Ir ao conteúdo

Lógica proposicional

Battu

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, como estão?

Bom, comecei a faculdade agora, e estou com uma certa dificuldade na cadeira de Logica Computacional, onde praticamente estudamos logica proposicional.

exemplo simples:

p->q, q |- p

Consigo enter a lógica por tras do raciocinio, mas minha dificuldade é saber qual regra usar em cada etapa (MP, MT, SD etc...). Bom, pra quem sabe do que estou falando, gostaria de saber se existe algum macete, alguma dica, ou mesmo algum material que possa me indicar para que possa clarear minha mente, ja que o professor não ajuda muito.

Muito obrigado. Grande abraço.

Postado
Olá amigos, como estão?

Estou bem, Battu. :) Espero que não estejas assustado com as regras de inferência. :D

Bom, comecei a faculdade agora, e estou com uma certa dificuldade na cadeira de Logica Computacional, onde praticamente estudamos logica proposicional.

exemplo simples:

p->q, q |- p

Consigo enter a lógica por tras do raciocinio, mas minha dificuldade é saber qual regra usar em cada etapa (MP, MT, SD etc...). Bom, pra quem sabe do que estou falando, gostaria de saber se existe algum macete, alguma dica, ou mesmo algum material que possa me indicar para que possa clarear minha mente, ja que o professor não ajuda muito.

Muito obrigado. Grande abraço.

Bom, lembro-me bem que quando a professora apresentou esse assunto pela primeira vez e resolveu no quadro um exemplo grandinho, a galera fez aquela cara de que: 'putz, o que é isso.. estamos f@#$@#$'.

Cara, no meu caso, com o decorrer de alguns dias fui pegando o macete para resolver esses exercícios. No início, você se sente completamente perdido sem saber qual regra aplicar e quais premissas devem ser selecionadas. Basicamente, eu tentava analisar os padrões e, principalmente, tentava resolver os exercícios.. Ajuda também manter uma lista à parte com essas regras básicas para consulta e tentar memorizá-las.

É algo bem parecido com algoritmo: você pode até ler vários algoritmos prontos, mas se não tentar resolvê-los, dificilmente avança no assunto.

Quando você pegar o jeito da coisa, vai ver que conseguirá validar o argumento por vezes usando mais ou menos regras ao comparar com o gabarito do exercício.

A gente até tinha um livro texto oficial do curso: Iniciação à Lógica Matemática, do Edgard de Alencar Filho, mas quase não usávamos. Também não creio possa ajudá-lo nessa sua dificuldade específica (pra mim não ajudou).

[]'s

LNW

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!