Ir ao conteúdo

Problema com subwoofer (pré-amp)

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente instalei um pré-amplificador junto aos meus amplificadores afim de poder usar fontes de áudio de baixa intensidade e ter um melhor uso da potência, mas eu reparei algo estranho, quando eu aumento muito o volume, ondas de baixa frequência (entre 0,5Hz e 5Hz) são amplificadas demais, fazendo o subwoofer ficar indo e vindo o que desperdiça potência, isso sempre acontece depois de cada batida da música.

O pré-amplificador que coloquei é um TDA2822m, como a saída dele é muito alta, eu limitei o volume de cada canal através de trimpots para 1/25 do total.

Toda a aparelhagem está na minha assinatura. Queria saber se o TDA2822m pode ser a origem desse problema, e se sim, como resolver?

OBS: tenho alguns leds rítmicos ligados junto ao módulo, dependendo de onde eu ligo a entrada de som para o TIP122, o problema piora.

• Coordenador
Postado
Olá, recentemente instalei um pré-amplificador junto aos meus amplificadores afim de poder usar fontes de áudio de baixa intensidade e ter um melhor uso da potência, mas eu reparei algo estranho, quando eu aumento muito o volume, ondas de baixa frequência (entre 0,5Hz e 5Hz) são amplificadas demais, fazendo o subwoofer ficar indo e vindo o que desperdiça potência, isso sempre acontece depois de cada batida da música.

O pré-amplificador que coloquei é um TDA2822m, como a saída dele é muito alta, eu limitei o volume de cada canal através de trimpots para 1/25 do total.

Toda a aparelhagem está na minha assinatura. Queria saber se o TDA2822m pode ser a origem desse problema, e se sim, como resolver?

OBS: tenho alguns leds rítmicos ligados junto ao módulo, dependendo de onde eu ligo a entrada de som para o TIP122, o problema piora.

Alessandro, destaquei em sua mensagem um trecho que precisa ser melhor explicado!

Esse CI que você esta usando, possui uma baixa impedância na saída, pois ele é um amplificador de potência, então sugiro colocar um resistor em paralelo com o potenciômetro de volume na saída, de 33 Ohms, assim você deixa a saída dele casada com a entrada da potência que você esta usando ai...

Sobre os leds rítimicos, verifique se o circuito possui capacitor de desacoplamento na entrada dele.

Postado

Explicando melhor, sim, usei um amplificador de potência, os circuitos de pré-amplificadores que eu achei eram mais difíceis de montar, tirando este problema, funciona muito bem.

Bom, pelo que você falou, eu devo adicionar um resistor de 33Ohms em cada saída do TDA2822m?

Sobre os leds rítmicos, eu usei o circuito clássico com um TIP31C, mas ao invés disso, eu usei um TIP122, tive o cuidado de adicionar um resistor de base de 1K.

Quanto ao capacitor de desacoplamento, não coloquei porque não sabia o valor correto, mas acho que está fazendo falta, pelo que li, ele tira o sinal DC da entrada do áudio, e percebi que os leds permanecem acesos mesmo quando não há som algum sendo reproduzido, creio que esse sinal que acende os leds deveria ser bloqueado pelo referido capacitor.

• Coordenador
Postado
Bom, pelo que você falou, eu devo adicionar um resistor de 33Ohms em cada saída do TDA2822m?
Sim, pelo que vi no datasheet, a impedância de carga mínima para saída dele seria de 32 Ohms, como não existe, coloque um resistor de 33 Ohms que ficará bom...
Quanto ao capacitor de desacoplamento, não coloquei porque não sabia o valor correto, mas acho que está fazendo falta, pelo que li, ele tira o sinal DC da entrada do áudio, e percebi que os leds permanecem acesos mesmo quando não há som algum sendo reproduzido, creio que esse sinal que acende os leds deveria ser bloqueado pelo referido capacitor
Pode colocar um capacitor de 10uF/25V na entrada do circuito rítimico, e instale ele na saída do amplificador TDA2822 (junto com o resistor de 33 Ohms).
Postado

Testei com o capacitor de acoplamento mas não deu diferença. Estou ligando os leds rítmicos na saída do módulo, que já tem filtro passa-baixa, mas se ao adicionar os resistores de 33Ohms o problema persistir, eu vou testar ligando-o na saída do TDA2822m mesmo.

Por enquanto, muito obrigado pela ajuda!

Postado

Na minha sucata eu achei estes resistores: 5 Ohms e 22 Ohms. Acho que o de 22 Ohms é o mais indicado, pois esse TDA2822m vai de 4 Ohms até 32 Ohms, então deve dar certo, se não der, eu testo com o outro.

Com o resistor de 22 Ohms não funcionou, vou testar com o de 5 Ohms.

O resistor de 5 Ohms só diminuiu o volume de saída, sem mudanças.

-----------------

Eu retirei o TDA2822m, vou fazer alguns testes e ver se o problema continua.

Você tem alguma indicação de pré-amplificador simples que eu possa por no lugar?

Postado

Eu arranquei o pré amplificador fora e fiz uns testes ... nossa ... parece que meu subwoofer ficou 200% mais potente do que era! :) , o cone do subwoofer não fica dando aqueles solavancos mais. O problema é que se eu ligá-lo no celular, mesmo com o volume no máximo, a potência não chega a 100% do total.

Não sei qual é a sensibilidade de entrada do TDA1553CQ que eu usei, a sensibilidade do módulos está no mínimo, que é 320mV.

Eu posso usar 2XLM386? Eles são bons? Se não forem vou usar um TDA7268. O TDA2002 tem 8W, acho que é muito.

• Coordenador
Postado

Meu inglês é péssimo!, mas pelo que entendi no datasheet desse CI (TDA1553), ele não precisa de pré, ele já possui um interno e a sensibilidade de entrada dele é de no máximo 1V, acima disso ele corta (distorce).

Talvez seu celular possui uma tensão de saída de som muito baixa, nesse caso até um único transistor já servirá como pré para esse CI.

Postado

Aí eu não sei, só sei que há uma diferença enorme entre o TDA2003 (por exemplo) e o TDA1553CQ em termo de sensibilidade de entrada. Já que meu celular é suficiente para o TDA2003 atingir a máxima potência sem estar no volume máximo.

Hoje fui testar o TDA2822m em busca de problemas, geralmente oscilações e chiados vêm da "boucherot cell", já tive muitos problemas com isso, mas acabei por queimar o CI por um descuido bobo, se eu encontrar algum problema na placa talvez valha a pena comprar outro CI.

• Coordenador
Postado

Ok! Realmente é um caso de se fazer mais testes....

Eu nunca fiz testes com nenhum deles para opinar com mais certeza!...

Aguarde mais dicas dos colegas...

• 3 semanas depois...
Postado

Bom, o problema permanece, mesmo removendo o pré-amplificador! Eu não consegui identificar a origem desta oscilação, talvez seja problema nas músicas em si, isso vou verificar ainda.

Fora isso, pretendo substituir o TDA2822 por um mixer, quero adicionar uma entrada para microfone, pretendo utilizar este circuito:

simple-audio-mixer-circuit-with-fet-2n3819.jpg

Ele funciona como pré-amplificador? Como adiciono o microfone?

• Coordenador
Postado

Não sei se ele funciona como pré (Fornece ganho), mas ele é um excelente casador de impedância de entrada para amplificador!

Postado

Esse ultimo pre que você postou vai distorcer muito o sinal! Não é aquela distorção de ceifamento (a que é horrivel), o audio so ficara infiel ao que entra! Oferece ganho em tensão e corrente mas vai distorcer.. Isso é porque o transistor não esta devidamente polarizado para audio!

Enquanto a oscilaçao, isso pode estar vindo do modulo de potencia... Já testou por um alto falante na saida do tda? Não precisa ser um tda para pre amplificador! Alias nem amplificador de potencia precisa de pre! Ja que você sabe identificar cada componente você pode alterar o ganho do amplificador de potencia para o sinal do seu celular! A impedancia do celular também e baixa entre 16 ou 32 ohms! A de um amp de potencia é acima de 10K... então ja bastava alterar o ganho do amp... Qual é a potencia do amplificador? Dependendo se for muito alta, e o si al que entra for muito pequeno e o ganho for muito alto ai o sinal na saida ja começa a ser menos fiel... E se gosta de qualidade o melhor e um pre amplificador classe A e nao esses tda que sao classe AB que tem bastante distorçao...

Para microfone um amplificador com 1 transistor basta, para o celular também!! O celular por padrão na saida é max 1Vp.. O meu da em torno de 0,8Vp.. Meu mp3 player da aprox 0,6Vp mas com maior capacidade em corrente, o mp3 é mais alto no fone que o meu celular, mas no amplificador o celular e mais alto!

Acontece é que os 0,8V do celular e sem carga.. O fone é uma cqrga de 32ohms que no celular os 0,8Vp cai! O do mp3 os 0,6Vp nao cai! No amp nenhum dos dois cai por ser impedancia alta...

Os tda nao devem ser usado como pre, são amplificadores classe ab de potencia, devem ser classe A, assim n importa se a carga e alta ou infinita, o sinal não vai distorcer!

Com sensibilidade de 320mV ja seria o suficiente para chegar em potencia max com o celular...

se nqo tivesse realimentaçao no classe AB não haveria oscilaçoes em alta frequencia, ( no seu caso sao oscilaçoes de baixa potencia) teste seu amplificador de potencia sem pre e veja se continua.

http://www.electronica-pt.com/imgps/pre-amp-micro.gif

Esse pre para mic é. Bom pelo funcionamento, so não sei se com esses valores é bom porque n calculei, mas eu tiraria o capacitor do emissor do transistor, pois com ele o sinal vai ser muito distorcido, muito mesmo! Deixar so o resistor torna um amp mais fiel, polarizaçao estavel para o transistor mesmo com o sinql... Ele serve para ter maior ganho no audio e manter uma polarizaçao dc eatavel para o transistor.. Apenas com o resistor nao vai poder ter ganho alto... Com uns 12V pode ter ate uns 10 de ganho... O sinal do mic é entre 10mV...

mesmo com resistor, se tiver ganho alto, o proprio transistor ira distorcer o sinal por ficar numa media de polarizaçao instavel, porque se calcula o circuito para alto ganho, tem que diminuir a polarizaçao de base, ficando muito prox a 0,6V (quase cortado) e a junçao np ou pn(pnp) varia a tensão muito facilmente conforme corrente dr coletor, tensão, e temperatura. Teoricamente a junçao de silicio é 0,6V mas na prarica varia muito, 0.5 ~ 0.7V...

Diminuindo o ganho do circuito permite aumentar a polarizaçao do transistor, deixando ele numa polarizaçao com menos variaçao de corrente de base, ficando mais estavel e diminuindo a distorçao... Com um pequeno aumento de amplitude, fazendo mais um estagio consegue a amplitude suficiente que deseja... E depois um transistor driver para amplificar a corrente....

Para fqzer o pre para o celular, elimine o capacitor também, mas nesse nao prexisa ter ganho alto pois o celular ja tem uma amplitude boa, acho que amplificando umas 10x e o suficiente para o modulo, o mic deve ser amp umas 100x... (mas nao deve ser amplificado em 1 so transistor)

• mês depois...
Postado

Deixando essa história de lado, eu fiz outros testes:

- Liguei somente a fonte e o módulo, o problema sumiu

- Liguei a fonte, o módulo e o TDA1553, o problema sumiu

- Liguei a fonte, o módulo, o TDA1553, o TDA2822 (sem o controle de volume), o problema sumiu

- Liguei tudo, inclusive o controle de volume, o problema voltou

Quando eu giro o potenciômetro de volume do subwoofer, o cone do sub vai pra frente (se aumento o volume) e pra trás (se eu diminuir o volume), logo, o conjunto de controle de volume causa isso, ainda não descobri porque.

Vou refazer o controle de volume e ver no que dá.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...