos como se fosse um pendrive).

Quanto ao bom ZOOM: 12x é ótimo. Acima disso, sem um tripé, você terá imagens tremidas. Sou profissional, experiente e sei o quanto é difícil manter uma imagem estável, acima de 12x.

Quanto a filmar no escuro: modelos amadores, fazem isto, com imagem bem ruim (aquela imagem verde, péssima). Nenhuma filmadora de qualidade "filma" no escuro. Boas filmadoras, filmam em condição de baixa luminosidade, mas elas custam caro (acima de R$ 2000,00 no mercado paralelo).

Procure filmadoras com CMOS de 1/4 ou maior, use um iluminador LED, e terá boa qualidade, mesmo em baixa luminosidade.

Modelos Panasonic, Sony e Canon, são as mais recomendáveis. Mas, mesmo no Mercado Livre, você não encontra nada realmente bom, abaixo de R$ 1500,00.

IMPORTANTE:

Filmadora com HDD, não é recomendável. Você tem uma grande capacidade de armazenamento (imagine 11 horas de vídeo, eu um arquivo de 120Gb !!!), mas há maior consumo de energia e uma menor confiabilidade.

Tenho uma HDR-XR150 da Sony, e desisti de usar o HDD dela. Uso apenas cartão.

Ah... Para editar, segmentos são melhores. Você escolhe a cena que quer, muda a ordem das cenas, sem ter que verificar o video inteiro, para dividir as cenas.. Segmentos são tudo de bom ! Já experimentei os dois !!

Postado

Não quero entrar em polêmica mas gosto da Mini DV, trabalho com ela na HVR-1000. O trabalho maior é copiar a fita para o PC. A imagem é boa e grava em HDV 1080i. Para amador, não recomendo, usa aquela que tem um cartão, e tenho uma Samsung Q10BN com cartão de 32GB e grava 4 horas em alta resolução (HDV) ou 8 horas em DV. Como jpaimvideo fala, todas gravam em segmentos, o motivo já foi dito, segurança do filme. O Nero junta tudo e também temos o velho e gratuito Movie Maker. Quanto a luz, sempre precisa de luz para filmar, pouca luz somente as profissionais e tem que saber usar muito bem. A Samsung que uso é boa, e com pouca luz filma muito bem. Não compra com HDD, é fria e dá muita dor de cabeça, para quem está começando ou quer somente para se divertir (viagens, recordações de festas, etc.) uma com cartão é muito boa, prática, barata e pode comprar quantos cartões forem necessários.

Postado

Amigo NESTOR

Grato por suas explicações.

voce poderia explicar melhor porque as com HDD são complicadas?

No meu caso particular. é somente para diversão mesmo e o recurso night vision (ou NightShot) é para me fazer uma filmagem dormindo, para ver se não tenho (ou tenho) alguma doença respiratória, ou seja juntar tudo numa camera só.

Vi nas especificações do CNET.Com que dois modelos se ajustam ao que preciso:

Sony DCR HC52 (miniDV) http://reviews.cnet.com/digital-camcorders/sony-handycam-dcr-hc52/4507-6500_7-32775767.html

Sony DCR SR45 http://reviews.cnet.com/digital-camcorders/sony-handycam-dcr-sr45/4507-6500_7-32860901.html

No meu caso, não quero investir num aparelho que irá ficar a maior parte do tempo quardado, ou seja, algo usado mesmo mas que funcione e lógico, mais barato.

Como sempre usei as VHS-C, não tenho preconceito as Mini DV, se achar uma para compra, acho que optarei por este modelo, visto que ela não deve gravar em segmentos.

Se tiver vontade e quiser mandar mais comentários (assim como outros colegas) sinta-se a vontade. Explique o caso das com HDD serem complicadas.

Lhes agradeço pela atenção.

Postado

Bem... Agora especificada a aplicação, pode comprar uma miniDV, sem problemas.

Quanto ao HDD, ele consome mais bateria, e não é confiável. Minha XR150, para de gravar se houver algum tipo de vibração (movimento, som alto, etc...). O HDD se perde e dá enchimento de buffer. Só uso cartão.

Postado

Bom, você falou "é para me fazer uma filmagem dormindo", a fita dura 1 hr. então terá que acordar a cada hora para trocar a fita. Nesse caso, para filmar quando você dorme, compra com HDD pois com o silencio da noite seguramente não terá problemas, porque não haverá nada para prejudicar a gravação, que é o maior problema. Quanto ao nigth shot, não creio que uma filmadora amadora funcione bem na escuridão, nunca testei no escuro mesmo, sempre filmei com bastante luz e as poucas vezes que usei com pouca luz, não foi escuridão total e funcionou bem.

Postado
Bom, você falou "é para me fazer uma filmagem dormindo", a fita dura 1 hr. então terá que acordar a cada hora para trocar a fita. Nesse caso, para filmar quando você dorme, compra com HDD pois com o silencio da noite seguramente não terá problemas, porque não haverá nada para prejudicar a gravação, que é o maior problema. Quanto ao nigth shot, não creio que uma filmadora amadora funcione bem na escuridão, nunca testei no escuro mesmo, sempre filmei com bastante luz e as poucas vezes que usei com pouca luz, não foi escuridão total e funcionou bem.

Certo NESTOR,

No caso da filmagem dormindo, pensei em usar a filmadora conectada a o meu velho Video Cassete com uma fita de 8 horas rodando.

Nesta pretensa filmadora Mini DV (ou outra) não sei se isso é possivel, mas com minha velha VHS-C é possivel, apenas esta não tem função Night Shot.

Impressionante o que o JPA disse sobre o HDD. Para de gravar com som alto, vibração, etc.Será que se der uma guspida ela também para de gravar ou da erro?

Na Sony SR45 parece que ela tem função de gravar em Cartão, ou com o HDD.

Agradeço pela atenção a mim dispensada pelos amigos e se tiverem mais dicas ou sugestões, mandem bala

Felicidades a todos

=========================================================

Esqueci de perguntar ou mencionar nas minha pergunta anterior.

Meu primo me deu uma Filmadora Sony DCR DVD650 que não grava mais (no mini-DVD) e não grava no cartão as imagens (só fotos).

Pela descepção ele deu ela para mim.

A fabulosa e desonesta assistencia técnica da Sony de minha cidade (Rib. Preto) disse ser preciso trocar o leitor optico que só custa a algo perto dos $500,00 (compensa trocar isso ou comprar uma maquina nova???????).

Mas pode ser que alguém tenha alguma solução para tentar salvar esta cancorder e pensando nisso, peço aos senhores se conhecerem alguém que possa resolver o caso, peço o favor de me indicar para contato. Acho difícil, mas pode-se tentar, né

Qualquer coisa mandem aí.

Obrigado

Postado

R$ 500,00 para botar para funcionar uma filmadora miniDVD !!

Eu não pagaria nem R$ 50,00...

MiniDVD é a pior tecnologia lançada para filmadoras, foi a maior enganação possível: o cliente, que não conhecia nada de filmadoras, chegava na loja e o vendedor (que não conhecia nada também, e que também não era muito honesto) dizia que filmadora com miniDVD tinha a vantagem de, terminada a gravação, era só colocar o miniDVD no DVD player e assistir. Ele só esquecia de dizer que, tinha que finalizar o miniDVD, que se tivesse alguma vibração durante a filmagem, os dados poderia ser corrompidos, que o miniDVD, na época, custava muito caro, etc...

Filmadora com HDD não é confiável, pelos motivos que já citei. O HDD interno tem partes mecanicas, como um HDD de computador. Ele consome mais energia, aquece mais, etc... A minha parou de gravar, quando tocava som alto (caixas de som em ambiente fechado). Talvez, em um quarto, funcione. Mas, ainda aposto em cartão SD, que é mais garantido.

As filmadoras miniDV, que possuem slot para cartão, não gravam vídeo no cartão. Os cartões são apenas para fotos, mesmo, e isto é normal.

Dá uma olhada na filmadora Benq M23, ela é barata e tem nightshot.

Postado

Eu concordo com tudo que jpaimvideo falou, apenas acrescentando que tem filmadora que cria um arquivo unico se for o caso alguns modelos Samsung faz isso se for selecionado, usando botão REC funciona como PAUSA durante a gravação.

Gravar no VCR a partir de qualquer filmadora pode sim vai usar a saida pra TV na entrada video e audio In do VCR.

Mas o melhor é usar uma filmadora de cartão algumas tem opções de qualidade baixa e que vai dar muitas horas de gravação num cartão de 8GB por exemplo.

Exemplo: Minha filmadora Genius HD580T grava 8.40 Hs na qualidade WEB (320x240) ou 2 hs. na qualidade para DVD (845x480), num cartão 4 Gb.

Para gastar 500,00 no conserto de uma filmadora MiniDV ou DVD sem duvida eu optaria pela compra de uma nova, uma que pela ficha tecnica me parece igual ou melhor que as miniDV (SD) veja aqui

Sony dcr-sx22 não confundir com dcr-sx21 que tem muita diferença.

Melhor que esta deve partir para as FullHD

Fita MiniDV não é essa maravilha que muitos dizem, agora mesmo acabei de copiar 12 eventos para DVD em 2 teve problemas na reprodução e mesmo nos que passou deu alguns erros as vezes. e olha que tava usando uma Sony HD1000 que fez a gravação, tentei noutras filmadora e foi pior, sem falar que as fitas eram novas, originais da Sony e Panasonic ja pra prevenir problemas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!