Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida nova para pc velho


MSLEXtreme

Posts recomendados

Tenho um pc velho/fraco que meu pai usa para entrar na internet(ver noticias).

Esse quando ligado parece um avião dentro de casa,o maior ruido sai da fonte,e o restante do cooler do processador,que fica a mais de 1000 RPMs e o processador continua quente(45 sem fazer nada),mas o problema é que o pc da pau quando o processador está tem 50 Graus!A placa de vídeo num da conta de nada(mal aguenta o YouTube),pra complicar,não tem sensor de temperatura ,muito menos um cooler decente,acabei colocando um fan de 80 sobre ela.Memória é pouca(1,5 GB)e meio antiga(DDR2 533),alem de não possuir dual chanel .

Resumindo: Pouco pc para muito problema

Eu queria dar uma revitalizada nele,até porque ele era para estar ao lado da tv ,mas com esse desempenho...

Segue as configs. dele

Windows 7 Ultimate 32 Bits(totalmente desbalanceado com o resto do sistema)

Celeron D *** 3 GHz(esquentadinho o bicho,mesmo com um cooler novo com menos de 1 ano a temp está igual,até troquei a pasta termica mas nada)

ECS P4M800 Pro-M(meio velha mas nunca deu problema)

1,5 GB DDR2 533 Markvision(genérica)

HD WB 120 GB Sata 2(boa marca)

FX 5500 128 Bits 256 MB(bem fraca,tem desempenho inferior ao de uma FX 5200,não sei o motivo disso!)

Fonte C3 Tech 350R(acho que não aguenta o pc,faz uma barulheira e sai um VAPOR quente)

Drive d DVD LG(unica peça lolvável desse pc)

Todo espremido num gabinete da positivo

____________________________________________________________

A única coisa original desse pc é o gabinete e o processador.

Não estou disposto a gastar(a principio)nada,até por que ele é ligado por meu pai 1 vez acada mês e seria dinheiro tocado fora.

Qualquer dica de otiminização é valida!

Obg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há muiito o que fazer. Começe pela fonte, abra-a e verifique visualmente se não tem capacitores estufados ou sinais de avaria por calor. O barulho vem do cooler. Troque-o que fica bom, caso não haja mais danos nela. De resto, apenas um cooler de boa qualidade para ajudar a ventilar o gabinete. Quanto a VGA, verifique o estado fisico dela, do mesmo jeito que fará com a fonte. Descarte a possibilidade de peças defeituosas visulamente. Caso não tenha, de resto é fazer uma limpeza geral e ver se muda alguma coisa. Um linux talvez aliviasse a pressão sobre as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o cooler da fonte,o problema dele é a alta rotação,mesmo sem nada aberto,ela faz um barulho alto.

Não entendo como um cooler novo não segura esse celeron! O cooler desse pc é 2x maior que o meu(cooler box intel),tem mais RPMs e não da conta do recado!O cooler anterior é era um Cooler Master,menos que essse atual,mas ele não fazia muito ruido.

A placa de vídeo,vish,é muito ruim,mas ela estava no 3D Mark 2001 inferior a uma FX 5200!Ela também num é 0 Km,teve ja uns probleminhas no cooler,mas tudo foi resolvido,mas vou checar!

A respeito do linux também ja cogitei sim instalar nele,mas não defini nenhuma distro ainda,estava pensando em : Linux Mint,Debian,alguma coisa bem parecida com Windows(até mesmo o react OS,mas ele não aceita HD com mais de 8 GB,nem RAM acima de 512 MB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o cooler e sim o dissipador. Há baixa transferência do processador para ele e por essa razão, o cooler não retira esse calor. Invista num dissipador melhor que ajudará bastante. No caso do cooler da fonte, grande chance de ter pifado o mancal. O giro talvez esteja correto, mas o alto barulho vem do desgaste. Esses coolers são baratos, troque por um de igual tamanho que deve ajudar. Quanto ao Linux, tem muitos. Smpatizei com o CentOS. Veja se esse mapa ajuda na escolha\;

http://oseomessias.files.wordpress.com/2010/04/linuxdistrotimeline.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A poeira pode estar acumulada nas aletas do dissipador do cooler, por dentro o que faz a temperatura aumentar.

Se trocar o fan da fonte por outra de 10 reais vendida nas lojas pode ser que diminua bastante o ruído já que é fraco na rotação.

Talvez tenha que instalar um fan exaustor na traseira do gabinete para fazer cair a temperatura do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no sul é tenso achar boas lojas de informática,na minha placa de vídeo,paguei R$ 100 a mais pela mesma placa no ML.Rondo a cidade para achar um cooler desde o ano passado e nada ,Mas vou colocar um óleo nessa ventoinha,até que eu ache uma loja que venda cooler.

Sobre o fan exaustor,eu usava ele até a placa de vídeo começar a dar pau pela temperatura ,quando tive que usar ele em cima da placa de vídeo.

Vou fazer um pequeno over nessa VGA,bem básico para não forçar muito ela,ver se melhora alguma coisa.

Acho que vou colocar o Linux mint nele,mas meu pai é contra,não sei porque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito sacrifício achei uma loja decente de informática.

Comprei 2 coolers,um pro meu pc,e outro para esse.Ambos de 12 CM com leeds ,alimentados tanto pela fonte ou pela conexão da placa mãe.

Tenho agora mais um cooler de 90 sobrando para colocar nele.

Qual serial os melhores lugares?

Vou checar a fonte hj!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô ML,eu achei uma distro de linux,chama-se Biglinux.É em português e parece muito com windows.Vem já com alguns aplicativos instalados,facilitando o uso pra quem não conhece,como eu.Baixei a imagem ISO na net,é só digitar o nome e baixar.Se lhe for útil,vai aí a sugestão.Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça,Eu coloquei o fan de 12 CM ali no lado da fonte,e a bicha ficou mais queta?! Acho que ela deve ter algum sensor de calor,sei lá,ela diminuio o ruido,o vento(que por sinal saia antes muito quente),parece que até troquei de fonte! Mas se ela começar a berrar de novo vou trocar o fan dela.Aliás,os fans são da Akasa de 1700RPM(não são nada silenciosos)

perfeitoestranho,acho que ela foi descontinuada certo?Perdoem eu se eu estiver errado!

Mas olhem só,esses cooler vieram com um adaptador para molex(padrão em 12 volts,preto+amarelo)e um cabo que pode se conectar à placa mãe para controlar a velocidade(coisa que minha placa mãe não tem),queria saber como diminuir a velocidade deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão,foi sim,mas parece que chegaram ao limite de uso,ou seja esta completa.Acho que só o Ubuntu é mais flexível,mas não fácil como o Biglinux. Para o seu pai seria muito mais fácil por não ter que procurar aplicativos para usar.sem falar que é em português.Mas eu ainda não conheço o Ubuntu e só de pensar em ter que compor um índice de programas que muitas vezes não funcionam direito,dá até calafrios! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o Ubuntu(13.04) e posso te falar,iria ficar muito ruim nele!Por mais que o Ubuntu(pelo menos aqui)consuma pouca memória,em termos de processamento ele usa 24% de cada core aqui(4 cores),imagina num sistema que nem dual core é?!Vou testar aqui o Big Linux e posto o que achei dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...