Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar uma fonte


hadrecal

Posts recomendados

Para testar uma fonte não é necessário retirá-la do computador, para isto basta desligar todos os conectores e começar o teste, pegue um multímetro de preferência digital, primeiro vamos medir a energia que vem da tomada, para rede de 110v coloque a chave do multímetro na escala de 200 AC, coloque uma ponta em um pino e a outra no outro pino, o mostrador vair mostrar a corrente que pode variar cerca de 7%. Se a corrente for de 220v terá que colocar a chave em 750v AC para não queimar o multímetro, caso não tenha certeza da tensão fornecida, faça medição em 750 AC.

Feito isto, agora vamos medir as saídas da fonte, para isto, coloque a chave do multímetro na escala de 20 corrente contínua, feche o curto usando um pedacinho de: (fio, arame, clíper etc) no fio verde com um fio preto no conector maior (20 ou 24 pinos), não tenha medo de choque pois a tensão maior ai é de 12v, feito isto o cooler da fonte tem de rodar continuamente, se não rodar a fonte estará queimada ou o seu fusível. Com a fonte ligada, aterre a ponta preta do multímetro na carcaça e com a ponta vermelha toque os fios dos conectores: Os fios amarelos são de 12v, os fios vermelhos são de 5v, os fios laranjas são de 3.3v, pode haver variações de 7%. (Ocilações).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas este teste é apenas para ver se a fonte está ligando, uma vez que não testa potência.

Já peguei diversas fontes que "passaram" nesse teste, mas ao ligar de fato no pc, e ela ser "exigida", ela abria o bico.

Eu costumava usar uma régua em série, e lâmpadas de diversos valores de consumo, para tentar simular um consumo. Aí sim, eu tinha um teste um pouco mais eficiente.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas este teste é apenas para ver se a fonte está ligando, uma vez que não testa potência.

Já peguei diversas fontes que "passaram" nesse teste, mas ao ligar de fato no pc, e ela ser "exigida", ela abria o bico.

Eu costumava usar uma régua em série, e lâmpadas de diversos valores de consumo, para tentar simular um consumo. Aí sim, eu tinha um teste um pouco mais eficiente.

Abraço

Exatamente, este teste apenas verifica ligação normal e saber se nos conectores existem as tensões requeridas pela placa mãe e periféricos.

Quando ela falha na potencialização, já entra no setor eletrônico, nestes casos, capacitores, transistores etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!