Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ratz1318

Cooler CPU doido?

Recommended Posts

Galera, comprei um core i5 3570k, porém estou desconfiado com a rotação do cooler dele, quando eu ligo o pc ela vai a 100% e vai caindo, fica variando entre 900 até 1020 e dificilmente sai disso...Tenho um cooler de 12mm 4 pinos ligado ao 3 pinos da placa mãe, ele não tem controle por isso eu faço controle manual, deixo em 50% só pra tirar o ar e quando vou aumentar pra 60% o cooler do CPU "endoida" e começa variar de 1000 a 2300rpm direto, porque será?

Só mais uma duvida, posso ligar um cooler 4 pinos no 3 pinos da placa mãe deixando 1 pino fora?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode sim, acredito que o pino da fan do seu processador seja 4 pinos - que é um método PWN - se a placa mãe tiver 4 pinos onde liga o processador - que é bem provável que tenha - fica assim 'doido' porque o processador ao ser exigido a placa mãe pede que a rotação da fan aumente para resfria-lo, ou seja toda vez que você exigir do processador a rotação vai aumentar e quando não seja necessário será reduzido.

Sou um péssimo em explicações, tomara que tenha entendido :D

Galera, comprei um core i5 3570k, porém estou desconfiado com a rotação do cooler dele, quando eu ligo o pc ela vai a 100% e vai caindo, fica variando entre 900 até 1020 e dificilmente sai disso...Tenho um cooler de 12mm 4 pinos ligado ao 3 pinos da placa mãe, ele não tem controle por isso eu faço controle manual, deixo em 50% só pra tirar o ar e quando vou aumentar pra 60% o cooler do CPU "endoida" e começa variar de 1000 a 2300rpm direto, porque será?

Só mais uma duvida, posso ligar um cooler 4 pinos no 3 pinos da placa mãe deixando 1 pino fora?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, muito obrigado pela resposta sobre a duvida do conector de 4 pinos, mas acontece assim, essa rotação do processador oscila muito, segundo a segundo, ontem percebi o seguinte, uso o software de controle que veio com a placa mãe, "asrock extreme tuning", quando mudo a rotação do cooler de 12, acontece essa doidera, ai só desligando o pc pra voltar a rotação normal do cooler da CPU...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o modelo da placa mãe?

Já vi placa mães da AS Rock em que o conector de 3-pinos não permitem controle de rotação.

O conector fornece sempre 12V fazendo com que qualquer fan sempre rode em máxima rotação.

A CPU FAN é um conector de 4-pinos que permite controle de rotação PWM.

Eu diria que aparentemente não é o conector de 3-pinos que você está controlando e sim o conector CPU FAN.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual é o modelo da placa mãe?

Já vi placa mães da AS Rock em que o conector de 3-pinos não permitem controle de rotação.

O conector fornece sempre 12V fazendo com que qualquer fan sempre rode em máxima rotação.

A CPU FAN é um conector de 4-pinos que permite controle de rotação PWM.

Eu diria que aparentemente não é o conector de 3-pinos que você está controlando e sim o conector CPU FAN.

Bom, na verdade, olhando bem percebi que o problema é o software "Asroxk extreme tuning" , minha mobo é uma asrock z77 extreme 4, então eu configurei na bios pro cooler do cpu ir a 90% quando chegar aos 60º e o cooler de 120mm ficar em 60% de rotação, o problema é quando ativo o programa, o cooler do cpui fica doido ^^ bom, melhor deixar o programa de lado, o que vocês acham, deixar assim? 90% quando chegar a 60º, não entendo muito bem isso mas acho q se deixar em 10% ele, o cooler do cpu não vai disparar mais de repente...

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso você teria as opções CPU FAN Target Fan Speed e Target Temperature?

Deixe o Target Fan Speed em 1.

Compartilhar este post

Link para o post
No seu caso você teria as opções CPU FAN Target Fan Speed e Target Temperature?

Deixe o Target Fan Speed em 1.

Isso mesmo, em 1 ele fica com a rotação padrão? ainda estou configurando na bios porque acabei de instalar a placa mãe então ela vem com todas as rotações "full on" sabe...E a target temperature, deixar em qq um?

Compartilhar este post

Link para o post

O Target Temperature é a temperatura da CPU que faz com que a fan rode em sua máxima rotação.

O Target Fan Speed é a velocidade mínima da fan.

Conforme a temperatura da CPU vai subindo, a velocidade da fan vai subindo gradativamente e quando a temperatura especificada como Target é atingida a fan rodará em sua máxima rotação.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu a ajuda ai, consegui resolver aqui, fiquei jogando por 2 horas seguidas e a temp. do CPU ficou estável em 45º sem problemas ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais