Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema estranho com o PC / No-break


EirasMoon

Posts recomendados

Tenho um problema estranhíssimo com meu computador que vou relatar.

Utilizo em meu computador, um sistema de no-break (Sei que é ruim usar, mas eu utilizo para evitar que o computador desligue numa queda de energia).

- O nobreak tem um sistema que "apita" quando existe alguma alteração em energia.

Bom, vamos lá relatar os diversos problemas, por ordem crescente... cada um é mais sinistro que o outro hahaha

1 - Quando a geladeira liga ou desliga os motores e que "puxa" mais energia, o nobreak faz um "TREC"; meu sistema de som (o subwoofer) faz um TUM; vejo um lance estranho no monitor (como quando você aperta o LCD e faz aquele rastro), mas de uma ponta a outra horizontalmente.

2 - Apenas o PC está ligado no Nobreak. Porque quando eu ligo o monitor no nobreak, ele começa apitar. Mas é estranho que parece que ele apita apenas quando eu estou com mais programas abertos etc. Mas se eu desligar o Monitor do nobreak, ele para de apitar.

- Faço gravações, mixagens e utilizo um microfone USB no programa REAPER, e o estranho é que, quando estou gravando e o nobreak faz aquele "Treck" de quando a geladeira liga/desliga, o microfone trava e o programa começa fazer aquele barulho de uma música quando trava e fica aquele miléssimo de segundo repetindo... ... ...

Bom, aí eu troquei a porta USB que eu ligava o microfone e parou de dar esse problema. Porém, duas portas USB's frontais "morreram".

AGORA O MAIS ESTRANHO

Nesse mesmo REAPER, quando mando "renderizar" um projeto é a hora que o programa mais utiliza uso de PROCESSADOR e agora o nobreak começou apitar também quando utiliza muito processador! Aquele apito de que há uma "sobrecarga".

Ou seja, parece que o nobreak não tá suportando a carga? Mas por que só de utilizar mais o processador, começa dar sobrecarga?

Isso tá muito estranho e sinistro! Sem contar que as vezes coloco ele pra "suspender" e ele simplesmente liga sozinho.

Será que é problema na FONTE??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema provavelmente é no-break barato e subdimensionado.

Coloque ai a config do seu pc e a marca e o modelo exato do no-break.

Minha fonte é uma ICEAGE de 500 e meu Nobreak é um UPSAI 700 pro-saver, ou seja, o nobreak tem mais capacidade que a propria fonte.

Meu PC tem 3 HD's de 1 TB, uma placa de vídeo bem podre, 4 GB e Core i7, tenho ele desde 2010... nunca deu problema, a unica coisa que percebo é um "chiado" que vem da fonte, desde sempre tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha fonte é uma ICEAGE de 500 e meu Nobreak é um UPSAI 700 pro-saver, ou seja, o nobreak tem mais capacidade que a propria fonte.

Meu PC tem 3 HD's de 1 TB, uma placa de vídeo bem podre, 4 GB e Core i7, tenho ele desde 2010... nunca deu problema, a unica coisa que percebo é um "chiado" que vem da fonte, desde sempre tb.

Você está com dois problemas ai...

O primeiro é o desconhecimento de algumas importantes informações necessárias na hora de dimensionar componentes relacionados a energia..

1) Seu no-break tem ou promete, capacidade de oferecer até 700VA, não 700 Watts....

2) O fator de potência do mesmo (é só olhar seu manual) é de 0,7 o seja, a máxima potência que o mesmo será capaz de oferecer é de 700 VA x 0,7 = 490 Watts..

3) Sua fonte, segundo você, pode oferecer até 500 Watts (na verdade o próprio fabricante mostra na etiqueta dele que oferece 450 Watts apenas) e se aplicares a eficiência típica de 75% de uma fonte desse tipo, 75%, vais ver que ela demandaria algo como 450 Watts /0,75 = 600 Watts..

4) Some-se a isso cerca de 40 Watts de demanda de um monitor e se chega num quadro assim:

Capacidade de oferta do no-break = 490 Watts

Demanda da config com monitor incluso = 640 Watts

Ou seja, uma sobre demanda da ordem de 640/490 = cerca de 30% a mais do que seria o máximo dos máximos tolerado..

Mas não se assuste, você não é o único que assim ma dimensiona no-breaks e fontes. Tem muitos por ai, principalmente vendedores, que do assunto não entendem um ovo e que ajudam o usuário a entrar nessas frias, como entrastes..

Ai tem mesmo que apitar, eu também, se sobrecarregado em 30% além do permitido, apitaria, gritaria, esbravejaria...

Agradeça que ele não tenha pego fogo...

Quanto a todas as dúvidas e bruxarias que citastes lá em cima, para você todas muito sinistras, na prática se chama isso de dimensionamento errado, sub dimensionamento, erro de interpretação, ou qualquer outro nome assemelhado..

Digo mais.. Arrisco a pensar que sequer sabes para que exatamente tens ai uma fonte ruim sem PFC ativo em vez de ter uma moderna e eficiente fonte e isso vale para o no-break, que na maioria das vezes é ai colocado por que a rede elétrica na casa do cidadão tem muito surto de tensão, e varia muito...

Mal ele sabe que para se combater variação excessiva de tensão o uso desse tipo de no-break, interativo, off-line, é a pior das soluções que se poderia adotar...

A melhor mesmo seria adotar uma boa e moderna fonte com PFC ativo e não essa Ice Age que adotastes..

Para proteção contra surtos um bom filtro de linha resolveria com maior propriedade e eficiência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com dois problemas ai...

O primeiro é o desconhecimento de algumas importantes informações necessárias na hora de dimensionar componentes relacionados a energia..

1) Seu no-break tem ou promete, capacidade de oferecer até 700VA, não 700 Watts....

2) O fator de potência do mesmo (é só olhar seu manual) é de 0,7 o seja, a máxima potência que o mesmo será capaz de oferecer é de 700 VA x 0,7 = 490 Watts..

3) Sua fonte, segundo você, pode oferecer até 500 Watts (na verdade o próprio fabricante mostra na etiqueta dele que oferece 450 Watts apenas) e se aplicares a eficiência típica de 75% de uma fonte desse tipo, 75%, vais ver que ela demandaria algo como 450 Watts /0,75 = 600 Watts..

4) Some-se a isso cerca de 40 Watts de demanda de um monitor e se chega num quadro assim:

Capacidade de oferta do no-break = 490 Watts

Demanda da config com monitor incluso = 640 Watts

Ou seja, uma sobre demanda da ordem de 640/490 = cerca de 30% a mais do que seria o máximo dos máximos tolerado..

Mas não se assuste, você não é o único que assim ma dimensiona no-breaks e fontes. Tem muitos por ai, principalmente vendedores, que do assunto não entendem um ovo e que ajudam o usuário a entrar nessas frias, como entrastes..

Ai tem mesmo que apitar, eu também, se sobrecarregado em 30% além do permitido, apitaria, gritaria, esbravejaria...

Agradeça que ele não tenha pego fogo...

Quanto a todas as dúvidas e bruxarias que citastes lá em cima, para você todas muito sinistras, na prática se chama isso de dimensionamento errado, sub dimensionamento, erro de interpretação, ou qualquer outro nome assemelhado..

Digo mais.. Arrisco a pensar que sequer sabes para que exatamente tens ai uma fonte ruim sem PFC ativo em vez de ter uma moderna e eficiente fonte e isso vale para o no-break, que na maioria das vezes é ai colocado por que a rede elétrica na casa do cidadão tem muito surto de tensão, e varia muito...

Mal ele sabe que para se combater variação excessiva de tensão o uso desse tipo de no-break, interativo, off-line, é a pior das soluções que se poderia adotar...

A melhor mesmo seria adotar uma boa e moderna fonte com PFC ativo e não essa Ice Age que adotastes..

Para proteção contra surtos um bom filtro de linha resolveria com maior propriedade e eficiência..

A questão é que isso nunca ocorreu antes, digo, o lance de apitar por causa do uso do processador no Reaper.

Ele só apitava quando eu ligava o monitor nele, mas uso ele faz 3 anos e nunca apitou por causa do Reaper (e utilizo o reaper a bem mais tempo).

Só agora, na ultima semana, que o no-break começou a dar essa sobrecarga com o Reaper, e agora percebi que também acontece quando uso o Google Earth. Incrível, não? Será que o nobreak tá pifando, o processador ou a fonte?

Minha preocupação é: Por que o nobreak apita (dá sobrecarga) de acordo com o que eu estou fazendo diretamente no PC, seja abrindo programa, renderizando etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Minha preocupação é: Por que o nobreak apita (dá sobrecarga) de acordo com o que eu estou fazendo diretamente no PC, seja abrindo programa, renderizando etc?

Primeiro: Que o seu no-break está super mal dimensionado, já lhe mostrei...

Segundo: Quanto a dar problema se antes nunca havia dado, isso é normal e acontece com tudo que é equipamento que entra em algum regime de exceção.. Nenhum deles dá problema antes de dar problema. É o axioma do problema.. Só dá problema depois de dar problema..

Terceiro: Quanto ao problema aparecer na exata proporção do que o PC estiver rodando, se não o sabes já era tempo de saber. Processamento = demanda de recursos e essa demanda de recursos envolve consumo energético, mais corrente nas linhas de alimentação... Você nunca viu nenhum gráfico aonde é mostrado o consumo de um PC em Idle (a vazio) e em Full Load (a pleno) ????

Essa demanda pode variar e muito... Um PC a vazio pode demandar coisa de 100 Watts quando a pleno pode chegar a 400 Watts, só como exemplo, e isso vai depender da config do mesmo e do aplicativo a rodar...

Uma maior demanda do PC reflete, para a fonte, numa maior demanda da rede elétrica e um maior esforço de quem a alimenta, no seu caso o no-break..

Desse modo a questão dimensionamento, em uma cadeia de alimentação, é muito importante. Em resumo e de bem grosso modo:

Cada elemento envolvido na alimentação deve ter a capacidade de poder ofertar mais energia ou no mínimo a mesma demandada pelo elemento posterior a ele.. Lembre-se de considerar a eficiência..

Me explico..

Se o PC pede 300 Watts a uma fonte, essa fonte pedirá esses 300 Watts divididos pela sua eficiência a quem a alimenta, ou seja, pedirá 300/0,8 = 375 Watts se sua eficiência for de 80%, e assim por diante

Se o no-break agora tem de entregar 375 Watts e tiver eficiência de 85% ele, o no-break, pedirá algo como 375/0,85 = 441 Watts da rede elétrica que o alimenta..

Ninguém trabalha de graça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!