Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows Server Ou Linux


Los_pulgas

Posts recomendados

Fala pessoal, como vão ?

espero que bem.

Estou com um serio problema, trabalho com manutenção de micros e redes.

E de uns tempos pra cá perdi bastante trabalhos por não saber usar o linux...ai entrei em panico :ahh: e corri atras e to pra começar o curso de linux ´daqui um mes.

Mas eis que surge esse ultimo window server novo.....e abala o linux, pois já ouvi muita gente falar que esse windows é tão seguro quanto o linux e bem mais fácil pra configura e tal.....enfim....

Nunca usei esse win, e não conqueço ninguém que tenha usado.

Então venho a vocês pedir esse help. :help:

Opinem ai sobre o que vocês acham sobre eles, pra montar servidor e tlz...

coloquem qual vocês preferem e porque !!!

Pra quem opinar muito obrigado, pois saber isso vai me ajudar e muito

pois um curso de linux não é bararto

grande baraço a todos e até mais

OPINEMMM :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa e aí beleza?cara fui em uma palestra do 2k3 sbs e gostei muito dele e tive o prazer d usar o 2k3.Sem sobra d duvida o sistema e muito estavel e tem uma otima configuração com ele você tem controle total sobre sua rede...Agora sobre o linux não posso dizer nda porque nunca usei o mesmo..Mais é bom cara você fazer o curso d linux ,compare a hora d manutençao windows q ta em cerca d R$50 e a do linux R$200

falou Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a questão segurança isso é muito relativo, tanto windows como linux a segurança quem faz é o administrador somado com a educação dos usuários (aquele papo que todos sabem do que eles não podem fazer ou abrir, senhas etc).

Entre os dois a escolha depende de vários fatores, a principal é o custo $$$ a segunda é funcionalidade, como você não conhece direito os dois lados, fica complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wellington, não entendi muito bem o que você quis dizer com ' você não conhece direto nenhum do dois lados.' mas também não é importante, levando em consideração que a pergunta foi construida para questionar os OS's em questão.

Ou seja, se quiser deixar um comentario mais construtivo, sera muito bem recebido, pois pode ajudar outros além de mim.

Espero que entenda melhor o topico, pois a pergunta não se relaciona conheçimentos individuais mas sanando a sua duvida, sobre linux, realmente sou leigo, sei muito pouco, mas windows até hoje não deixei a desejar, senão não teria tantos clientes, mas isso també mnão vem ao caso

Mas a questão não é essa, o topico foi posto para saber mais sobre o novo win sever, pois não é todo mundo que quer pagar ai , 150, 200 reais na hora do linux, fora que sempre tem gerente de firma reclamando que não consegue fazer nada no servidor, não duvido do potencial do linux, porém é pouco acessivel para muitos!! como eu.

Mas fazer o curso é interessante, agora se alguem souber mais sobre esse novo win sever, poste ai, sera que é ele realmente muito estavel falando em relação de virus e tal, segurança, como disse o wellington segurança quem faz são os administradores, mas o OS tem q colaborar um pouco.

Um amigo disse que esse win não deixa a desejar perante o linux(levando em cponsideração que cada um tem um gosto), por isso fiquei curioso a respeito desse OS.

A relação custo não se discute eu sei, não tem jeito.mas fazer o que? se ele for tão bom quanto ouvi falar, e tão acessivel quanto parece, acho que vai valer a pena gastar um pouco e deixar o cliente feliz, pis ele vai ter um servidor que ele ao menos vai poder mexer em coisas basicas, ao invés de sentar e so poder olhar.

Bom é isso, grande abraço a todos e bom fim de semana

Ps: Wellington, nada pessoal na postagem, so quis deixar claro a duvida em questão ok?

Abraços e até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu disse 'você não conhece direto nenhum do dois lados' foi no sentido de 'quando não se conhece os dois lados', você não foi voltado à você como pessoa.

Eu tenho grande experiência com servidores linux, já instalei servidores linux na SONY do Japão, Fuji do Brasil, Ministério de Justiça do Estado de São Paulo entre outros.. E servidores Windows eu estou me formando MCSE agora.

Com relação aos custos isso e muito relativo, na empresa do meu pai eles compraram um SBS 2003 que saiu R$12.000,00 para sete computadores em um empresa de pequeno porte, que na minha opinião foi burrice. Você pode gastar menos na mão de obra, mas gasta uma fortuna em licenciamento e no produto. No linux você adqüire de graça e gasta um pouco mais com o profissional, que não vai custar nem menos da metade do custo de um servidor Windows 2003.

O servidor Windows possui inúmeras funcionalidades para redes que utilizam clientes Windows 2000/XP integrando completamente esses clientes, já o linux não faz esse tipo de coisa, mas ele pode ter o mesmo controle em clientes que sejam do mesmo sistema.

Apesar do custo do profissional ser mais barato, a longo prazo acaba saindo caro pelo problema de licenciamento de Terminal Server, clientes, suporte direto da Microsoft, atualização (compra de produtos mais novos quando a mesma deixar de dar suporte para quem usa uma plataforma antiga).

O linux assim como o Windows server, podem ser configurados de tal maneira que possam necessitar bem menos de manutenção, mas o Windows é mais complicado, em empresas que utilizam Exchange por exemplo, o profissional que vai cuidar dessa parte cobra mais caro que um profissional que vai cuidar de um servidor linux inteiro.

Como é cobrado por hora, caso aconteça um problema na base de dados do Exchange, o profissional leva nada mais, nada menos do que quatro dias para colocá-lo em produção novamente. Isso em grandes empresas, no caso de empresas menores leva um dia ou dois no máximo. Um servidor de email em linux, mesmo utilizando um tipo de banco de dados para armazenar as mensagens não leva mais do que alguns minutos para fazer a manutenção.

A grande falha que vejo no linux é a completa falta de ferramentas gráficas, prontas para manutenção do sistema, o que não acontece com as interfaces do Windows. Coisas triviais como configurar um DNS, DHCP no Windows que leva alguns minutos no Windows pode levar algumas horas no linux ou até menos, pois tudo tem que ser feito na mão.

Eu não sou contra linha de comando, mas dependendo do trabalho que se vai fazer é um saco.

Em sistemas Windows Server tem como você preparar a instalação de mais de 100 clientes ao mesmo tempo com tudo configurado através de RIS, no Linux já não tem essa possibilidade, e a hora do profissional que vai cuidar dessa parte no linux vai sair bem salgado para a empresa.

Então eu vejo assim, antes eu apenas conhecia o Linux como servidor, agora conheço o Windows, os dois tem grandes vantagens depende muito da situação, de maneira geral, da empresa e das necessidades da mesma. Essas mesmas que falam que um profissional linux é mais caro, são as mesmas que sempre tem problemas de vírus nas suas redes e grandes problemas de segurança, pois a grande maioria deixa de dar trabalho para uma pessoa qualificada para aproveitar o preço mais baixo de uma pessoa não qualificada.

Mas isso tem em ambos os casos, tanto em linux como microsoft, as emrpesas estão enxugando custos, e erros acontecem nestas decisões.

Por isso que recomendo que aprendam a utilizar os dois, tanto linux como Windows e principalmente para aqueles que prestam serviços para que você não perca trabalho por não dar suporte para essa ou aquela plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tudo bem, isso não vem ao caso, obeira.

Mas muito interessante o seu poste, com certeza vai ser muito util, para todos.

Bom fica evidente que se formos discutir relação custo, o linux ganha com folga, e a segurasnça, bom essa eu senti que deu uma balançada com esse novo windows.

Se alguem ai já o usou, pode dizer se ele realmente é tão seguro quanto dizem, pois dizem que ele não deixa a desejar diante o linux, eu nunca vi, mas acho que não deve ser tudo isso, mas vai saber, quem sabe o tio bill não surpreende.

Quanto ao linux, é mesmo interessante fazer, pois mesmo que ele caia de conceito no mercado, muita gente não troca ele por nada.

O meu grande problema(pelo menos aqui na região) tem sido que o pessoal quer um negocio segura, porém acessivel pra eles.)

Fica complicado fazer isso, pois o linux não dá porque dificilmente tem alguem que sabe dentro da empresa, e um profissional custa caro(Não que ele não valha, mas nem todo mundo pode pagar o que ele vale)

Por isso eu queria saber mais sobre esse windows....se ele for realmente bom...vou querer me aperfeiçoar mais nele antes de partir pro linux

Fica aquela coisa no ar, o windows é muito mais pratico, pra td, e o linux mais segura e mais barato, mas no final a relação custo de manutenção e beneficios se igualam....( no meu ver)

Bom continuem postando, quanto mais opinião, mais informados ficamos,

Galera valeu

grande baraço e até mais

fiquem com Deus

PS: wellington, não foi nd pessoal, e parabnes pelo poste, se você soube rmais sobre esse novo win sever, vais er de grande ajuda

falou aee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Gostei desse debate sobre linux e windows server, realmente os dois são muito bons.

Mais eu ja trabalhei e trabalho com os dois e percebi que o win server é excelente para organizar sua rede e tal, porém ele não é um sistema instável ou seja, caiu a energia ele pode causar problemas de erros, atualizou, instalou alguma coisa errada ..... mais pra isso existe backup. E o linux é um sistema muito difícil de encontrar erros, não é com a mesma frequência do win server, mais por sua vez você precisa montar ele é como se fosse a construção de uma casa = LINUX contra uma casa velha que precisa reformar =Win server .

Ambos são bons, porém tem seus pós e contras, eu penso dessa forma: Se for empresa pequena que não exige muita coisa seria linux, mais para empresa multinacional e de grande porte seria win server porque pode acontecer de ter erros mais é um sistema que possui suporte pela microsoft, o linux é software livre o suporte é complexo e é você que terá que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!