Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre programação em C/C++ para windows?


Cris.Pavani

Posts recomendados

Olá a todos.

Uma historinha para que vocês entendam o meu problema:

Eu concluí meus estudos de linguagem C (de função printf( ) até arquivos, pilhas, filas, modelo de ordenação de dados ... blábláblá). Estudei pelos livros “Linguagem C” do Luís Damas – 10ª Ed., “C Completo e Total” do Herbert Schildt – 3ª Ed. e várias outras apostilas que essas universidades afora disponibilizam, e achava que, após esses estudos, ia sair criando grandes programas com interface gráfica e tudo.

Porém no fim dos estudos percebi que, na realidade, não sabia programar p..o.r..r..a nenhuma. Só sabia fazer aqueles programinhas do próprio prompt de comando do windows (AQUELA TELA PRETA e sem ética).

Me incomodei com isso e fui pesquisar. Nas minhas pesquisas surgiram resultados como: “utilize a biblioteca graph.h”, “utilize a biblioteca windows.h”. E ainda surgiram termos como “API”, “Win32”, “OpenGL”, “DirectX”, “programação de sistemas”, “programação de games”. Eu fiquei confuso com todos esses termos. Também encontrei uma grande barreira na língua inglesa pois sei pouca coisa e a maioria do material disponível está em inglês.

Baixei uma apostila do André Kishimoto “Programação Windows: C e Win32 API com ênfase em Multimídia”, mas estou com medo de iniciar um estudo e no fim descobrir que já não se usa mais isso entendem?

Eu só gostaria que alguém, que tem maior entendimento ou trabalha nessa área, me orientasse e direcionasse pra que eu possa estudar uma coisa que não é obsoleta (que daqui uns tempos ninguém mais vai usar) e que me permita criar interfaces gráficas com botões, janelas e tal, e, algum tempo depois, me possibilitasse programar jogos de computador.

Eu sei que esses estudos levam anos a fio, mas eu gostaria de orientação para começar CERTO.

O meu INTERESSE É SOMENTE EM WINDOWS já que a grande maioria dos usuários utilizam Windows.

Atualmente estou estudando a linguagem C++ com o livro “C++ Como Programar” do Deitel – 3ª Ed. que é um livro ótimo a meu ver. Mas continuo na tela preta.

Eu agradeço muito àqueles que levarem as minhas dúvidas a sério e me ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, pessoalmente, eu acho que você deve ter cuidado com o termo "telinha preta e sem ética". Grande parte e grandes programas são feitos sem interface gráfica, rodando exatamente na telinha preta mesmo e muitas vezes nem isso, ou seja, completamente em background.

Um programa que tenha interface gráfica não tem (nem deve ter) nenhuma conotação do tipo "bem feito", "melhor que" ou mesmo "avançado".

Primeiro você deve dominar a produção de um programa realmente complexo, sem interface gráfica e depois simplesmente adicionar uma biblioteca ao projeto que te permita facilmente colocar uma interface. Mas a parte complexa deve ser feita exatamente no estagio que você acha que não sabe "***** nenhuma", o estagio de desenvolvimento da parte mais importante, aquela que não tem interface gráfica, a "engine" do projeto. Se ainda não a domina, então ainda é cedo pra usar interfaces.

Eu por exemplo, to trabalhando num projeto de química teórica, no qual o programa roda num centro de super computação, com centenas de processadores e ainda assim o programa executa por semanas inteiras pra poder terminar UMA excussão. Calculando milhares de integrais, seguidas de milhares de operações de álgebra linear. E não escreve sequer uma linha na tela. O código roda completamente em background.

Então, minha primeira dica é: volte pra telinha preta e aprenda a usar massivamente bibliotecas e APIs variadas. E enquanto não aprender, não saia de lá.

Quando isso tiver dominado, aí sim, pensar em interfaces que não será difícil. Pelo contrario, mais simples do que você imagina. E se ta pensando em desenvolver games pra Windows, então estudar a DirectX (coleção de bibliotecas gráficas da Microsoft - você não vai se preocupar com nada, elas farão todo o trabalho difícil por você), a OpenGL (que é o equivalente livre da DirectX). E engines populares como o Unity3D.

Outra dica minha é exatamente não começar no Windows. Como o Windows não te dá um acesso direto a uma boa linha de comando, se faz necessário uma IDE (um kit de trabalho que já vem com um editor, corretor, compilador etc), mas a IDE - que ajuda muito - se torna um precipício entre você programador e o teu código. Metendo muitas coisas desnecessárias no teu projeto. Eu recomendaria enormemente programar em ambiente Linux, onde só existe você, seu editor de código, o próprio código e o compilador. Você aprende muito mais rápido assim porque não vai perder tempo com os muitos problemas que as IDEs causam. Basicamente o único problema que você vai ter serão os erros do teu próprio código. É uma boa oportunidade de aprender a usar editores de códigos mais profissionais como Vi e Emacs.

E lá do Linux você pode desenvolver ate programas pro próprio Windows, sem a dor de cabeça que é programar dentro do Windows.

Minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!