Ir ao conteúdo

MS 7297 Atualização BIOS

lxandyl

Posts recomendados

Postado

Ola amigos do forum ja faz mas de 2 dias que estou tentando atualizar minha bios e nao consigo alguem teria um tutorial passo a passo ? Ou skype para melhor explicação. Fico no aguardo obrigado

Postado
Ola amigos do forum ja faz mas de 2 dias que estou tentando atualizar minha bios e nao consigo alguem teria um tutorial passo a passo ? Ou skype para melhor explicação. Fico no aguardo obrigado

Explique-se melhor...o que exatamente você não está conseguindo fazer ?? Não está conseguindo encontrar a BIOS pra baixar ou já está com a BIOS,e não está conseguindo é atualizar mesmo ??

Informe também onde baixou a BIOS (caso já tenha baixado) ou a fabricante da placa,que ao que parece é a MSI...

Postado
Explique-se melhor...o que exatamente você não está conseguindo fazer ?? Não está conseguindo encontrar a BIOS pra baixar ou já está com a BIOS,e não está conseguindo é atualizar mesmo ??

Informe também onde baixou a BIOS (caso já tenha baixado) ou a fabricante da placa,que ao que parece é a MSI...

Ola amigo eu nao estou conseguindo atualizar, eu ja encontrei a bios no site da fabricante mesmo que é esse http://br.msi.com/product/mb/945GCM5-F-V2--FSB-1333-.html#/?div=BIOS a placa e da msi mesmo, ms 7267 945gcm5 Obrigado

Postado

Deves estar fazendo o processo de forma errada. Formate um pendrive em FAT32, copie somente o arquivo e o utilitário de atualização. Entre no BIOS e o pendrive será visto como um HD. Dentro do BIOS veja qual é o utilitário de atualização e inicie o programa. Em geral nessa mobos mais antigas, essa opção fica na inicialização. Tem que ler e apertar rápido a opção para iniciar o programa. Se possível, poste uma imagem da inicialização da máquina.

Postado
Deves estar fazendo o processo de forma errada. Formate um pendrive em FAT32, copie somente o arquivo e o utilitário de atualização. Entre no BIOS e o pendrive será visto como um HD. Dentro do BIOS veja qual é o utilitário de atualização e inicie o programa. Em geral nessa mobos mais antigas, essa opção fica na inicialização. Tem que ler e apertar rápido a opção para iniciar o programa. Se possível, poste uma imagem da inicialização da máquina.

Eu tambem acho, poderia me explicar ? Eu ja formatei o pendrive como FAT32 coloquei os arquivos e entrei na bios que a imagem e essa ai http://imageshack.us/photo/my-images/407/u1qi.jpg/ e coloquei para dar boot no pendrive mas nada acontece. o que tenho que fazer ?

Postado

Não vai acontecer nada no boot simplemesmente plugando o pendrive. Nele só tem os arquivos do BIOS e não bootável. É da tela inicial, quando liga o PC que precisamos da foto para vermos qual é o utilitário que seu BIOS usa. Tente navemente por favor, com foto ao ligar o PC. Um vídeo também é bem vindo.

Postado
Não vai acontecer nada no boot simplemesmente plugando o pendrive. Nele só tem os arquivos do BIOS e não bootável. É da tela inicial, quando liga o PC que precisamos da foto para vermos qual é o utilitário que seu BIOS usa. Tente navemente por favor, com foto ao ligar o PC. Um vídeo também é bem vindo.

Ola amigo tirei mais 2 imagens ve se isso pode ajudar na resolução do problema.

http://imageshack.us/photo/my-images/827/2idk.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/534/xayf.jpg/

Postado

Opa,voltei...

Você já tentou usar o software Live Update 5 pra atualizar tua BIOS ??

• Instruções de uso do Live Update 5

No site da MSI ele é recomendado para esse processo e também pra atualização dos drivers da placa.Quando a mobo não dispõe de uma recurso no próprio Setup que permita a atualização da BIOS,programas como o Live Update 5 são os mais adequados,pois são voltados pra isso mesmo e disponibilizados pelo próprio fabricante da mobo.

Caso ainda não tenha tentado com ele,teste e veja se funciona.

Note que em placas modificadas para montadoras esses programas nem sempre funcionam,dá um erro de BIOS ID e a atualização não se conclui,informe se acontecer por ai.

Postado
Opa,voltei...

Você já tentou usar o software Live Update 5 pra atualizar tua BIOS ??

• Instruções de uso do Live Update 5

No site da MSI ele é recomendado para esse processo e também pra atualização dos drivers da placa.Quando a mobo não dispõe de uma recurso no próprio Setup que permita a atualização da BIOS,programas como o Live Update 5 são os mais adequados,pois são voltados pra isso mesmo e disponibilizados pelo próprio fabricante da mobo.

Caso ainda não tenha tentado com ele,teste e veja se funciona.

Note que em placas modificadas para montadoras esses programas nem sempre funcionam,dá um erro de BIOS ID e a atualização não se conclui,informe se acontecer por ai.

Ola amigo eu ja usei esse programa para nas tive nenhum sucesso para atualização de bios, e que comprei um pente de 4gb para usa na placa pois tenho um slot de memoria queimado ai quando mandei um email para o suport para msi eles pediram para por a memoria antiga e atualiza bios e nao to conseguindo ai nao me responderam mais, fico no aguardo obrigado pela intenção

Postado

Peraí,essa sua MSI suporta no máximo 4GB de RAM,e como um dos slots morreu,você quer instalar toda a RAM que a placa suporta em um único slot (1x 4GB)...é isso ??

cara,sendo isso,se você já instalou esse pente de 4GB e a placa não deu sinal de vida,não acho que uma atualização de BIOS vá fazer funcionar...lembrando que isso é só opinião minha,pois até aqui ainda não vi nada do tipo,algo como uma atualização na BIOS permitir que o slot da placa suporte mais memória do que ele suportava antes.

De qualquer forma,comece vendo ai qual versão de BIOS você tem agora,pois pode ser que já esteja com a versão mais atual.Digo isso,porque a versão mais atual de BIOS pra essa MSI já é bem cascuda,foi lançada ainda em 02/06/09.

Outra coisa,o link com as instruções do Live Update 5 que deixei antes,explicam com detalhes como atualizar a BIOS,e se você não conseguiu com ele,informe o que deu errado...qualquer mensagem de erro durante a atualização ou algo do tipo.

Postado
Peraí,essa sua MSI suporta no máximo 4GB de RAM,e como um dos slots morreu,você quer instalar toda a RAM que a placa suporta em um único slot (1x 4GB)...é isso ??

cara,sendo isso,se você já instalou esse pente de 4GB e a placa não deu sinal de vida,não acho que uma atualização de BIOS vá fazer funcionar...lembrando que isso é só opinião minha,pois até aqui ainda não vi nada do tipo,algo como uma atualização na BIOS permitir que o slot da placa suporte mais memória do que ele suportava antes.

De qualquer forma,comece vendo ai qual versão de BIOS você tem agora,pois pode ser que já esteja com a versão mais atual.Digo isso,porque a versão mais atual de BIOS pra essa MSI já é bem cascuda,foi lançada ainda em 02/06/09.

Outra coisa,o link com as instruções do Live Update 5 que deixei antes,explicam com detalhes como atualizar a BIOS,e se você não conseguiu com ele,informe o que deu errado...qualquer mensagem de erro durante a atualização ou algo do tipo.

então amigo quem pediu para eu fazer atualização de bios foi o propio suport da msi quando mandei um email, sim tipo isso um pente de 4gb minha bios e desatualizada mesmo ela e de 2007, o programa live update nao aparece a opção de atulizar bios como se nao achasse a atualização, eu abaixei essa de 2009 mas nao consigo atualiza =/

Postado

Caso ainda queira atualizar o BIOS, podes fazê-lo pelo executável usado pela MSI, que é o AFUDOS, mesmo da Asus. Para isso precisará dar boot com um CD do WIN98 para poder entrar no prompt de comando do DOS. A partir de lá, conseguirá digitar e executar os comandos do AFUDOS. Para essa tarefa, precisará de um CD ou pendrive bootável com WIN98. Outra alternativa, que pode estar oculta nesse BIOS é o utilitário EZFlash, que funciona bem, em geral. Se houver essa opção oculta, no inicio do boot, aperte ALT + F2 que deverá aparecer. Poste o que deseja fazer.

Postado
Caso ainda queira atualizar o BIOS, podes fazê-lo pelo executável usado pela MSI, que é o AFUDOS, mesmo da Asus. Para isso precisará dar boot com um CD do WIN98 para poder entrar no prompt de comando do DOS. A partir de lá, conseguirá digitar e executar os comandos do AFUDOS. Para essa tarefa, precisará de um CD ou pendrive bootável com WIN98. Outra alternativa, que pode estar oculta nesse BIOS é o utilitário EZFlash, que funciona bem, em geral. Se houver essa opção oculta, no inicio do boot, aperte ALT + F2 que deverá aparecer. Poste o que deseja fazer.

Ola amigo segurando ATL+F2 na ininialização do windows aparece isso http://imageshack.us/photo/my-images/42/zgqm.jpg/, e nesse menu que posso fazer a atualização de bios ? Obrigado

Postado

lxandyl

o programa live update nao aparece a opção de atulizar bios como se nao achasse a atualização

É,como eu já havia mencionado antes,esses programas nem sempre funcionam em placas modificadas para montadoras,o que provavelmente é o caso da sua.Só para esclarecer "montadora" é a empresa que compra as peças,monta o PC e depois vende a lojas como a Casas Bahia,Americanas,etc...exemplos de montadora são a Positivo,Semp Toshiba,Qbex e várias outras.Não estou afirmando que seu PC tenha sido comprado em loja,más erros como esse que você diz ter acontecido com o Live update,são comuns ao tentar atualizar a BIOS de uma placa com BIOS alterada.

Ola amigo segurando ATL+F2 na ininialização do windows aparece isso http://imageshack.us/photo/my-images/42/zgqm.jpg/, e nesse menu que posso fazer a atualização de bios ? Obrigado

Não,esse print ai só mostra recursos do Windows mesmo,não tem nada a ver com atualização de BIOS...

Alguem tem alguma resolução ?

Bom,primeiramente queria lembrar o que já mencionei antes...se o pente de 4GB não funciona agora,não creio que uma atualização o fará funcionar,más se você está certo de que quer continuar tentando tudo bem.
Por curiosidade baixei a ultima versão de BIOS do link que você deixou,pra ver qual era o programa de gravação que vinha com a BIOS,daí notei que todas as versões de BIOS disponíveis no site da MSI tem um nome que começa em"7267" e inclusive a versão mais atual de BIOS que baixei,veio com um arquivo de texto com nome de "7267vHx"...só que você iniciou o tuto dizendo que sua mobo é uma "MS 7297"(hum confundiu aqui),daí pensei que você talvez tivesse se enganado mesmo e pesquisando só por 7267 ,encontrei um cara que diz que atualizou a BIOS da mobo dele (MS 7267 da Positivo) e fez até um vídeo mostrando o processo, veja abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=lF4fnPEWSTY

Importante que você saiba exatamente que placa é essa sua, 7267 ou 7297, se é que existem mesmo duas com nomes tão próximos.
Se você se sentir a vontade pra atualizar tua BIOS como o cara mostra no vídeo,sabe que eu não tenho nada a ver com isso,faça por sua conta e ciente que se algo der errado você pode ficar sem placa-mãe.
Fora isso,só mesmo com uma mídia de boot...essa mídia pode ser um CD,um pendrive ou quem sabe um raríssimo disquete!OK,essa fica pra depois,poste algo sobre o vídeo,diga se conseguiu por ele ou não...

Postado
lxandyl

É,como eu já havia mencionado antes,esses programas nem sempre funcionam em placas modificadas para montadoras,o que provavelmente é o caso da sua.Só para esclarecer "montadora" é a empresa que compra as peças,monta o PC e depois vende a lojas como a Casas Bahia,Americanas,etc...exemplos de montadora são a Positivo,Semp Toshiba,Qbex e várias outras.Não estou afirmando que seu PC tenha sido comprado em loja,más erros como esse que você diz ter acontecido com o Live update,são comuns ao tentar atualizar a BIOS de uma placa com BIOS alterada.

Não,esse print ai só mostra recursos do Windows mesmo,não tem nada a ver com atualização de BIOS...

Bom,primeiramente queria lembrar o que já mencionei antes...se o pente de 4GB não funciona agora,não creio que uma atualização o fará funcionar,más se você está certo de que quer continuar tentando tudo bem.

Por curiosidade baixei a ultima versão de BIOS do link que você deixou,pra ver qual era o programa de gravação que vinha com a BIOS,daí notei que todas as versões de BIOS disponíveis no site da MSI tem um nome que começa em"7267" e inclusive a versão mais atual de BIOS que baixei,veio com um arquivo de texto com nome de "7267vHx"...só que você iniciou o tuto dizendo que sua mobo é uma "MS 7297"(hum confundiu aqui),daí pensei que você talvez tivesse se enganado mesmo e pesquisando só por 7267 ,encontrei um cara que diz que atualizou a BIOS da mobo dele (MS 7267 da Positivo) e fez até um vídeo mostrando o processo (clique no botão "mostrar" abaixo).

Tutorial - Atualizar BIOS MS-7267 - YouTube

Importante que você saiba exatamente que placa é essa sua, 7267 ou 7297, se é que existem mesmo duas com nomes tão próximos.

Se você se sentir a vontade pra atualizar tua BIOS como o cara mostra no vídeo,sabe que eu não tenho nada a ver com isso,faça por sua conta e ciente que se algo der errado você pode ficar sem placa-mãe.

Fora isso,só mesmo com uma mídia de boot...essa mídia pode ser um CD,um pendrive ou quem sabe um raríssimo disquete!OK,essa fica pra depois,poste algo sobre o vídeo,diga se conseguiu por ele ou não...

Ola meu amigo foi eu que errei o titulo mesmo minha placa e mais 7267, nao existe a 7297 foi erro de digitação meu vou testar aqui e posto resultado. Obrigado

Postado

Bom, não tem utilitário oculto no seu BIOS. Então o jeito é fazer por linha de comando dentro do DOS. Precisa de um CD com WIN98 para boot e um pen drive com os arquivos do BIOS e o executável AFUDOS. Uma vez dentro do C:/, digite "afudos /nomearquivobios", sendo nomearquivobios o nome inteiro do arquivo de atualização. Sempre lembrando que se errar o arquivo, a mobo não funcionará mais. Em caso de erro, somente regravando o EEPROM do chip do BIOS. Leia estes artigos. Muito útil.

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/resolvido-como-atualizar/648411

http://caixaseca.blogspot.com.br/2011/09/guia-de-atualizacao-de-bios.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!