Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PHP e Mysql


ProgrammerJava

Posts recomendados

Ola galera do Clube do Hardware! estou precisando de ajuda e resolvi recorrer a vocês aqui do forum. É o seguinte estou trabalhando em um projeto de um site para uma loja de eletronica ate ai beleza so que eu quero fazer uma pagina restrita onde o cliente se cadastra e loga no sistema, nessa pagina restrita o cliente pode fazer um pedido de venda adcionar varios itens para posteriormente ele possa ser usado de alguma forma ou impresso ou enviado por email. A pagina de cadastro de produtos e de clientes e login ja criei e esta funcionando beleza, agora so preciso desse pedido de venda. Seria mais ou menos assim:

"O cliente clica no botao adicionar ai abrira uma lista com os produtos cadastrados ai ele pode adcionar varios produtos com valores unitarios e totais e o total do pedido"...

posteriormente eu mesmo poderia estar adicionando um criterio para descontos mas por enquanto é isso se alguem puder me ajudar ficarei muito grato, desde ja agradeco pela a atenação!

Obs: Conhecimentos intermediario em php e mysql!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não mexo muito com linguagem web, mas o que você pode fazer é...

criar uma tabela Carrinho (do tipo carinho de compra, etc)

e nele pode colocar as seguintes colunas

ID_Usuario

ID_Item

Quantidade (opcional)

pois você pode manipular quantos retornos deram na query executada, sendo assim se der 5 resultados é porque ele achou 5 ocorrências daquele produto, ou seja, comprou 5 itens, PORÉM, é melhor com unidade pois fica muito mais fácil de manipular, porém complica 1 pouco também na hora de calcular quantos itens desse tem, no caso de ter 1x colocado 5 itens iguais, na outra mais 4 desse mesmo produto

ou seja, vai estar vinculado ao usuario e o id/codigo do produto que ele escolheu

e nessa lista voce faz o select de todo carrinho que tenha o ID do usuario

select * from Carrinho where ID_Usuario = ?

Assim você pode manipular o carrinho do usuário

e pra deletar algum item do carrinho fica simples também

delete from Carrinho where ID_Usuario = ? and ID_Produto = ?

fica mais ou menos isso, não sei se tem algum método mais pratico pois particularmente não trabalho com esse tipo de sistema, principalmente Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cara meu problema nao é criar as tabelas, desculpa pela ignorância mas acha que eu nao sei criar tabelas o negocio e o que eu faco com essas tabelas sem a programacao? Nada! Meu conhecimento e intermediario sei fazer o cadastro dos produtos, exibir uma pesquisa pela palavra do usuario mas como faco para pegar esse resultado da pesquisa do usuario e fazer como se fosse um pedido de venda, tendo os seguintes campos e botões: adicionar o produto, alterar o produto, excluir o produto, quantidade de item, quantidade total de item, valor unitario, valor total do pedido, etc... entedeu? e tambem ja pesquisei no google sobre o link citado acima mas nada satisfatorio so codigo pronto é mais difícil editar os codigos que encontrei do que desenvolver os meus proprios codigos... desculpa pelas minhas palavras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então pelo que você disse...

sobre o banco de dado, o sylerr já deu uma breve explicada que é preciso que no mínimo tenha uma tabela usuário, tabela produto, venda e itensVenda... no caso a tabela itensVenda será um N:N com a tabela produtos.

Nesta tabela receberá os dados: id do cliente, id do produto, preço unitario, quantidade

Na parte back-end(php) você pode utilizar vários métodos para criar um "carrinho de compras" por exemplo, podes usar array e inserir cada item e enviar para a tabela de itensVendas, e inserir os dados na tabela vendas.. com o id do cliente, o valor total ... a data da venda... e etc.

Você precisa pesquisar especificamente sobre a criação e funcionamento do carrinho de comprar... pois existem N métodos de fazer.. eu só dei o exemplo de um deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caso ainda não tenha entendido,

vou dar exemplo de um pedido de vendas...

Temos os seguintes Dados

[Pedido],[Produtos];

OK.

agora como fazer para adicionar Itens a esse pedido.

Fica fácil,

vai ser N:N. como o diff citou.

[Pedidos] - > Passa o Codigo do pedido -> [iTENS_PEDIDO] < Cod Produto [Produto]

ou seja, a tabela itens pedidos pode ter apenas a chave primaria (cod) e 2 estrangeiras: codPedido,codProduto

na "versão" simples é assim.

Agora.

a Tabela dos itens ficaria +- assim


[Itens_Pedidos]
Cod
Cod_Pedido
Cod_Produto
Quantidade_produto
Valor_Produto

Tem outras maneiras, porém creio que essa seja digamos a mais simples.

Se até aqui estiver OK...

se utilizar o DAO como comunição com o banco.

voce ira fazer +- assim

[Criar Pedido] > [Gravar dados do pedido no BD]

Agora.

voce pode ter uma Array do tipo Produtos, ou apenas com os códigos dos produtos colocado nesse pedido

e pra tabela itens_pedido, voce pode

Passar o codigo do pedido cadastrado

Como fazer isso?

Simples!

nesse exemplo:


insert into Pedidos(dados) values(dados) returning codigo

Isso faz com que após inserir os dados no banco, criar esse registro, ele retorna esse código gerado (caso seu codigo seja serial (onde não é voce que define ele))

e após ter esse codigo,

ir inserindo no itens_pedido o código do pedido (repetindo sempre) e os códigos dos produtos e as outras informações dele (caso queira), tais como preço do produto, quantos produtos

dai caso queira mostrar o carrinho

simples


select * from carrinho where cod_pedido = ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...