Ir ao conteúdo

Dúvida geral sobre windows server 2012

yurigobbo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo entender alguns princípios básicos do Windows server em geral, eu sou bom em aprender sozinho qualquer coisa relacionado a computadores =) mas sobre o Windows server existem inúmeros termos que mesmo pesquisando pelo google não encontro ou não é muito bem explicado e nunca citam exemplos para melhor entendimento... Como começarei ano que vem faculdade de redes e ir atrás de certificados por uma questão de necessidade, eu não posso esperar aprender tudo isso daqui alguns anos, a empresa onde comecei a trabalhar é totalmente irregular a infraestrutura de TI -___-' é um caos arrumar isso aqui e o que mais me emputece são os servidores piratas e cheio de vírus >=(

eu dou uns rebolados pra administrar aqui mas está difícil, vou regularizar tudo por aqui e estou arrancando a verba ao poucos para fazer isso e preciso começar da raiz, os servidores... e venho estudando e como disse alguns termos me barram e não consigo avançar nos estudos... queria ajuda de quem entende para me dar uma explicação para continuar a entender =D

1 - O que são instancias vituais? e o Windows server 2012 é capaz de criar várias VPNs ou tenho que fazer isso pelo router/software?

2 - Notei que a versão datacenter do WS2012 "instancias virtuais" ilimitadas e a standart tem 2, vantagem e desvantagem de ambas please? =)

3 - Servidor virtual é inferior a servidor físico? Servidor virtual limita o físico?

4 - Servidor virtual ou VPN? Ou um não tem nada a ver com o outro pois fazem funções diferentes?

5 - O que é esse hyper-V por mais que eu leio não compreendo muito bem por falta de exemplos... é uma espécie de overclock ou algo a ver com o Hyper-threading do Pentium 4?

6 - O que a opção "nuvem" é capaz no WS2012? ela armazena dados? Faz backup do servidor? Serve como outro servidor para acessar programas instalados e compartilhado na rede/nuvem? O active directory controla essa nuvem? O active directory será substituído pela nuvem? tem tanta coisa dessa nuvem que não estou entendendo nada por falta de exemplos e explicações, na net não acho nada e no site da Microsoft só confunde a minha cabeça...

7 - Esse "VDI" é substituto da VPN? Posso conectar ao servidor através de um browser qualquer usando este VDI por exemplo num celular android ou o navegador do Playstation vita? algo mais improvável de funcionar XD

8 - O VHD me deixou confuso, uns falam que é uma copia do ghost da Symantec outros instalam nele Windows como se fosse uma maquina virtual, não entendi nada... XD ainda vem o VHDX do server2012 pra piorar meu entendimento e qualquer Windows tem este recurso?

9 - Sou obrigado a usar powershell? Ele tem os mesmos comandos básicos do cmd.exe?

10 - É possível fazer upgrade de um Windows server 2008 pipipitchu virar original 2012 com as devidas licenças tudo bonitinho e manter todas as configurações sem ter que refazer nada? Perde os arquivos ou não perde nada? Se tiver um SQL instalado nele corre o risco de ter incompatibilidade? Terei que reconfiguar o SQL?

tirando esse monte de duvidas posso começar a estudar por conta e fazer testes até pegar o jeito da coisa =D

Obrigado!

• 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!