Ir ao conteúdo

Transmissor e receptor RF

gripesuina

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo fazer um projeto de transmissão e recepção de dados por RF. Já li sobre como criar isso com arduino. Tem módulos pra isso. Só que eu queria saber como funciona a "modelagem" dos dados. Como funciona a implementação do protocolo. Por exemplo.. Se eu mesmo fosse criar o circuito, ao invés de comprar o módulo, eu iria ter, logicamente, um transmissor que seria acionado quando apertasse um button. Depois, esse sinal seria capturado na placa receptora, e seria convertido em sinal elétrico, que entraria no PIC arduino, que é um Atmel Atmega328. Esse PIC deveria interpretar esse sinal. Isso que eu não entendo. Como é que ele consegue interpretar? Quando compramos o módulo RF arduino, ele vem com uma biblioteca de programação com as funções para ler esses dados. O que eu poderia fazer para que o arduino consiga interpretar esses dados vindos da minha placa receptora que eu mesmo fiz? Tem que implementar um protocolo? E como faço isso?

Postado

ola gripesuina.

Quando se fala em transmissão de dados, seja por radio frequência ou não!! Sempre temos que nos lembrar que existem métodos de codificar, transmitir, receber e decodificar as informações. Este método é chamado de protocolo de comunicação, e existe uma infinidade deles. No seu caso, como é uma aplicação relativamente simples, você não precisa desenvolver nada do zero, ao invés de captar o sinal de demodula-lo dentro do PIC, você poderia usar um CI que fizesse isso para você.

Esse módulos RF para Microcontroladores, nada mais são do que uma transmissor e um receptor acoplados a CI's decoder's e Encoder's respectivamente, assim os circuitos integrados fazem tudo por você, como exemplo temos os CI's HT12E (encoder) e o HT12D (decoder), este vão ligados direto no Transmissor e no receptor RF, assim seu único trabalho é enviar os dados para o encoder (dados que podem ser teclas de um controle remoto) e depois capta-los pela saída do Decoder (que vai ligado aos ports do PIC), isso lhe facilita demais na hora de desenvolver projetos desse tipo, se quiser saber como os CI's trabalham pode dar uma olhada nos datasheet's.

http://www.rentron.com/Files/ht-12e.pdf

https://courses.cit.cornell.edu/ee476/FinalProjects/s2008/cl457_yft2/cl457_yft2/datasheets/HT12D.pdf

Esses HT12's da vida, trabalham com até 4 Bits, ou seja 16 combinações diferente, ou seja, o que você jogar no encoder, vai sair no decoder, então basta você coletar o código binario e salvar dentro de uma variável, essa variável você vai compara com valores pré estabelecidos salvos dentro do PIC, se os dados forem iguais o PIC realiza determinada função, entendeu??

Se você quiser posso estar postando uns diagramas para você ver como funciona.... hehe....

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Postado

Obrigado, LEOPUENA, e LuizGBarrio. Vocês ajudaram bastante sim. Vou pesquisar mais sobre esse encoder HT12E e decoder HT12D. Também pesquisarei sobre a comunicação FM-FSK. valeu!!

Postado

Eu creio que os HT também usam FSK. Nunca foi viavel fazer a comunicação a partir do zero, mas se esse for mesmo o teu objectivo então terás que pesquisar um pouco.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!