Ir ao conteúdo

Risco em troca de capacitor?

Nathos

Posts recomendados

Postado

Recentemente tive um problema com minha fonte, a qual já há 3 anos (C3-Tech PSH-750V). Não tenho nada do que reclamar da mesma, já é a segunda máquina minha que ela tem segurado sem problemas, mas há pelo menos 1 mês ela demorava a ligar se eu tirasse ela da tomada ou desligasse a chave na parte de trás. Ao tentar liga-la novamente ela apresentava um barulho estranho e todos os leds da placa mãe e placa de vídeo ficavam piscando muito rapidamente, o PC não iniciava até os leds pararem de piscar e ficassem fixos.

Pois bem, resolvi abrir ela e vi que havia um capacitor estufado.

lzGTDCE.jpg

Imediatamente pensei em trocá-lo, mas não tinha (nem ainda tenho) muito conhecimento na área, então fui pesquisar na Internet sobre a tensão e capacitância. Li que, dependendo do que ele fosse usado, eu poderia trocá-lo por outro capacitor de tensão ou capacitâncias superior (nunca menor), apesar de que o ideal seria trocar por um igual. Infelizmente eu não tinha aqui em casa um igual, nem de especificações iguais.

O capacitor original da fonte era um de 2200uf e 10v.

jqXpzgG.jpg

E o mais próximo das especificações que eu tinha (e coloquei na fonte) era de 10v com 3300uf.

2hxvIN5.jpg

uhlVQNK.jpg

Minha pergunta é: Há risco de dar algum problema a longo prazo? Depois da troca do capacitor a fonte tem funcionado perfeitamente bem, como nova, eu até já executei testes de stress no PC por 1 hora. Mas ainda estou um pouco preocupado pelo fato de eu ter trocado por um capacitor de diferentes especificações, gostaria de alguém com mais experiência na área pudesse me esclarecer essa dúvida.

Grato desde já!

Postado

Duas coisas importantes a serem observadas é se o capacitor trocado é low ESR (Equivalent Series Resistance) e com temperatura de até 105º.

A segunda coisa, já visto na foto que não é, é se o capacitor é de qualidade.

O resto está correto e sem problema.

Postado
Duas coisas importantes a serem observadas é se o capacitor trocado é low ESR (Equivalent Series Resistance) e com temperatura de até 105º.

A segunda coisa, já visto na foto que não é, é se o capacitor é de qualidade.

O resto está correto e sem problema.

O capacitor é LOW ESR, como pode ser visto na segunda imagem dele, e a temperatura dele é de -40º a 105º. Quanto a qualidade, não é boa mesmo, eu tirei ele daquelas fontes Leadership Gamer 700w =/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!