Ir ao conteúdo

Que cuidados eu devo ter ao usar um ferro de solda de 40W?

LHLaurini

Posts recomendados

Postado

Olha, eu comprei outro dia um ferro de solda de 40W (220V). Funciona bem, fica suficientemente quente em dois minutos ou menos (porque eu nunca olhei no cronômetro :D ), ele derrete facilmente a solda, que se solidifica em quatro ou cinco segundos. Ok... Mas eu tava pesquisando na internet, até que eu li em algum lugar que o ferro de 40W não é muito adequado para transistores e circuitos integrados :unsure:. Mas li também que tinha um cara de usava um de 60W (com a ponta fina). O ferro de solda que comprei tem, mais ou menos, 1.5mm de diâmetro, na ponta.

Então, é o seguinte: que cuidados eu devo ter ao usar um ferro de solda de 40W? Eu posso soldar transistores e CI's? E componentes SMD?

Postado
o truque esta em não deixar esquentar muito o componente.

Obrigado. Talvez uns dois ou três segundos e deixar esfriar, não? Prender uma garra jacaré nos pinos do transistor ajuda?

Postado

Como já dito, o que importa é o tempo do ferro em contato com o terminal do componente, quando mais potente, mais rápido ele consegue aquecer o interior do componente e maior a temperatura.

Outro fator que considero importante é o tipo de aquecimento por causa da eletricidade estática. Os ferros antigos (FAME) o fio de niquel-cromo ficava exposto, separado por fitas de mica e com o tempo poderia até encostar na ponta de cobre, o que queimava componentes sensíveis e dava choque se encostasse na ponta.

Hoje em dia, o mais comum é com resistência cerâmica, que isola completamente o elemento aquecedor da ponta de solda.

Att,

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...