Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
V!OLADOR

Duvida em C++ (membros inline e passar classes como parâmetro)

Recommended Posts

Olá pessoal!

To com uma duvida no C++ que insiste em não aclarar mesmo depois de muito procurar pelo submundo da net. Então, vamos ver se alguém por aqui tem isso claro e poderia dar uma luz.

Primeira duvida: eu to escrevendo um código, que por sinal já ta relativamente grande, e possui uma classe chamada "settings". O construtor dela inicializa (lendo a partir um arquivo de configuração) automaticamente varias variáveis (strings, bools, ints etc) que posteriormente serão usadas pra controlar as demais classes, funções etc.

A duvida é: Considere que eu eu tenha uma outra classe chamada "teste", por exemplo, e incluo nela a settings. E que a classe settings é invocada no main(), e algum tempo depois no próprio main() ou alguma sub rotina, a classe teste também é invocada. Em tempo de execução, todas as variáveis da settings estarão carregadas duas vezes? no escopo do main() e outra vez no escopo da classe teste?

E se sim, se eu passo o objeto da classe settings no main(), como parâmetro, nas chamadas de outras funções e classes eu economizo alguma coisa?

Segunda duvida: Sobre funções membro inlines. Se eu declaro inlines no .hpp e não no arquivo de implementação, o compilador me diz que a função foi declarada e nunca definida. Se eu a declaro inline na implementação e não no .hpp, o compilador diz que a declaração e definição da função não batem. E se declaro inline no .hpp e na implementação, o compilador também reclama. Como posso declarar inlines e defini-las em outro arquivo?

Valeu a ajuda de antemão!!! o/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais