Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
phelipe a

Overclock ASUS 5870 1GB

Recommended Posts

Então, eu tenho uma ASUS 5870 1GB (aquele modelo com a Fan maior) e estou querendo fazer um overclock nela, uso o MSI Afterburner, e o Heaven para os testes...

Sou bem leigo em relação à overclock e gostaria da ajuda de vocês, se possível.

Minhas Configs:

placa-mãe: Asus M5A97+

Processador: AMD Bulldozer 3.6Ghz (Octa-core)

Ram: Vengeance 16GB 1600Mhz

Fonte: Corsair 750W 85% Plus

Monitor: 23" LG 60Hz

Placa de Vídeo: EAH5870 Asus 1GB GDDR5

Core Clock: 850Mhz

Memory Clock: 1200Mhz

Ela já vem com essas configs. mas ja vi alguns videos da galera chegando a 1Ghz, não sei se no meu sistema vai ser possível mas espero que me ajudem a melhorar um pouco o desempenho.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

para fazer o overclock a placa ela tem que estar em uma temperatura baixa em full load, por exemplo quando você acaba de fazer os testes ela fica a qual temperatura?

ou jogando um jogo pesado, por exemplo BF3, qual a temp maxima que ela alcança?

sabendo disso você vai aumentar o core clock, testar a placa, ver a temperatura que ela está trabalhando e ver se não está aparecendo artefatos "bugs" na tela durante o jogo, se estiver tudo bem você aumenta mais um pouco.

sugiro aumentar de 20MHz em 20MHz ou 25MHz e testar.

o memory clock você não precisa mexer muito, eu aconselho você a aumenta-lo em 25MHz~50MHz a cada 50MHz a mais no core clock

quanto a energia (power limit) é meio complicado de dar um valor preciso, mas se voce aumentar o core clock e aparecer algum artefato em jogos "bugs" aumente em 5% e veja se para, lembrando que é meio perigoso mexer no power limit, sempre de pouco em pouco e só quando a placa der sinal de falta de energia.

obs: sempre monitorando as temperaturas.

...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então, já fiz alguns testes nela, em questao de temperatura ela não passa de 60 em full Load, e cheguei a aumentar o core clock uma vez pra 900, e o Memory clock pra 1300Mhz, funcionou nos primeiros 15min nos testes, depois o desempenho nos jogos caiu....

Eu tenho mais duvida em relação à alimentação, pois o MSI não permite alterar a tensão...

Quando eu aumento o core clock, e faço os testes no Kombustor pra ver a estabilidade, ele crasha, ai o que devo fazer?

Coloquei 900Mhz de Core Clock

e 1225Mhz de Memory Clock

Deu o Mesmo erro nessa config> Core> 900 e Memory> 1250/1300

Com o Memory Clock em Stock deu pra subir o Core Clock para 900Mhz, a temperatura ficou em no maximo 73 Graus, a tensão ta bloqueada, não sei quando aumentá-la e nem ativar a configuração kkk

Compartilhar este post

Link para o post

bom faz o seguinte então volta o memory clock para 1200 e vai subindo de pouco em pouco até até chegar no ponto que começa a dar os problemas, ai então você volta para o valor anterior, que estava estavel.

no Core Voltage você não mexe ele vem bloqueado por segurança, mexe só no Power Limit que vai disponibilizar mais energia para a placa.

quando você encontrar a frequencia do memory clock que não da mais erro durante o teste do Konbustor coloque o Power Limit para +5 e aumente o memory clock para aquele valor que estava crashando antes.

Exemplo: supondo que o valor que voce encontrou que não crasha mais é, 900MHz de Core Clock e 1220MHz de Memory Clock,(suponhamos que qualquer valor acima disso da crash) então voce vai aumentar o Power Limit para +5 e colocar 1225MHz de memory clock que era o valor que dava Crash, e vai testar se não der erro problema resolvido, se ainda sim continuar dando erro no teste experimente aumentar o Power Limit para +10

experimente também diminuir o Core Clock voltando ele para stock 850MHz e aumentado o Memory Clock para 1250/1275 para ver se ele passa no teste do Kombustor

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi....

Vou tentar isso.

Aqui ficou estável com Memory em Stock e Core em 920Mhz, com no máximo 75 em full load (acima de 920, crasha e da uns erros na tela)

Para praticamente qualquer valor que eu aumente o Memory Clock, ele crasha o kombustor, e o Power Limit não está habilitado aqui, como faço para ativá-lo no Afterburner?

Atualizando:

Fiz o desbloqueio do Afterburner mas mesmo assim ainda nao permite o Voltage control =(

Tá estável nas configs: Memory CLock: 1300Mhz e Core Clock: 920Mhz

104iydy.png

Obs: Tentei aumentar um pouquinho o Core e crashou, tentei tb no memory e crashou kkkk pode ser que esteja faltando tensão como você mencionou, mas meu Afterburner tá bloqueado, não consigo alterar isso!

Compartilhar este post

Link para o post

a cara parece que essa versão não tem o Power Limit mesmo, tente atualizar-la ou baixar outro direto do site do MSI Afterburner que é a ultima versão disponivel, aproveite e atualiza os drivers da sua placa de video tambem que pode dar uma melhorada.

deve ficar assim mais ou menos

MSI-Afterburner.png

Compartilhar este post

Link para o post

Oua! 1100 de core clock?? kkkkkkk que isso uai!

Vou experimentar baixar a versao estável do Afterburner, tô usando a Beta, e o meu driver ta atualizado tá não? rsrs Baixei o ultimo creio eu.

Atualização:

Cara, baixei a versão oficial do MSI (sem ser a Beta) e desbloqueei o voltage control mas nada acontece, ainda esta desabilitado. Pode ser algo relacionado com a placa?

A sua versão e a 2.2.2 e a última (que eu baixei) é a 2.3.1, então atualizado o programa está, só não consigo aumentar a tensão.

Do jeito que tá, parece que não da pra aumentar mais os clocks, deve estar precisando de tensão mesmo. e agora? kkkk

O modelo da placa e este> http://www.bjorn3d.com/2010/05/asus-eah5870-asus-5870v2-voltage-tweak/

Compartilhar este post

Link para o post
Oua! 1100 de core clock?? kkkkkkk que isso uai!

Vou experimentar baixar a versao estável do Afterburner, tô usando a Beta, e o meu driver ta atualizado tá não? rsrs Baixei o ultimo creio eu.

Atualização:

Cara, baixei a versão oficial do MSI (sem ser a Beta) e desbloqueei o voltage control mas nada acontece, ainda esta desabilitado. Pode ser algo relacionado com a placa?

A sua versão e a 2.2.2 e a última (que eu baixei) é a 2.3.1, então atualizado o programa está, só não consigo aumentar a tensão.

Do jeito que tá, parece que não da pra aumentar mais os clocks, deve estar precisando de tensão mesmo. e agora? kkkk

O modelo da placa e este> http://www.bjorn3d.com/2010/05/asus-eah5870-asus-5870v2-voltage-tweak/

kkkkkk essa é só uma imagem que eu peguei na internet para servir de exemplo

bom vai ver que a sua placa não da suporte para o Power Limit, para mudar o Core Voltage você clica settings/general e marca a caixinha unlock voltage control, se foi isso que você fez e não deu certo tente baixar outro programa de overclock tipo o Asus GPU Tweak, ja que a sua placa é da Asus porque ele pode oferecer mais opções de overclock e pode liberar o core voltage, e ele é bem parecido com o MSI ou voce pode usar o TRIXX

dei uma pesquisada na net e vi que para liberar o core voltage voce precisa da versão beta do MSI que ai vem com ele destravado

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu tentei ja pela versão beta e não desbloqueou de nenhum jeito... To baixando o AMD Overdrive mas vou ver esse Trixx que você mencionou também....

Obs> O trixx ferrou as config tudo kkkkkkkkk nao consegui mexer nele nao...

Compartilhar este post

Link para o post
Então, eu tentei ja pela versão beta e não desbloqueou de nenhum jeito... To baixando o AMD Overdrive mas vou ver esse Trixx que você mencionou também....

Obs> O trixx ferrou as config tudo kkkkkkkkk nao consegui mexer nele nao...

vish kkkkkk, o AMD overdrive fica dentro do catalyst não precisa de baixar

ja que a sua placa é da Asus usa o Asus GPU tweak que deve dar certo ele é proprio para placas da Asus

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara, todos os programas que eu baxei tá limitando o voltage control, não estou conseguindo alterar, acho que este modelo deve ta bloqueado pra aumentar tensão, porque não faz sentido todos os programas que eu baixei estarem assim....

Será que é possível baixar alguma BIOS ja overclockada pra essa placa e atualizar?

Porque não ta funcionando o esquema aqui nao, os overs que eu tentei no kombustor fica de boa uns 10min, tranquilo, mas quando rodo BF3 da pra jgoar uns 30min depois o PC reinicia ou da tela azul...

Compartilhar este post

Link para o post

Atualização: Fiz uns testes pra tentar descobrir porque ta crashando, e acho que pode ser tensão...

Com over> 920 Core - 1300 Memory , Curva da Fan editada, Testes e Benchmark tudo OK, mas jogando BF3 crasha com 30min

Sem Over> Curva da Fan editada, testes e benchmark tudo OK, jogando BF3 Crasha com 30min

Sem a curva da ventoinha a placa chega aos 75 - 80 graus.... com a curva chega no maximo a 65....

O PC ta reiniciando acredito que seja por falta de tensão, pois nao consigo aumentar por programa....

Compartilhar este post

Link para o post

Ja fiz isso, e continua bloqueado pra mim....

Em relação ao Afterburner acho que ja tentei de quase tudo que achei na net pra destravar e nada funcionou kk

Compartilhar este post

Link para o post

olha cara ainda tem uma alternativa mas ja adianto que é um pouco arriscado, seria mudar a bios da placa colocando a bios da Asus 5870 MATRIX, mas entra no catalyst clica em desempenho e vai no AMD overdrive e tenta mexer na tensão por la

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais